A rede social Facebook e o Instagram estão lentamente a recuperar após a instabilidade de serviço desta terça-feira. Na versão móvel e na versão web do Facebook, os utilizadores receberam avisos sobre “sessão expirada”, sendo pedido para iniciar sessão novamente. Quando se carregava em ok, era pedido ao utilizador que introduzisse a palavra-passe, apenas para receber a indicação de mais um erro — desta vez, de que os dados de acesso estão errados.

A falha não afetou apenas o Facebook e o Instagram, já que outros serviços da Meta, como o Messenger ou Threads, também estão a funcionar com constrangimentos.

No site DownDetector foram feitas notificações sobre problemas no acesso. Até ao momento, não há indicação sobre a razão para esta falha. O Observador contactou a Meta, mas ainda não foi possível obter uma resposta.

Na rede social X, habitualmente usada quando outras redes sociais estão a passar por problemas, Andy Stone, líder das comunicações da Meta, confirmou a existência da falha. “Temos conhecimento de que há pessoas que estão a ter problemas a aceder aos nossos serviços. Estamos a trabalhar nisto agora”, explicou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A empresa ainda não emitiu mais informações sobre se a falha está totalmente resolvida. Até porque os acessos ao Facebook e as atualizações do Instagram ainda apresentam alguma instabilidade.

[Já saiu o segundo episódio de “Operação Papagaio” , o novo podcast plus do Observador com o plano mais louco para derrubar Salazar e que esteve escondido nos arquivos da PIDE 64 anos. Pode ouvir o primeiro episódio aqui]

Na página sobre o estado da plataforma, é dito que está a “recuperar de disrupções” desde as 17h07 (hora de Lisboa). “Estamos a recuperar de uma falha que teve impacto no login do Facebook e os serviços estão a ser recuperados. Pedimos desculpa por qualquer inconveniência que isto possa ter causado.”

Andy Stone voltou a recorrer ao antigo Twitter para fazer um ponto de situação sobre a falha, explicando que a questão “foi resolvida tão depressa quanto possível para toda a gente que foi impactada”. “Pedimos desculpa por qualquer inconveniência.”

DownDetector, Facebook 5 de março

A versão internacional do site apresentou um pico de queixas sobre a falha no Facebook às 15 horas (hora de Lisboa), com mais de 44 mil notificações.

O DownDetector apresentou um pico no Instagram também desde as 15 horas, com mais de 31 mil relatos de problemas. No entanto, os utilizadores não estão a ter a sessão terminada abruptamente, mas sim a ter dificuldade em ver novas publicações no feed.

O Threads, a rede social mais recente da Meta, que chegou ao mercado como um rival do antigo Twitter, também não está a funcionar corretamente.

Threads, uma “aventura de verão” que deu em romance ou uma “experiência falhada” que nem os anti-Musk conseguem salvar?