Desde que assumiu o comando técnico do Sporting em março de 2020, Rúben Amorim teve o condão de ir transformando aquela que era a versão leonina nos dérbis com o Benfica. Já perdeu, já ganhou, teve também alguns empates, mas sobretudo devolveu uma competitividade que os números não apontavam nas épocas anteriores com uma curiosidade: pela segunda vez, conseguiu chegar ao triunfo nos descontos, depois do 1-0 de Matheus Nunes em período de compensação em 2020/21, na última temporada que acabou em título. Aí, há uma grande diferença que passa pela presença ou não de público. Quando o banco verde e branco “saltou” para ir abraçar o médio, o Estádio José Alvalade estava vazio; agora, no 2-1 de Geny Catamo, correram todos os suplentes e gritaram quase 49.000 nas bancadas. O covil dos leões tornou-se a chave de tudo.

As lágrimas de Geny numa noite de chorar por mais em que Amorim voltou a reinar (a crónica do Sporting-Benfica)

Com 14 dos 17 jogos do Campeonato realizados em casa na presente temporada, incluindo Benfica, FC Porto e Sp. Braga, o Sporting soma outras tantas vitórias, algo que aconteceu apenas oito vezes na Primeira Liga e apenas pela segunda vez entre os leões, que tinham feito esse pleno de triunfos apenas em 1979/80. Em comparação com os rivais diretos na luta pelo título, são quatro pontos a mais do que o Benfica (que empatou em casa com o Casa Pia e com o Farense) e dez face ao FC Porto (que joga amanhã com o V. Guimarães).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para isso contribuiu também o prolongar da veia goleadora por parte dos leões, mesmo com mais um jogo em branco de Viktor Gyökeres (que voltou a acertar nos ferros, como tinha acontecido na Luz para a Taça de Portugal). Ao todo, o Sporting segue numa fase em que marcou dois ou mais golos nos últimos 16 encontros da Liga, curiosamente desde a derrota na Luz frente ao Benfica no período de compensação.

Contas feitas, houve outro dado em termos de dérbi que foi invertido no reinado de Rúben Amorim. Apesar de ter sofrido dois empates e três derrotas em encontros a contar para o Campeonato frente ao Benfica desde esse triunfo com um golo de Matheus Nunes, o Sporting conseguiu igualar o registo em encontros da Primeira Liga em Alvalade frente aos encarnados, com 34 vitórias para cada mais 22 empates.