Em atualização

O cais onde atraca o ferry elétrico que faz o trajeto Forte da Barra, em Ílhavo e S. Jacinto, em Aveiro, afundou esta quarta-feira, pelo que a ligação fluvial entre os dois pontos está interrompida e não se sabe quando voltará a funcionar.

O cais começou na terça-feira a ficar inundado parcialmente e, na manhã desta quarta-feira, a Aveirobus começlou por avisar que a embarcação não poderia transportar carros. Mais tarde, perante o afundamento total da estrutura, a empresa anunciou a suspensão do serviço face à ausência de condições de segurança, avançando com uma alternativa para os utentes: o serviço de transporte por via rodoviária.

Sem a possibilidade de utilizar o ferry antigo ou mesmo uma lancha para fazer a ligação São Jacinto – Aveiro foram destacados autocarros com duas ligações às 7h00 e às 9h20.

Em declarações ao Notícias de Aveiro, o presidente da Câmara afirma que os danos podem ter relação com o impacto da amplitude das marés, que tem sido mais expressiva ultimamente. Ribau Esteves adianta ainda que já estão destacadas para o local equipas técnicas, incluindo mergulhadores, para analisar a causa do problema e avançar com os trabalhos necessários.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O autarca aguarda assim que a equipa de mergulhadores faça uma auditoria ao casco durante esta quarta-feira para ver o que aconteceu, mas admite que a situação possa estar relacionada com o facto de a ponte-cais ter tocado no chão durante a maré baixa, o que pode ter originado uma fissura e a entrada da água na estrutura metálica.

Ribau Esteves explicou ainda que durante o dia será retirada a água da estrutura por bombagem, com recurso a eletrobombas, e só após a conclusão desta operação é que se vai saber qual a solução para resolver o problema e qual o tempo que a mesma demora a implementar.

O presidente da autarquia referiu ainda que esta situação não causou nenhum dano ao ferry Salicórnia, o primeiro ferryboat eléctrico de Portugal construído pelo Grupo ETE para a Câmara Municipal e que entrou ao serviço há pouco mais de um mês.

O Salicórnia já navega na ria de Aveiro