A PSP “desmantelou uma rede de burlões” e deteve um homem de 39 anos e duas mulheres, de 44 e 47 anos, no Barreiro e em Setúbal, que se dedicavam a vendas falsas na internet, foi esta quarta-feira anunciado.

Segundo um comunicado do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, os suspeitos abriram “diversas sociedades comerciais e diversos sítios de internet, em tudo idênticos e para o mesmo propósito criminal, alojados em plataformas que geram pagamentos por referência multibanco”, o que lhes terá permitido obter de forma ilícita “lucros exponenciais, na ordem dos milhões de euros”.

De acordo com a PSP, as vítimas são pessoas que tentaram comprar aparelhos elétricos ou eletrónicos em diversos sítios de internet, sem que tivessem recebido os artigos que adquiriram ou a devolução do dinheiro que pagaram pelos mesmos.

No comunicado, a PSP pede aos lesados que tenham tentado fazer compras nos sítios de internet https://lojadoelectrodomestico.pt, https://teckmi.com, https://areelectronica.com, https://ptelectronica.com e http://tvmarket.pt, e que não tenham o obtido os artigos em causa, nem a posterior devolução do montante que transferiram, para fazerem a respetiva denúncia às autoridades dentro dos prazos legais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A PSP adianta ainda que os “elevados fluxos monetários decorrentes desta atividade permitiram aos suspeitos abrir falsos call-centers, onde laboravam, em média, dez funcionários para atendimento a futuros clientes” e que esses call-centers eram alterados com alguma frequência para dificultar eventuais fiscalizações das entidades reguladoras ou ações policiais.

Segundo a Polícia, a investigações a este crime surgiram “na sequência de inúmeras queixas em todo o território nacional” e permitiram concluir que os “suspeitos, sem profissão, faziam desta atividade ilícita o seu modo de vida há vários anos”.

Aquela atividade causou “evidentes prejuízos financeiros às vítimas, ao mesmo tempo que permitia aos suspeitos fazer uma vida faustosa e de luxo”, acrescenta.

Na operação policial, efetuada na segunda-feira, com a colaboração do Comando Distrital de Setúbal da PSP, foram apreendidas três viaturas, 23 computadores portáteis, um computador de secretária, 16 telemóveis, 90 placas motherboards, 60 placas gráficas, seis relógios, 10 telefones fixos, cinco monitores, 10 torres de computador, duas câmaras CCTV, impressoras, routers, câmaras fotográficas e vários periféricos informáticos, como ratos, teclados e carregadores.

Foram ainda apreendidos três caiaques, um atrelado de barcos, pranchas de windsurf e outros artigos náuticos, além de diversa documentação.