Um vídeo partilhado nas redes sociais nos últimos dias apresenta imagens onde se vêm vários prédios, luzes vermelhas, muito fumo e até, na mesma montagem, um edifício em chamas. As imagens são atribuídas a ataques de Israel na Faixa de Gaza.

“A faixa de Gaza, neste momento, a ser apagada do mapa”, consta numa frase escrita neste vídeo. No texto da partilha estás escrito que se trata de um “vídeo original” e de um “ataque de Israel contra Gaza”. Mas será mesmo assim?

Algumas das imagens que estão no vídeo em causa estão no Youtube, como pode verificar aqui, e têm como data de publicação o dia 16 de julho de 2023. A escalada de violência na Faixa de Gaza no último mês aconteceu na sequência de um ataque do Hamas a Israel a 7 de outubro deste ano, mais de três meses depois da publicação do vídeo usado nesta publicação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Essas imagens foram registadas na Argélia e não em Gaza, segundo a Reuters que cruzou imagens satélite para decifrar o local. Aliás, na descrição do vídeo lê-se “CRB”, a sigla de um clube de futebol argelino, o Chabab Riadhi de Belouizdad, que conquistou o campeonato nacional de futebol nessa mesma data, pelo que as imagens serão de festejos desse dia. Neste vídeo publicado por um utilizador no Twitter, imagens muito semelhantes têm como legenda “Argel iluminada pela impressionante explosão de adeptos do CR de Belouizdad que festejam o seu quarto título de campeão”.

Quanto às imagens de um edifício em chamas, que também aparecem nesta edição que se tornou viral, foram registadas no Azerbeijão a 6 de outubro deste ano. Nessa altura, tal como reportam vários órgãos de comunicação social locais, houve um incêndio num edifício comercial em Masalli e as fotografias então publicadas permitem verificar que se trata do mesmo edifício que surge na montagem partilhada como contendo registos de ataques em Gaza.

No último mês, o conflito entre Israel e Hamas já fez mais de 12.400 vítimas mortais, de acordo com dados avançados pelas autoridades de saúde de ambos os lados no final da semana passada. Do lado do grupo radical islâmico, Hamas, o número de mortos registado desde o início do conflito ultrapassa os 11 mil em Gaza e 18o na Cisjordânia. Já Israel disse que, dos ataques do Hamas em outubro, resultaram cerca de 1.200 mortos.

Conclusão

O vídeo que é partilhado nesta e noutras publicações que estão no Facebook como sendo relativas a ataques israelitas na Faixa de Gaza são de momentos anteriores à escalada do conflito e nem sequer foram captadas naquela região. Algumas das imagens são de festejos, na Argélia, depois da vitória do Chabab Riadhi de Belouizdad no campeonato nacional de futebol. Outras são retiradas de um incêndio no Azerbeijão. Não se trata, assim, de imagens do conflito que se intensificou na Faixa de Gaza, após os ataques do Hamas a Israel no dia 7 de outubro e que já provocou mais de 12 mil mortos.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge