A água, o bem mais precioso da planeta terra, parece ser o mais mal tratado pelos humanos e os oceanos e os mares estão cada vez mais a tornar-se uma lixeira. Nas partes mais profundas do mar há, pelo menos, 270 mil toneladas de plástico, segundo o o Garvin Institute, citado pelo diário espanhol El País. E para as retirar seriam precisos 11.000 camiões.

Um estudo da Universidad de Plymouth também tinha levantado a questão: “Onde está todo o plástico?”. E a resposta foi: nas profundezas mais recônditas do mar. Os números são brutais. No fundo do mar há, pelo menos, 4.000 milhões de fibras microscópicas de plástico por quilómetro quadrado. O que perfaz um número muito superior – quatro vezes maior – aquele que se encontra em águas pouco profundas e costeiras, ou seja, a poluição mais visível.

Descobre-se, assim, onde está todo o plástico que era há muito procurado pelos investigadores – uma vez que o plástico que estava à superfície do oceano era menor que o esperado. E isto acontece porque o plástico desintegra-se em fibras microscópicas espalhando-se no fundo do mar desde o Antártico ao Ártico.

Este lixo marítimo torna-se um problema ambiental que afeta os ecossistemas, contaminando as suas faunas e floras.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR