O Instituto Português do Mar e da Atmosfera anunciou o agravamento do estado do tempo em Portugal Continental até ao fim desta semana. Quinze distritos da região Norte e Centro foram colocados sob aviso amarelo esta quinta-feira. Na sexta, o aviso estende-se a todos os distritos do continente, sendo que seis deles — Guarda, Viseu, Bragança, Vila Real, Viana do Castelo, Porto e Braga — passam a laranja.

Estão previstos aguaceiros no interior da região Norte, podendo verificar-se ainda trovoadas, que são mais prováveis nas regiões montanhosas.

A culpa é de uma depressão atmosférica com expressão em altitude, conhecida por DANA (depressão isolada em níveis altos) ou gota fria. Trata-se de um fenómeno meteorológico habitual, mas mais comum no outono. Um sistema de baixas pressões, que se situa a cerca de 5 mil metros e que tem um núcleo de ar muito frio, com um núcleo de 500 a 1 000 km. A partir de quinta-feira, agrava-se o estado do tempo, com “instabilidade generalizada” nas regiões Norte e Centro.

Viana do Castelo, Porto, Braga, Bragança, Vila Real, Aveiro, Viseu e Guarda, Coimbra, Castelo Branco e Leiria foram colocados sob aviso amarelo – o menos grave numa escala de três – devido à precipitação forte, trovoada, por vezes com granizo, e vento forte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na sexta-feira, as condições agravam-se e atingem o pico. O aviso amarelo estende-se nesse dia a todos os distritos de Portugal continental, agravando-se nos seis já referidos. O alerta do IPMA termina na sexta-feira, às 23h50.

Durante o fim de semana, a depressão desloca-se para o nordeste da Península Ibérica, verificando-se uma melhoria gradual do estado do tempo no país. No sábado, as temperaturas vão voltar a subir de forma ligeira e os avisos serão retirados, mas ainda se vai verificar precipitação no norte e centro do país. A partir de domingo, deixa de estar prevista precipitação e segue-se um novo aumento das temperaturas. Aliás, a meio da semana é provável que voltemos a ultrapassar os 30ºC.

Mas, com a chuva trazida a pela gota fria virão também poeiras do deserto. Ou seja, teremos chuva de lama. Estas poeiras em suspensão no interior norte, no centro e no Alentejo.

atualizado quinta-feira às 16h00