As notícias do tsunami que devastou parte da Indonésia e matou mais de 200 pessoas na madrugada deste domingo rapidamente correram o mundo, merecendo as reações de vários líderes mundiais e personalidades de diferentes áreas.
De Portugal, surgiu uma reação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Numa nota publicada no site da Presidência, lê-se que o chefe de Estado “apresentou as suas sentidas condolências às famílias das vítimas do tsunami que atingiu a costa do Estreito de Sonda, na Indonésia”. As condolências foram enviadas em mensagem ao Presidente da Indonésia, Joko Widodo. A Presidência da República explica ainda que Marcelo manifestou ainda a “disponibilidade portuguesa, no quadro da União Europeia para o auxílio nas operações de resgate”, e acrescentou que está a “acompanhar a eventual presença de cidadãos nacionais na região”.
Também o Governo português, através de um comunicado do ministério dos Negócios Estrangeiros, reagiu à tragédia. “O Governo português lamenta profundamente a perda de numerosas vidas humanas e o grande número de feridos, bem como a destruição causada pela erupção do vulcão Anak Krakatoa e pelo tsunami que se seguiu e atingiu as ilhas de Java e Sumatra e, em particular, a região de Pandeglang”, pode ler-se no comunicado. Manifestando “muita tristeza” pelos “trágicos acontecimentos ocorridos na Indonésia”, país que “tem infelizmente sido atingido por graves catástrofes naturais”, o executivo português apresenta “as mais sentidas condolências às famílias das vítimas” e manifesta a sua “total solidariedade para com as autoridades e para com o povo indonésio”.
A reação de Marcelo, e a sua oferta de ajuda “no quadro da União Europeia”, surgiu já depois de o próprio Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, ter oferecido a ajuda da União Europeia à Indonésia. No Twitter, o líder da Comissão Europeia escreveu: “Desejo força e coragem para as equipas de resgate que estão a trabalhar, depois do tsunami devastador em torno do Estreito de Sunda na Indonésia. A Comissão Europeia está pronta para dar assistência aos atuais esforços de resgate”. Jean-Claude Juncker escreveu também que tinha ficado de “coração partido” ao saber do tsunami.
I wish strength and courage to the emergency service currently at work after the devastating tsunami around the Sunda Strait in #Indonesia. The @EU_Commission stands ready to assist ongoing rescue efforts. @jokowi pic.twitter.com/PQ7jVcWYpA
— Jean-Claude Juncker (@JunckerEU) December 23, 2018
Uma das reações mais significativas partiu do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, que ofereceu assistência à Indonésia, com que partilha vizinhança no oceano Índico. “Entristecido pela perda de vidas e pela destruição na Indonésia causada pelo tsunami depois da erupção de um vulcão. Condolências às famílias afetadas e desejos de uma recuperação rápida. A Índia está pronta a assistir o nosso vizinho e amigo marítimo”, escreveu o líder indiano no Twitter.
Saddened by the loss of lives and destruction in Indonesia caused by the Tsunami after the eruption of a volcano. Condolences to the bereaved families and wishing the injured an early recovery. India is ready to assist our maritime neighbour and friend in relief work. @jokowi
— Narendra Modi (@narendramodi) December 23, 2018
Também o papa Francisco se referiu àquela tragédia na missa deste domingo no Vaticano, lamentando as vítimas e os estragos que o povo da Indonésia tem sofrido por “uma série de desastres naturais”. E deixou um apelo à solidariedade internacional: “Peço que a estes irmãos e irmãs que não lhes falte a solidariedade e o apoio da comunidade internacional”.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, garantiu aos indonésios que a América está com eles. “Estamos a rezar pela vossa recuperação e pela vossa cura”, escreveu no Twitter, depois de lamentar a “impensável devastação” que se viveu no país
Unthinkable devastation from the tsunami disaster in Indonesia. More than two hundred dead and nearly a thousand injured or unaccounted for. We are praying for recovery and healing. America is with you!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) December 23, 2018
Na Europa, do Reino Unido já reagiu o líder da oposição, Jeremy Corbyn. “Os meus pensamentos estão com as vítimas, os seus entes queridos e todo o povo da Indonésia. Solidariedade com os trabalhadores dos serviços de emergência, equipas médicas e todos os que estão a trabalhar para salvar vidas depois do tsunami que ontem à noite atingiu o Estreito de Sunda”, escreveu o líder do Partido Trabalhista no Twitter. Da parte do Governo, a ministra para o Desenvolvimento Internacional, Penny Mordaunt, garantiu que o Reino Unido está disponível para ajudar a Indonésia se esta pedir apoio internacional.
My thoughts are with the victims, their loved ones and all the people of Indonesia. Solidarity with the emergency service personnel, hospital staff and everyone working to save lives after last night's tsunami hit the Sunda Strait.
— Jeremy Corbyn (@jeremycorbyn) December 23, 2018
Our thoughts are with those affected by the #SundaStraits Tsunami. The UK stands ready to help if the Government of Indonesia requests international assistance. @DFID_UK @UKinIndonesia
— Penny Mordaunt (@PennyMordaunt) December 23, 2018
Em Espanha, o primeiro-ministro Pedro Sánchez partilhou o seu “pesar e solidariedade com as vítimas e os seus familiares” e relembrou que a embaixada espanhola no país “tem serviços de emergência ativos para os espanhóis que possam estar deslocados na zona”.
Siguiendo muy de cerca las tristes informaciones que nos llegan desde Indonesia. Mi pesar y solidaridad con las víctimas y sus familiares. La @EmbEspIndonesia tiene activos servicios de emergencia para los españoles que pudieran estar desplazados en la zona. https://t.co/dv4cClIHCd
— Pedro Sánchez (@sanchezcastejon) December 23, 2018
Na Alemanha, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Heiko Maas, deixou palavras de alento aos indonésios: “Notícias horríveis e tristes da Indonésia, onde um tsunami terrível provocou sérios danos e ceifou muitas vidas a noite passada. Os nossos pensamentos estão com as vítimas e os seus entes queridos. Estamos ao seu lado nestas horas difíceis e desejamos-lhes muita força.”
FM @HeikoMaas: Horrible and saddening news from Indonesia, where a terrible tsunami last night caused severe damage and claimed numerous lives. Our thoughts are with the victims and their loved ones. We stand by them in these difficult hours and wish them much strength.
— GermanForeignOffice (@GermanyDiplo) December 23, 2018