Numa suposta publicação na página oficial de Lula da Silva no Twitter, o Presidente eleito do Brasil afirma que, no seu “primeiro pacote de ações”, depois de tomar posse, “está a desmilitarização, despolitização e desarmamento das polícias”. A imagem, que está a ser partilhada no Instagram, tem visível o mesmo nome de utilizador que a conta oficial de Lula da Silva (e o respetivo visto azul que certifica contas oficiais) e a mesma fotografia de perfil, mas o tweet não foi partilhado na conta oficial de Lula naquela rede social.

Estas afirmações nunca foram feitas por Lula, que foi eleito presidente do Brasil nas eleições de 30 de outubro (na segunda volta contra Jair Bolsonaro). Se pesquisarmos na sua conta oficial, não existe nenhuma publicação semelhante no dia 1 de novembro (data que consta no suposto tweet de Lula).

Numa resposta, via Whatsapp ao site de verificações de fake news basileiro Lupa, a assessoria do presidente eleito atribui a publicação a “grupos bolsonaristas” e garante que “jamais foi publicado ou dito isso pelo presidente eleito Lula”.

Conclusão

O presidente eleito do Brasil nunca defendeu “a desmilitarização, despolitização e desarmamento das polícias”. Os tweets referidos nunca existiram. Trata-se de uma manipulação feita a partir da imagem da conta oficial do Twitter de Lula da Silva para lhe atribuir frases (e posições políticas) que não são suas.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge