A pandemia da Covid-19 potenciou a divulgação de várias informações falsas na área da saúde, em particular sobre a indústria farmacêutica. Apesar de atualmente a situação pandémica estar significativamente mais calma do que noutras alturas, o fenómeno da partilha de fake news relacionadas com o tema não desapareceu.

Num vídeo partilhado pela organização “Project Veritas”, um grupo de conservador associado à partilha de informações duvidosas, surge Jordon Trishton Walker, um suposto diretor da farmacêutica Pfizer, com responsabilidades no desenvolvimento e no planeamento científico e estratégico, numa conversa informal gravada com câmara oculta. Neste vídeo, o alegado responsável revela que a Pfizer está a trabalhar em mutações para o vírus da Covid-19, com o objetivo de produzir novas vacinas. É também abordado o suposto controlo que a Pfizer tem sobre o sistema de saúde dos EUA.

Informação falsa sobre diretor da Pfizer

A mesma organização de divulgação de informações falsas ou enganadoras partilhou também um outro vídeo onde Jordon Trishton Walker se mostra visivelmente incomodado ao descobrir que está a ser filmado pelo “Project Veritas”. Excertos deste vídeo estão a ser partilhados por utilizadores do Facebook.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Publicação no Facebook sobre alegado diretor da Pfizer

Mas afinal quem é esta personagem? Com uma pesquisa simples no site da Pfizer é possível consultar a lista de diretores e outros responsáveis da farmacêutica e nenhum tem o nome “Jordon Trishton Walker”. Nessas informações que estão disponíveis no site da Pfizer não é possível encontrar qualquer responsável da farmacêutica cujo aspeto corresponda ao da figura que surge no vídeo a fazer as supostas revelações.

Ao pesquisar isoladamente o nome Jordon Trishton Walker não se obtêm resultados relacionados com a indústria farmacêutica, ou com a área científica sequer, excetuando os relacionados com estes vídeos. E, para terminar, o cargo indicado pelo no vídeo, com aquela exata formulação, não existe na Pfizer. Ou seja, a narrativa criada por estas publicações é falsa.

Outro elemento que importa sublinhar é que este vídeo é produzido e partilhado pelo “Project Veritas”. Trata-se de uma organização com histórico na criação de informações falsas, através de vídeos editados.

Washington Post denuncia história falsa plantada por grupo conservador para “apanhar” o jornal

Conclusão

É falso que um diretor da Pfizer tenha assumido que a farmacêutica controla as agências de saúde norte americanas e que está a trabalhar em novas mutações da Covid-19 para produzir vacinas. O nome indicado nos vídeos partilhados não corresponde ao de qualquer responsável pela Pfizer, e estamos perante produções de um grupo com histórico na partilha de fake news.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge