Circula nas redes sociais uma imagem de um alegado tweet de Lula da Silva que refere que, para continuar a financiar o programa de apoio social Auxílio Brasil, o Presidente eleito do Brasil quer “bloquear as poupanças dos brasileiros” durante “apenas” seis meses.

“Companheiros e companheiras. Nós vamos manter o Auxílio Brasil, mas para isso precisamos da sua contribuição. Meus amigos, durante apenas seis meses de 2023 precisaremos bloquear as poupanças dos brasileiros. São apenas seis meses. Confiem nesse metalúrgico aqui”, refere o post.

O alegado tweet de Lula da Silva sobre o Auxílio Brasil

A publicação é, no entanto, falsa – uma pesquisa no Twitter permite facilmente concluir que não existe qualquer tweet na página oficial de Lula nessa rede social com as palavras que lhe são atribuídas sobre o Auxílio Brasil, um programa que integra várias políticas públicas de assistência social, saúde, educação, emprego e renda, como é explicado no site do Governo brasileiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além disso, nenhum dos tweets publicados na data indicada na imagem, 13 de outubro, refere o programa de apoio social, mas sim questões relacionadas com a agenda da campanha presidencial de Lula. A publicação trata-se, portanto, de uma montagem.

Desde o início da campanha no Brasil, no final de agosto, têm surgido várias notícias falsas relacionadas com os dois principais candidatos, Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro, muitas delas desmentidas pelo Observador. A divulgação de fake news intensificou-se com a aproximação da segunda volta das eleições, que ocorreu no último domingo de outubro, e que resultou na eleição de Lula da Silva para um terceiro mandato como Presidente do Brasil, com 51,36% dos votos.

Lula ressuscitou. Agora, para continuar vivo, terá de ir “além do PT”

Conclusão

Lula da Silva nunca escreveu no Twitter que, para continuar a financiar o programa de apoio social Auxílio Brasil, era necessário bloquear as poupanças dos brasileiros durante seis meses. O tweet que circula nas redes sociais é uma montagem.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge