O alívio chegou a dois minutos do apito final, com um golo de um jogador estreante em europeus, que tinha entrada apenas dois minutos antes. Francisco Conceição fez o 2-1 aos 92 minutos, já depois de Portugal ter visto um golo anulado a Diogo Jota, aos 88, por fora de jogo de Cristiano Ronaldo. Foi a euforia, com o jogador a tirar a camisola, ver o amarelo mas garantir um triunfo sofrido e difícil no primeiro jogo de Portugal no Euro 2o24.

Um jogo em que Portugal não teve muitas oportunidades e precisou de chegar o fim para garantir o triunfo. O agradecimento do capitão, o primeiro jogador a fazer seis europeus, foi por isso para o caçula, o Chico espalha-brasas.

O 2-1 chegaria já aos dois minutos dos quatro de descontos do tempo de descontos, pelo estreante em europeus, Francisco Conceição, numa jogada com Pedro Neto.

Aos 87 minutos Portugal acreditou que tinha dado a volta ao jogo. Ronaldo cabeceou ao poste e Diogo Jota, na recarga, conseguiu mesmo marcar. Mas o golo foi anulado, por fora de jogo do capitão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O golo do empate chegou aos 69 minutos. Foi checo, de novo, mas na própria baliza. Depois de um cruzamento de Bruno Fernandes, Nuno Mendes cabeceou para a defesa do guarda-redes Stanek, mas bola acabou por ser desviada pelo defesa Hranác e acabou no fundo da baliza.

Apesar de Portugal ter entrado mais ao ataque na segunda parte, foi a Rep. Checa a marcar primeiro. Um balde de água fria, já depois de um livre de Ronaldo para defesa de Stanek e de um cruzamento de Cancelo, que o guarda-redes checo também impediu que chegasse aos pés de CR7. Na primeira oportunidade da equipa, Provod fez um golaço e inaugurou o marcador.

Depois da primeira parte com tão poucas oportunidades, Portugal voltou para a segunda parte com o capitão Cristiano Ronaldo e Rúben Dias a darem indicações a Bernardo no túnel, ainda antes de entrarem no relvado. E depois o mesmo Rúben Dias a dizer a Nuno Mendes que lhe cabia a ele e a Mendes fazer as transições, deixando Pepe solto.

Muito poucas oportunidades para Portugal na primeira parte do jogo com a Rep. Checa, que chegou empatado sem golos aos 45 minutos. Destacaram-se apenas quatro lances e só depois dos 20 minutos.

Um remate fortíssimo de fora da área de Bruno Fernandes aos 24 minutos. Dois minutos depois, Rafael Leão a chegar ligeiramente atrasado a um cruzamento precisamente de Bruno Fernandes que recebeu da direita e cruzou rasteiro. Faltou só o desvio para a baliza. E dois remates de Ronaldo enquadrados com a baliza, um deles aos 27 minutos e outro mesmo antes do árbitro apitar para as equipas recolheram para os balneários.