Subiu para cinco o número de pessoas feridas na cidade eslovaca de Liptovský Mikuláš, na sequência dos ataques realizados por ursos nos últimos dias. As autoridades locais já pediram a declaração do estado de emergência na cidade e a revisão do estatuto de proteção do urso.

De acordo com os serviços de emergência citados pela BBC, duas pessoas foram hospitalizadas depois do segundo ataque: uma mulher de 49 anos sofreu um ferimento no ombro e um homem de 72 anos teve de receber tratamento por um corte na cabeça. Vários relatos indicam que a política teve de conduzir o urso para fora da cidade que fica no norte do país, no acesso a uma zona montanhosa e a uma estância de ski.

“O urso foi empurrado para zonas desabitadas pelas forças de resgate e segurança, onde as equipas de emergência têm ordens para o eliminar”, disseram as autoridades locais, pedindo aos moradores que tenham o máximo cuidado, especialmente no início da manhã e à noite. “Não podemos permitir que um urso ataque cinco pessoas no centro em plena luz do dia”.

Na sequência da incursão, foram colocados nas redes sociais vídeos que mostram o urso a correr pelas  ruas antes de investir contra um homem que circulava sua na direção sem saber.

Já o primeiro ataque, que ocorreu um dia antes, provocou uma vítima mortal: uma mulher de 31 anos, que morreu depois de ser perseguida por um urso pardo na floresta na Eslováquia. A mulher de nacionalidade bielorrussa estava a caminhar acompanhada de um homem em Low Tatas — uma cordilheira no norte da Eslováquia — quando os dois encontraram o animal e fugiram, cada um para seu lado, e não se voltaram a encontrar, avançou a BBC News.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A causa de morte ainda é desconhecida. Não se sabe se terá sido provocada pelo urso ou se a mulher terá caído enquanto tentava fugir do animal. As autoridades eslovacas disseram que, se se confirmar que o urso foi responsável pela morte da mulher bielorussa, essa informação será divulgada. Mas o mais provável é que a vítima tenha caído durante a fuga.

O corpo da mulher foi encontrado numa busca com cães depois de o homem com quem estava ter pedido ajuda às autoridades O urso ainda se encontrava próximo do local mas acabou por ser afugentado pelos disparos de advertência da equipa de resgate.

Nos últimos anos, o número de ursos pardos na Eslováquia terá triplicado, tendo aumentado também os relatos de ataques destes animais. Em 2021, registou-se o primeiro ataque mortal no país em 100 anos, o que levantou a discussão sobre se a espécie devia continuar a ser protegida.

O ministro do ambiente da Eslováquia disse que irá propor, juntamente com a Roménia, uma revisão da presença dos ursos pardos na lista de espécies protegidas, já que a espécie, alegadamente, já não se encontra ameaçada. Contudo, os investigadores da área contestam que o número de ursos pardos na Eslováquia tenha triplicado, argumentando que se mantêm em número estável.