O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) recusa-se a desmarcar ou adiar a greve marcada para esta sexta-feira, 14 de novembro. Enfermeiros vão reunir esta tarde com o ministro da saúde.

O ministro aceitou receber numa reunião de urgência esta tarde, às 17h30, o sindicato dos enfermeiros. Mas a dirigente do SEP, Guadalupe Simões disse ao Observador que a greve só será “desconvocada ou adiada caso o Ministério da Saúde nos dê aquilo que nós pretendemos”. Para já, e apesar do pedido endereçado pelo secretário de Estado da Saúde, a greve mantém-se.

Os enfermeiros agendaram esta greve e a de dia 21 de novembro em protesto contra os cortes nas horas extraordinárias, pela reposição das 35 horas e para exigirem a progressão na carreira. As últimas greves ocorreram em setembro.

Numa carta, com data de quarta-feira, que a Lusa noticiou, o secretário de Estado da Saúde, Manuel Teixeira, pede ao sindicato para adiar a greve por causa do surto da Legionella, com receio das consequências que esta paragem possa ter na prestação de cuidados.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR