A água da piscina de saltos dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro ficou verde. Durante as competições de segunda-feira, estava azul. Nesta terça-feira, sem explicação aparente, tornou-se verde.

As primeiras análises realizadas à agua não revelaram a origem da mudança de cor, mas a razão já conhecida. O tom esverdeado da água da piscina deve-se à presença de algas, noticia a CNN. A água das piscinas é geralmente tratada com cloro, mas se o tratamento não for feito com a proporção de cloro adequada (em relação aos centímetros cúbicos de água) há um desequilíbrio de elementos químicos favorável à proliferação de microorganismos como as algas.

A água das piscinas com problemas nos filtros também pode mudar de cor, explicou Cassidy Franks, um especialista em piscinas ao Global News.

A organização da competição disse, no Twitter, que “a qualidade da água do Centro Aquático Maria Lenk foi testada e não há riscos para os atletas”.

Vários atletas já garantiram que não notaram diferenças no desempenho devido à mudança de cor. “Penso que com o passar do tempo ficou mais verde”, contou ao El Mundo Paola Espinosa, que competiu na modalidade de saltos para a água, na vertente de salto sincronizado. A sua parceira de equipa, Alejandra Orozco, garantiu que “não influenciou absolutamente nada”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Antes de saber a razão que levou à mudança de cor, foram apontadas várias teorias e as brincadeiras com a situação no Twitter também se multiplicaram rapidamente.

Ao contrário de um mito urbano (falso), a piscina não mudou de cor devido à presença de urina, uma das primeiras causas apontadas. Brett Blair, um responsável de uma grande empresa de piscinas, ouvido pelo jornal britânico The Guardian, disse que a piscina “seria demasiado grande” para ser essa a causa, e apontou o dedo aos responsáveis por aquela instalação. “É assustador que num evento mundial, uma piscina possa ficar verde”, rematou o responsável.

Notícia atualizada às 16h30m, após a confirmação de presença de algas na água.