A Câmara de Gondomar aprovou esta quarta-feira por unanimidade dar um apoio extraordinário às cinco corporações de bombeiros do concelho, anunciando que suportará, entre 1 de julho e 31 de dezembro, 60 mil litros de combustível.

Na proposta a que a Lusa teve acesso, a autarquia do distrito do Porto lembra o aumento de mais de 178 mil euros aplicados no apoio às corporações, tendo acertado com estas que a distribuição proposta seria de 75% em função do número de serviços e uma valoração de 25% para os serviços de emergência pré-hospitalar efetuados dentro do município, mas fora da área de atuação própria de cada corpo de bombeiros.

Ainda segundo o documento, “eliminando variáveis como a área geográfica e a população e tendo apenas como variáveis o volume de serviços (…) verificou-se uma assimetria e uma discrepância na atribuição do valor variável entre as cinco associações comparativamente a anos anteriores”, pelo que executivo propôs “um apoio extraordinário em Departamento de Proteção Civil, Segurança e Fiscalização espécie (combustível), tendo em conta algumas especificidades”.

Neste contexto, aos bombeiros de Melres, “motivado pelo isolamento geográfico e maior tempo de chegada à zona mais urbana do concelho (…) ser especialmente preocupante, sendo a mais penalizada em termos percentuais com a redução de verbas”, cabe-lhes receber a maior fatia do apoio, com “24 mil litros de combustível”, descreve a proposta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

À corporação de Gondomar, na sede do concelho, por ser “detentora de três Equipas de Intervenção Permanente, financiadas em 50% pela Câmara Municipal de Gondomar, e as restantes apenas são detentoras de duas, o que permite à Associação de Bombeiros Voluntários de Gondomar uma maior produtividade”, o executivo apoiará com quatro mil litros, lê-se.

Os bombeiros de Valbom, que no seu apoio financeiro receberam um acréscimo de 15.000 euros motivado pela responsabilidade de socorro efetuado na freguesia da Lomba, que dista cerca de 35 quilómetros, vão dispor de seis mil litros de combustível, continua o documento.

As duas associações com maior proximidade ao concelho do Porto, São Pedro da Cova e Areosa/Rio Tinto, “apresentam menor operacionalidade dentro do município de Gondomar, motivada pelo enorme número de ativações para o município do Porto e adjacentes, por parte do Centro de Orientação de Doentes Urgentes”, recebendo a primeira um apoio de 10 mil litros e a segunda 16 mil, assinala a proposta.

Na reunião desta quarta-feira, o executivo aprovou também sem votos contra a adjudicação da requalificação e ampliação da Escola Básica da Lagoa, em Valbom, por 666,428,80 euros, sem IVA incluído, e um prazo de execução de um ano.