O comediante alemão Jan Böhmermann fez um vídeo esta quinta-feira, após grande confusão, a indicar que era uma paródia o vídeo de Yanis Varoufakis em que, afinal, o grego não mostrava o dedo do meio à Alemanha. Este comediante tinha feito um sketch em que reivindicava para si a autoria de uma pretensa montagem em que Varoufakis usava um gesto impróprio. Um gesto que Varoufakis negou mas que, de acordo com a clarificação divulgada já esta quinta-feira terá mesmo ter sido feito.

Recorde-se que, confrontado na noite de domingo com esse vídeo num programa da estação alemã ARD, o ministro grego negou a autenticidade das imagens, dizendo que tinham sido “manipuladas”, mas a polémica instalou-se. Por isso, quando o sketch de Böhmermann foi conhecido, com imagens que alegadamente seriam as originais (e em que não havia dedo) veio logo perguntar, através do Twitter, se iria haver um pedido de desculpas por parte do apresentador do programa em que participou.

Horas depois, o comediante sentiu-se na obrigação de esclarecer que as imagens “verdadeiras” eram, afinal, as que tinham sido falsificadas, num exercício de humor lançou a confusão. Ou seja, a versão “manipulada” foi aquela em que Varoufakis não levantava o dedo e ministro grego, na altura apenas um economista, terá mesmo usado o gesto durante a sua exposição (o vídeo está em alemão, mas o Observador confirmou o seu conteúdo). Resta saber se o enredo de Bohmermann ficou por aqui.

Tudo começou porque Jan Böhmermann, um comediante que já tinha produzido o vídeo viral “V for Varoufakis“, lançou na quarta-feira um vídeo em que reclamava a autoria da montagem em que Yanis Varoufakis, num discurso em Zagreb em 2013, aparecia a dizer que a Grécia devia ter incorrido, logo em 2010, numa falha de pagamento da dívida pública, e a Alemanha que “resolvesse o problema”. A mensagem foi essa mas, segundo Varoufakis, não teria havido qualquer gesto impróprio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na altura, o utilizador do Youtube que filmou o discurso recusou a ideia de que se trataria de uma montagem. Um segundo vídeo, mais longo, de uma televisão croata, mostrava o mesmo gesto. Mas o comediante garantia que também esse vídeo, colocado na Internet em fevereiro de 2015, também era falso (veja mais abaixo o trecho do programa de Jan Böhmermann em que o comediante alega que tudo não passou de uma montagem).

Mal foi conhecida esta declaração, ela gerou muitas dúvidas na Alemanha, havendo logo quem achasse que as suas imagens – alegadamente as originais – são, estas sim, uma montagem. Foi assim que reagiu a própria ZDF, a televisão alemã onde as imagens foram passadas, que assegura que a produção de Böhmermann é uma “sátira”.

Antes disso já o ministro das Finanças grego tinha escrito ser uma “voz grega conciliadora”, perguntando através do Twitter ao anfitrião do programa televisivo em que foi confrontado com as imagens se iria haver um pedido de desculpas. Varoufakis terá, contudo, endereçado o seu pedido a um perfil falso no Twitter, que não correspondia ao do apresentador que ele criticava.

(Artigo atualizado com novos elementos às 17h15)