Um suspeito com 12 anos foi detido pelas autoridades depois de um ataque, com arma de fogo, numa escola em Vantaa, na Finlândia. Do incidente resultaram três feridos graves, com idades semelhantes, mas um deles acabou por morrer, segundo as autoridades.

“Hoje, depois das 9h00 da manhã (7h00 em Lisboa), ocorreu um tiroteio na escola primária de Viertola, em Vantaa [a norte da capital, Helsínquia] durante o qual um aluno do sexto ano da escola morreu. Duas crianças ficaram também gravemente feridas”, declarou Ilkka Koskimäki, um oficial da polícia, numa conferência de imprensa.

No incidente “apenas estão envolvidos menores de idade“, disse desde logo a polícia, indicando que o autor do ataque também era uma criança ou jovem. Os feridos e também a criança que morreu têm aproximadamente a mesma idade que o suspeito, de 12 anos, cujas motivações não são ainda conhecidas.

A polícia tinha pedido aos residentes para ficarem em casa e não abrirem a porta a estranhos. Mais tarde, o diretor da escola disse à Reuters que “o perigo imediato já acabou”. A arma do crime foi recolhida pela polícia.

A escola Viertola fica a norte de Helsínquia e é frequentada por cerca de 800 alunos, desde a primeira classe até ao nono ano. O suspeito frequenta o sexto ano de escolaridade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR