O serviço de urgência obstétrica e ginecológica/bloco de partos do hospital do Barreiro, no distrito de Setúbal, que deveria reabrir esta segunda-feira, vai continuar fechado até às 08h00 de quinta-feira, segundo a Unidade Local de Saúde.

Este é o segundo encerramento extraordinário da Urgência Obstétrica Ginecológica/Bloco de Partos naquele hospital durante o mês de março, depois de o mesmo ter acontecido também em fevereiro.

A Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR), que integra o hospital Barreiro/Montijo e que tem como áreas de influência os concelhos de Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo e um total de 236 mil utentes, anunciou na sua página na rede social Facebook que a urgência obstétrica e ginecológica/bloco de partos vai manter-se encerrada até quinta-feira, sem adiantar mais explicações.

De acordo com uma deliberação da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, a urgência obstétrica e ginecológica/bloco de partos encerrou às 08h00 do dia 18 de março e deveria reabrir esta segunda-feira a partir das 08h00.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No aviso, a ULSAR aconselha as grávidas a contactar o SNS 24 (808242424) antes de se dirigirem ao hospital ou a ligar para o 112 em situações de emergência.

No início do ano, a Direção Executiva anunciou o plano de funcionamento para estes serviços, tendo determinado que na Península de Setúbal o bloco de partos da Unidade Local de Saúde (ULS) de Almada-Seixal (Hospital Garcia de Orta) encerra aos fins de semana (sábado e domingo), enquanto os blocos de partos da ULS do Arco Ribeirinho (Hospital Barreiro-Montijo) e da ULS da Arrábida (Centro Hospitalar de Setúbal) mantêm as suspensões temporárias e rotativas.

De acordo com as escalas determinadas na sequência do plano, o bloco de partos da Unidade de Saúde Local da Arrábida (Setúbal) vai estar encerrado durante toda esta semana, reabrindo apenas em 1 de abril.

Já na Unidade Local de Saúde (ULS) de Almada-Seixal (Hospital Garcia de Orta), o serviço está aberto, encerrando apenas aos fins de semana.