As pessoas que utilizam o Google Podcasts para ouvir os episódios mais recentes dos seus programas preferidos (em formato áudio) vão ter de começar a procurar uma alternativa, já que o fim da plataforma está próximo. É no dia 2 de abril que deixa de reproduzir podcasts, uma vez que a Google pretende dar primazia ao YouTube Music.

A decisão foi anunciada em setembro passado, com a explicação de que o “investimento na experiência podcast” no YouTube Music — que começou a receber esse tipo de conteúdos somente em 2023 — seria aumentado para transformar a plataforma num “melhor destino para fãs e podcasters”. Em comunicado, a tecnológica justificou o encerramento da aplicação lançada em 2018 com o facto de, segundo números da empresa Edison, “cerca de 23% dos ouvintes semanais de podcasts nos EUA” preferirem o YouTube, enquanto apenas 4% recorrem ao Google Podcasts.

A Google indicou, desde logo, que a transição levaria “tempo”, mas defendeu que descontinuar o Google Podcasts permitiria “construir um produto incrível e um único destino que recompensa os criadores e proporciona aos fãs a melhor experiência podcast”. Cerca de três meses depois de anunciar esta decisão, a empresa disponibilizou uma ferramenta para permitir aos utilizadores do Google Podcasts “migrar” o histórico de programas e episódios assistidos e as assinaturas para o YouTube Music.

Para que tal aconteça é necessário abrir a plataforma e carregar em “exportar assinaturas”, o que vai abrir o YouTube Music. Depois é necessário clicar em “transferir” para dar continuidade ao processo. Quando a transferência estiver totalmente concluída, os programas aparecem na “biblioteca”. Segundo o site Android Police, as pessoas que pretendem utilizar outra aplicação podem recorrer ao “download” para descarregar a lista dos podcasts, que em seguida podem importar na plataforma eleita.

De acordo com o Tech Crunch, apesar de o Google Podcasts deixar de permitir a reprodução de podcasts em abril, os utilizadores poderão fazer a ‘migração’ dos programas até julho. Aqueles que não pretenderem continuar a utilizar uma plataforma da Google para ouvir podcasts podem recorrer a alternativas como o Spotify ou a Apple Podcasts.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR