Um ciclone apelidado de Debbie atingiu esta segunda-feira as Ilhas Whitsunday, localizadas no Largo de Queensland, no nordeste de Austrália. A tempestade, classificada com categoria 4, num máximo de 5, atingiu as ilhas com ventos de 196 km/. Na ilha Hamilton, uma das do grupo Whitsunday, os ventos atingiram os 222km/h. Debbie é considerado um dos maiores e mais violentos ciclones da história do país.

Várias cidades do nordeste da Austrália foram evacuadas ao longo do dia devido à aproximação do ciclone. O New York Times avança que há pelo menos uma morte com causas ligadas ao ciclone, confirmada oficialmente. Terá sido uma mulher de 35 anos vítima de um acidente de carro provocado pelo mau tempo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A população de Queensland foi obrigada a deixar as suas casas e sair da cidade de comboio dado que o aeroporto foi encerrado. As cidades de Home Hill e Proserpine também já foram evacuadas, contabilizando-se um total superior a 28 mil pessoas. Cerca de 2 mil habitantes da zona costeira central de Bowen estão à espera de serem evacuados e 25 mil da zona plana de Mackay foram aconselhados a procuraram abrigo em zonas altas.

Prevê-se que o ciclone, que se aproxima da Austrália continental, possa vir a provocar ventos até aos 240 quilómetros por hora e ondas até oito metros de altura a partir da manhã de terça-feira. A tempestade, de categoria 4, deverá ser a mais potente a afetar a Austrália, ultrapassando os estragos provocados pela ‘Yasi’, em fevereiro de 2011, que provocou numerosos danos no litoral do país devido às cheias e inundações. “Os ventos esperados na região de Townsville [no Estado de Queensland] serão ainda mais graves do que os que ocorreram durante a tempestade ‘Yasi'”, admitiu Annastacia Palaszczuk, primeira-ministra de Queensland, em declarações ao El País.

Os serviços de emergência, as autoridades e as ajudas alimentares já se encontram naquelas que irão ser as regiões mais afetadas da cidade como forma de prevenção. Também mais de 100 escolas, bem como jardins de infância, foram fechados esta segunda-feira.

Nas redes sociais, começaram também a correr os avisos e alertas.

Melissa Maddison: “Os ventos já estão, certamente, a levantar-se em Mackay. #CycloneDebbie”.

Emma Reynolds: “Preparações de última hora em Airlie Beach”.

Emma Reynolds: “A ficar cada vez mais escuro e a chover mais enquanto esperamos no hotel em Airlie Beach”.