Quando se tornou certo que João Mário estaria mesmo ausente do Clássico, depois de ter saído lesionado do jogo contra o Casa Pia, a larga maioria dos analistas solucionou o problema de Sérgio Conceição com uma única lógica: Pepê seria adaptado à direita da defesa, como tantas vezes acontece, e Taremi apareceria nas costas de Evanilson no onze inicial. O treinador do FC Porto, porém, todos surpreendeu.
Sérgio Conceição optou por manter Pepê no ataque, deixando Taremi no banco, e lançou Martim Fernandes na direita da defesa. O jogador de 18 anos estreou-se no Campeonato e estreou-se enquanto titular, já que só tinha cumprido 17 minutos pela equipa principal no passado mês de outubro, quando foi lançado na segunda parte do jogo da Taça de Portugal contra o Vilar de Perdizes.
Mais jovens a fazer a estreia pelo ????FC Porto em clássicos (SLB/SCP):
1974 ????????Fernando Gomes (17 anos, 10 meses)
1937 ????????Gomes da Costa (18 anos)
2021 ????????Francisco Conceição (18 anos, 2 meses)
2024 ????????Martim Fernandes (18 anos, 3 meses) pic.twitter.com/2PYcPgmKY7— Playmaker (@playmaker_PT) April 28, 2024
E cumpriu. Para além de ter esvaziado o corredor esquerdo do Sporting, anulando Gonçalo Inácio e Pedro Gonçalves na primeira parte, o lateral foi crucial no lance do segundo golo do FC Porto, arrancando em velocidade na direita antes de deixar Hjulmand no chão para assistir Pepê. Ainda enfrentou Gyökeres na segunda parte e também soube limitar muito do impacto do avançado sueco no jogo até ser substituído já nos descontos, quando Sérgio Conceição tentou apostar na transição rápida com Danny Namaso, e teve direito a uma ovação do Estádio do Dragão.
Nascido em janeiro de 2006 em Valongo, Martim Fernandes começou a jogar precisamente no Valonguense e chegou ao FC Porto em 2017. Entrou na equipa B em 2022, onde agora é frequentemente utilizado por António Folha, e ao estrear-se na Segunda Liga contra o Sp. Covilhã tornou-se o estreante mais novo de sempre dos dragões naquele escalão, com 16 anos e seis meses. Foi nomeado o Jovem Atleta do Ano em setembro de 2023 e um mês depois fez parte do Next Generation 2023, a lista anual que o jornal The Guardian compõe com os jovens jogadores mais promissores em todo o mundo, para além de ter renovado contrato até 2028.
Estreou-se pela equipa principal no tal jogo da Taça de Portugal contra o Vilar de Perdizes e pelo meio tornou-se internacional Sub-16, Sub-17 e Sub-19 pela Seleção Nacional, participando nos Campeonatos da Europa mais recentes das duas últimas categorias. Este domingo, o lateral direito que também pode atuar à esquerda tornou-se um dos mais novos de sempre a atuar pelo FC Porto em Clássicos, juntando-se a um lote que inclui Gomes da Costa, Fernando Gomes e Francisco Conceição.
Depois do jogo, na zona de entrevistas rápidas, Sérgio Conceição acabou por justificar a titularidade de Martim Fernandes. “Ou mexia numa posição ou mexia em duas. Ou metia o Pepê atrás ou deixava-o à frente. Tenho confiança total na equipa profissional de futebol, que também inclui a equipa B. O Martim faz parte de muitos dos nossos microciclos da equipa principal, não olhámos para ele só agora”, explicou o treinador.