A descarbonização da mobilidade só será possível se as frotas empresariais abandonarem os combustíveis fósseis e tornarem-se elétricas. O impacto destas frotas na circulação e nas emissões de gases com efeito estufa (GEE) é considerável, sendo por isso essencial agilizar e simplificar a adesão das frotas empresariais à mobilidade elétrica.

Segundo o relatório da Eurelectric com a EY, na Europa as frotas comerciais são responsáveis por 40% das viagens rodoviárias e por 50% das emissões de GEE nas estradas — apesar de representarem 20% do parque automóvel europeu. Num contexto em que o transporte rodoviário representa perto de um quarto das emissões de GEE totais da Europa, o papel das frotas comerciais na descarbonização é fulcral.

Em Portugal, 80% dos veículos elétricos vendidos, segundo a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), destinam-se a frotas de empresas. O Estado português tem implementado incentivos e benefícios fiscais à aquisição destes carros, ajudando a que haja uma tendência crescente na eletrificação de frotas das empresas portuguesas.

Além dos benefícios para o ambiente e da possibilidade diária de poupança, o carro elétrico diminui também o ruído das cidades.  Com esta crescente aposta das empresas neste tipo de veículos, em breve o mercado de usados poderá ver os preços dos carros elétricos diminuir, contribuindo assim para a sua democratização.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois de décadas ao volante de carros a combustão, o carro elétrico implica a mudança de alguns hábitos e, no caso das empresas, pode gerar muitas dúvidas para quem gere as frotas. Não há razão, no entanto, para pensar que é mais difícil. Para cada desafio há já uma solução criada pela EDP como se pode ver pelas respostas aos desafios mais comuns apresentados pelas empresas na hora de fazerem esta transição.

1. Devo instalar carregadores na minha empresa?

Embora a rede pública de carregamento continue a crescer e seja uma boa opção para carregamentos durante viagens longas, carregar o carro em casa ou na empresa, com a tarifa simples ou a tarifa bi-horária, diminui significativamente o preço das viagens.

A EDP ajuda as empresas a perceberem que tipo de carregador melhor se adequa às suas necessidades, tendo em conta fatores como a dimensão da operação ou o tipo de negócio. A EDP garante ainda uma solução de carregamento para todos os casos, desde o carregamento lento, ao carregamento rápido ou até mesmo ao ultrarrápido.

2. A minha infraestrutura elétrica suportará todos os novos carregadores?

Uma das grandes preocupações perante a necessidade de instalação de pontos de carregamento nas empresas é se a potência disponível no quadro elétrico é adequada. Com um sistema inteligente de gestão dos carregamentos é possível controlar a potência disponível e agendar os carregamentos dos carros elétricos para os períodos em que há menor procura de energia, como é o caso do EDP Charge. A tecnologia de carregamento inteligente permite aumentar em dez vezes o número de carregadores instalados em cada local, mantendo a capacidade elétrica.

3. Como monitorizo os consumos fora dos carregadores das empresas? Posso cobrar carregamentos na empresa a veículos particulares?

Em viagens longas pode tornar-se indispensável o carregamento do carro elétrico da empresa na rede pública e, por outro lado, podem surgir situações em que carros particulares de colaboradores necessitem de carregamento nas instalações da empresa. Estas e outras questões na gestão dos carregamentos e carregadores é resolvida com a EDP Charge Frota, uma solução integrada para o carregamento público e privado de frotas.

Resumidamente, com esta solução, a empresa atribui a cada colaborador um limite para carregamento que pode ser utilizado em carregadores públicos, no trabalho e em casa. Quando esse carregamento é feito em casa, o valor é debitado no montante atribuído pela empresa, ou seja, não é pago na fatura de eletricidade da casa do colaborador. Apesar disso, esse carregamento é cobrado com os preços praticados no carregamento doméstico, mais reduzidos do que os praticados na via pública.

Esta solução está integrada no ecossistema de soluções de Mobilidade Elétrica da EDP para empresas, que contempla também a instalação de carregadores para espaços privados (escritórios ou habitações), um portal digital onde o gestor de frota pode gerir os carregadores, analisar consumos, atribuir montantes de carregamento, entre outras funcionalidades, e a App EDP Charge, onde cada colaborador tem acesso a funcionalidades inovadoras, como o reembolso em casa, a gestão integrada dos seus pagamentos ou a consulta  de pontos de carregamento disponíveis.

Soluções inteligentes, personalizáveis e que resolvem vários desafios com uma só ferramenta ajudam na transição para um mundo cada vez mais eletrificado. A solução EDP Charge Frota pretende tornar mais simples o processo de adesão de uma empresa a uma frota elétrica.