*|IF:IS_PR!=true|*
|
Bata o pé. O Jornalismo independente precisa do seu apoio. Sem os nossos assinantes, não temos voz.
Torne-se assinante agora
|
*|END:IF|*
|
|
|
Enquanto dormia… |
…publicávamos uma entrevista com Vali Nasr, autor do livro “A Grande Estratégia”, que reflete sobre as bases do regime iraniano. Diz Nasr que o isolamento e o ódio aos EUA levaram à criação do eixo de resistência — que está mais frágil. “Isto está profundamente enraizado na mentalidade iraniana: estão sozinhos”, afirma. |
Durante a última noite, ataques israelitas causaram pelo menos sete mortos no Líbano. Um porta-contentores foi atingido por um “projétil desconhecido” perto dos Emirados Árabes Unidos. Vamos continuar a seguir tudo o que se passa no Médio-Oriente com o nosso liveblog, em atualização permanente. |
Na política portuguesa, o Chega está pronto para uma era com Pedro Passos Coelho e André Ventura não coloca o “ego” à frente das reformas. O que chegou a ser uma miragem tornou-se uma hipótese a ser discutida. Com o antigo primeiro-ministro em força no espaço mediático e com críticas ao Governo, o Chega afasta problemas eleitorais e pensa a longo prazo. |
Ontem, o Sporting perdeu com o Bodö/Glimt-Sporting por 3-0. A segunda mão do oitavos de final da Liga dos Campeões vai acontecer em Alvalade e a equipa portuguesa vai ter de golear para passar à próxima fase. Já hoje jogam FC Porto e Sporting de Braga, na Liga Europa. |
Há novos filmes nas salas de cinema e há novos livros nas bancas, como o de Vera Iaconelli, a psicanalista que se analisou a ela própria: “As coisas nunca estão resolvidas, mas ao escrever consegui arrumá-las melhor”, diz-nos em entrevista a propósito do livro Análise. |
Nesta newsletter tem a informação mais importante para este começo de dia. Vamos continuar a atualizar todas as notícias no jornal, na rádio e nos canais no WhatsApp, no Instagram e no Facebook. Se quiser descontrair, pode sempre jogar os nossos Sudoku e AbraPalavra. |
Tenha uma ótima quinta-feira. |
|
NOTÍCIAS RELEVANTES
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
PODCASTS
|
|
|
Rádio Observador
|
|
|
|
No "Realpolitik", Sérgio Sousa Pinto e Miguel Pinheiro falam sobre a guerra no Irão, sobre os primeiros dias do Presidente Seguro e sobre a necessidade de uma reforma laboral.
|
|
|
|
|
Dinheiro
|
|
|
|
O Tribunal Administrativo de Lisboa deu razão à FlixBus no processo contra Rede Nacional de Expressos sobre o acesso ao terminal rodoviário de Sete Rios, em Lisboa.
|
|
|
|
|
|
Economia
|
|
|
|
Paula Gomes Freire é advogada e managing partner da VdA. Fala sobre o impacto da IA, da resolução do BES e de como foi substituir um líder carismático.
|
|
|
|
|
Rádio Observador
|
|
|
|
Acabou de forma intempestiva mais uma reunião entre o governo e as associações patronais. A ministra não desiste e parece cada vez mais provável que se avance para o parlamento sem um acordo.
|
|
|
|
|
|
Lifestyle
|
|
|
|
Comprar casa em Portugal parece impossível? Falamos de crédito a 100%, crise da habitação, bancos e erros a evitar com João Zoio.
|
|
|
|
|
Governo
|
|
|
|
As declarações do ministro estão a ser alvo de críticas, mas será que foi demasiado sincero ou só perdeu a noção? E ainda, Flixbus vence batalha de Sete Rios.
|
|
|
|
Guerra no Médio Oriente
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
OS NOSSOS ESPECIAIS
|
|
|
|
|
DESPORTO
|
|
|
|
|
|
|
|
|
OPINIÃO
|
|
|
|
Numa sociedade radicalizada, em que as emoções valem mais do que a razão (que além de não existir é opressiva), o equilíbrio só pode significar má-fé ou parvoíce, pois o bom senso é um contrassenso
|
|
|
|
|
Reduzir a complexidade humana a símbolos políticos exige sempre o mesmo método: escolher um fragmento, amplificá-lo até ocupar a história inteira e deixar cair o resto no silêncio.
|
|
|
|
|
Queremos apenas desaparecer completamente, porque o sentido de tudo termina aqui e agora, nesta Terra, aonde não queremos deixar sequer uma pedra aonde nos chorarem ou vexarem
|
|
|
|
|
Montenegro, ao virar-se contra Passos e recorrer à farsa das directas como forma de se “legitimar”, mostrou que entre a responsabilidade de governar e a vitimização escolhe reiteradamente o segundo
|
|
|
|
|
A guerra é real, mas a calma dos residentes também o é. Para quase todos nós, isto é uma experiência totalmente nova — simultaneamente assustadora e extraordinariamente interessante.
|
|
MAIS PARA LER
|
|
|
Cinema
|
|
|
|
"O Estrangeiro", de François Ozon, segundo Camus, "Kill Bill: Toda a Obra Sangrenta", de Quentin Tarantino, e "O Mago do Kremlin", de Olivier Assayas, são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.
|
|
|
|
|
Cinema
|
|
|
|
Jude Law é Vladimir Putin e Paul Dano o seu "homem na sombra", Vadim Baranov, em "O Mago do Kremlin", de Olivier Assayas, segundo o livro de Giuliano da Empoli. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
|
|
|
|
|
|
Livros
|
|
|
|
Cresceu com um pai alcoólico que escondia uma segunda família e uma mãe submissa. No livro "Análise" faz um relato íntimo (mas universal) sobre herança, trauma e reconstrução. Falámos com a autora.
|
|
|
|
|
Concertos
|
|
|
|
Antes, os nervos e os desejos. No fim, os elogios, os fãs e a família. Durante o concerto, uma noite de reconhecimento num espectáculo ímpar até à data. Acompanhámos a fadista na maior sala do país.
|
|
|
|
|
Música
|
|
|
|
“Tim Maia Racional”, série de álbuns míticos baseados num culto misterioso, é lançada em vinil e na íntegra pela primeira vez. Mais de 50 anos depois, porque é que estes discos permanecem essenciais?
|
|
|
|
|
|
|