Mais de 24 horas depois de um problema técnico, a circulação ferroviária na Linha de Cascais ainda não foi totalmente restabelecida confirmou Pedro Ramos, do gabinete de comunicação da CP, ao Observador.  Apesar de já ter sido retomada, registam-se limitações, com restrições de horários e menos comboios.

As operações tinham sido suspensas esta terça-feira de manhã na sequência de um incêndio numa subestação que alimenta os comboios do Cais do Sodré.

No Facebook da CP é afirmado que a Infraestruturas de Portugal identificou os danos ocorridos e as equipas de manutenção da IP conseguiram restabelecer a circulação ferroviária neste troço.

Essa subestação ainda não foi reparada, como fonte da IP tinha informado, tendo de ser substituídos os equipamentos que foram queimados.

A forma encontrada na terça-feira à tarde para repor o mais brevemente possível a circulação foi recorrer à subestação de Belém para alimentar os comboios com origem e destino do Cais do Sodré.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No entanto, esta solução transitória não permite restabelecer os serviços normais, pelo que os serviços serão menos do que os fixados nos horários. As limitações poderão durar vários dias.

Ao início da tarde, a circulação continuava suspensa entre Cais do Sodré e Algés, pelo que esse percurso foi assegurado por autocarros disponibilizados pela CP.

Durante uma parte do dia não foram dadas previsões para a reabertura da circulação, que afetou o troço entre Algés e Cais do Sodré. Entre Algés e Cascais os comboios estão a circular.

Os bombeiros sapadores de Lisboa estiveram no local e extinguiram o incêndio que se iniciou na infraestrutura da linha ferroviária, num curto-circuito numa subestação perto do Cais do Sodré.

[Já saiu o quarto episódio de “Operação Papagaio” , o novo podcast plus do Observador com o plano mais louco para derrubar Salazar e que esteve escondido nos arquivos da PIDE 64 anos. Pode ouvir o primeiro episódio aqui, o segundo episódio aqui e o terceiro episódio aqui]

Num nota divulgada na rede social Facebook, o Regimento Sapadores de Bombeiros de Lisboa refere ter recebido um alerta às 8h08 para “muito fumo na subestação do Cais do Sodré, com corte imediato das linhas entre o Cais do Sodré e Alcântara”, tendo o incêndio sido dado extinto às 8h53.

Cerca de 500 pessoas foram retiradas pelos operacionais de dois comboios, um no sentido Lisboa-Algés e outro no sentido Algés-Lisboa. Segundo os Sapadores, foram ainda retirados cerca de 30 passageiros de um comboio que teve de parar em frente à antiga FIL, no sentido Algés-Lisboa.

No local, estiveram 32 operacionais, com o apoio de nove veículos.