Um dos textos começa com a referência, via hashtag, à Nova Ordem Mundial, a teoria da conspiração sobre uma elite secreta que planeia dominar o mundo, e fala na intenção do Fórum Económico Mundial (FEM) de “reescrever a Bíblia”. Outro repete a ideia, afirmando que o “WEF [sigla inglesa do FEM] ordena que o governo proíba a Bíblia e publique a versão ‘verificada’ sem Deus”.

Os textos vão no mesmo sentido e acusam o Fórum Económico Mundial de ter pedido “que as escrituras religiosas sejam ‘reescritas’ pela inteligência artificial para criar uma ‘nova Bíblia’ globalizada.

De acordo com o WEF, Deus, Jesus e o Cristianismo são ‘notícias falsas’ que devem ser descartadas pela humanidade”, refere uma das publicações. A queixa também é comum: “As escrituras estão a ser atacadas por todos os lados.” E um dos textos aponta mesmo o dedo a Klaus Schwab, presidente do Fórum Económico Mundial, que acusa de tentar “suplantar Jesus”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Não existe nenhuma posição oficial do FEM no sentido do que está nestas publicações, nem declarações do seu presidente a defender isso mesmo. Na origem destas publicações estará uma conferência do historiador Yuval Noah Harari, promovida pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, que não faz parte da organização não-governamental, embora com ela colabore. E nem mesmo as suas declarações vão no sentido do que está escrito nas redes sociais.

Na conferência, Harari colocou a Inteligência Artificial como “a primeira tecnologia de sempre que pode criar novas ideias”. E quando falava nas capacidades da IA e nesta vertente específica, comparou o seu poder com os órgãos de comunicação tradicionais que apenas “conseguem difundir as ideias criadas pela mente humana”.

Já a Inteligência Artificial, disse então, “pode criar novas ideias, pode até escrever uma nova Bíblia”, exemplificou numa parte da conferência que pode ouvir no vídeo a partir dos oito minutos. O historiador até ironizou ao dizer que a ideia original de várias religiões de terem um livro sagrado escrito por uma “inteligência sobre-humana ou uma entidade não-humana” pode vir a “tornar-se realidade em poucos anos”. “Um livro sagrado escrito pela Inteligência Artificial pode ser uma realidade dentro de poucos anos”, afirmou numa conversa sobre o poder da IA.

Conclusão

O Fórum Económico Mundial não defende que a Bíblia nem qualquer outra “escritura religiosa” seja reescrita pela Inteligência Artificial ou ordenou a governos que proíbam o texto sagrado para os católicos. As várias publicações que o afirmam não apresentam fontes fidedignas e uma delas até remete para a teoria conspiracionista Nova Ordem Mundial, que frequentemente difunde factos falsos.

Em maio deste ano, numa conferência promovida pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, um historiador que já colaborou com o FEM, Yuval Noah Harari, falou do poder da Inteligência artificial, incluindo o de “criar novas ideias” e um dos exemplos que deu foi o da capacidade, em teoria, de escrever um livro sagrado para uma religião. Harari não representa o FEM e também não disse o que é dito nestas publicações, falando apenas na hipótese teórica de vir a existir uma escritura seguida por um conjunto de crentes que tenha na sua origem a Inteligência Artificial, para dar um exemplo do poder de criação desta tecnologia.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge