Quatro jogos, quatro vitórias. Luis de la Fuente tornou-se este domingo o primeiro selecionador de Espanha a alcançar quatro vitórias consecutivas em Campeonatos da Europa, um feito alcançado à boleia da goleada imposta à Geórgia e do consequente apuramento para os quartos de final do Euro 2024.

Para uns era um sonho, para Yamal era só mais um exame (a crónica do Espanha-Geórgia)

Até aqui, e porque a UEFA contabiliza os jogos que terminam nas grandes penalidades como empates, o melhor registo era o de Luis Aragonés no Euro 2008, onde Espanha venceu os três jogos da fase de grupos, e o de Vicente del Bosque no Euro 2012, onde Espanha venceu Irlanda, Croácia e França de forma consecutiva, mas teve de recorrer às grandes penalidades para afastar Portugal nas meias-finais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com a vitória deste domingo, os espanhóis carimbaram a sexta presença nos quartos de final do Campeonato da Europa e a segunda consecutiva, sendo que chegou a esta fase em quatro das últimas cinco edições da competição. A seleção nunca tinha vencido os primeiros quatro jogos num Europeu e igualou o feito recente de Bélgica e Itália, que o também o fizeram no Euro 2020.

Agora, na próxima sexta-feira, Espanha vai cruzar com a Alemanha nos quartos de final, naquele que será um encontro entre as duas seleções mais tituladas da história dos Campeonatos da Europa: tanto espanhóis como alemães têm três troféus, sendo que estes últimos já estiveram noutras três finais que perderam e os primeiros só foram finalistas vencidos numa ocasião.