Siga aqui o nosso liveblog sobre o conflito Israelo-Palestiniano

As Forças de Defesa de Israel mataram por engano dois soldados israelitas, no último domingo, na Faixa de Gaza. É o que conclui uma investigação preliminar das IDF divulgada esta terça-feira, segundo o jornal Haaretz.

Os dois soldados encontravam-se no interior de um edifício que foi atingido pelas tropas israelitas, devido a um erro de identificação por parte das IDF. As duas vítimas mortais são os reservistas Ido Aviv, de 28 anos, e Kalkidan Mehari, de 37. O incidente provocou ferimentos noutros dois soldados.

Aviv morava com a família na cidade de Kiryat Bialik, perto de Haifa, e trabalhava como instrutor de surf antes de ser mobilizado. Já Mehari (natural da Etiópia mas a viver em Israel desde os 18 anos) era uma apaixonado por fotografia e planeava casar-se com a sua namorada, conta o Haaretz.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As IDF explicam que, durante um “encontro com terroristas” — que levou a troca de tiros –, a tripulação de um tanque israelita identificou erroneamente os dois soldados como inimigos e disparou contra eles, apesar de estarem fora dos limites definidos dados à tripulação do tanque.

Esta é a segunda versão apresentada pelas IDF sobre este incidente. Esta segunda-feira à noite, as Forças de Defesa de Israel anunciavam a morte de dois soldados do 223º batalhão em resultado de uma explosão durante uma batalha com homens armados na área do Corredor Netzarim, a sul da cidade de Gaza.

Com estas duas mortes, sobe para 263 o número de soldados israelitas mortos desde o início da ofensiva na Faixa de Gaza.