O programa de fundos europeus Norte 2030, gerido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), lançou esta quinta-feira um concurso de 31,8 milhões de euros para apoiar projetos de mobilidade sustentável na região.

Em comunicado, a CCDR-N explicou que o concurso “Mobilidade Sustentável” destina-se a apoiar a criação, o desenvolvimento e o crescimento de novos projetos que tenham como finalidade promover a acessibilidade e melhorar a mobilidade sustentável em cidades da região Norte.

O objetivo é fomentar “o investimento em intervenções que promovam a acessibilidade e a mobilidade sustentável com capacidade de reduzir a pegada carbónica dos usos individuais de viaturas com relevância para a articulação entre os modos suaves”, referiu.

Segundo a CCDR-N são elegíveis projetos orientados para a mobilidade “amiga do ambiente” que incluam transporte urbano digitalizado, mobilidade ativa (pedonável e ciclável), transporte flexível, sistemas de transportes sustentáveis, capacitação para a mobilidade sustentável, planos de descarbonização e ações de sensibilização, informação e planeamento.

O período de candidaturas iniciou-se a 31 de maio e decorre até 30 de dezembro de 2024, sendo que podem candidatar-se autarquias e outras entidades.

As candidaturas são efetuadas em https://balcaofundosue.pt.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR