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Em Portugal, há 45 construtores de automóveis a operar, que tentam aliciar os potenciais clientes com propostas que envolvem 324 modelos e 3201 versões, uma imensidão que até pode ser entusiasmante para quem está por dentro da indústria automóvel, mas que obriga a perder tempo e causa algumas dores de cabeça aos que desejam resolver rapidamente o assunto. E é exactamente para dar uma mão a estes nossos leitores que o Observador criou uma ferramenta destinada a facilitar – e a tornar mais eficiente – a determinação dos veículos que mais se adaptam às nossas necessidades. |
Com as vendas de carros novos a aumentar, recuperando dos tempos da Covid e resistindo ao sufoco adicional criado pela inflação, os portugueses precisam cada vez mais de ajuda para, rapidamente e sem correr o risco de deixar para trás nenhum dos modelos que poderiam satisfazer as suas necessidades, chegar a uma short list com os automóveis que estão mais em linha com os seus requisitos, ou os da família. O “Vamos procurar o seu carro novo” é a ferramenta que associa uma base de dados exaustiva e actual com um algoritmo que apenas espera que o leitor lhe diga que tipo de veículo pretende, da forma da carroçaria às dimensões, passando pelo intervalo de preço e o tipo de motorização, terminando com uma referência às qualidades que mais quer ver no seu carro novo, se a economia, capacidade de aceleração, espaço, conforto ou preço. Faça uma simulação, veja os resultados e depois diga-nos se ficou bem servido. Nós experimentámos, gostámos dos resultados e ficámos impressionados com o número de automóveis a que poderíamos chamar nossos. |
Nestes últimos dias surgiram ainda novidades como a Ford estar a preparar uma Ranger PHEV, com vantagens em potência e em economia. Já a Volkswagen apresentou aquele que será o último Tiguan com motor principal a combustão, com a Mitsubishi a ter revelado o seu novo Colt. Mais curioso é o facto de a Alfa Romeo anunciar que já não perde dinheiro, mas agora pretende (rapidamente) passar a ganhar muito mais. |
Relacionado com estratégia e novas tecnologias, a Alemanha viu-se obrigada a abrir mão dos combustíveis sintéticos, por os restantes grandes países europeus não pretenderem partilhar a conta, enquanto do Japão nos chegam novidades a propósito da Toyota e da Lexus, a primeira a avisar que as novas fábricas de veículos eléctricos vão ter mais robots e menos empregados, para reduzirem os custos de produção, enquanto o novo presidente da Lexus prometeu mais e melhores eléctricos, recorrendo a tecnologias que já vimos noutros lados. A guerra dos europeus com os construtores chineses continua ao rubro, com Itália a ponderar juntar-se à França, esgrimindo o mesmo argumento para afastar os eléctricos chineses dos incentivos, isto num período em que a Tesla viu a sua produção e vendas descerem, enquanto a Peugeot continua a liderar as vendas de veículos no mercado português. |
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A semana em marcha-atrás
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Mitsubishi
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A Mitsubishi lançou no mercado nacional o melhor Colt de sempre. Assumido como um "rebadge" do Renault Clio, o Colt posiciona-se como um utilitário moderno, atraente e com os motores mais acessíveis.
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Ford
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A Ford quer oferecer o melhor de dois mundos com a versão PHEV da Ranger, com que pretende redefinir o segmento. Capacidade, versatilidade, tranquilidade e flexibilidade estão no horizonte. Só em 2025
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Volkswagen
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A última geração do Tiguan com motores de combustão vai chegar a Portugal no segundo trimestre de 2024. Destacam-se as versões PHEV, com cerca de 100 km de autonomia eléctrica e carga rápida em DC.
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Aston Martin
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A Aston Martin tem o Valhalla híbrido com 1012 cv quase pronto. Os primeiros testes arrancam este ano, para as entregas a clientes das 999 unidades começarem em 2024, com a ajuda da equipa de F1.
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Em modo eléctrico
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Elétricos
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Itália considera alinhar pelos franceses na luta contra os veículos eléctricos chineses. O objectivo é diferenciar os automóveis produzidos com energia verde dos que recorrem a carvão.
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Nissan
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A Nissan antecipa-se à União Europeia deixando de vender veículos com motores a combustão em 2030, cinco anos antes do objectivo. E, para abrir o apetite, mostrou o concept de um mini desportivo.
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Vendas
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A Coreia do Sul é dos países mais avançados na mobilidade eléctrica. Não só é a sede da Hyundai e Kia, como também da LG Chem, um grande fabricante de baterias, mas não se livrou da guerra de preços.
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Tesla
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Esqueça os dados oficiais da Tesla. O independente North American Council for Freight Efficiency assumiu o controlo da eficiência dos Semi e acompanhou os camiões durante 2 semanas. Eis as conclusões.
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Ford
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As vendas do Mustang Mach-E na China têm ficado abaixo das expectativas e, para tentar inverter a queda nas transacções, a Ford decidiu mudar de estratégia, abandonando as vendas directas.
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Muito à frente
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Dicas Auto
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Com a situação económica menos favorável a obrigar a lidar com as finanças familiares com pinças, o Observador fornece gratuitamente uma ferramenta que o ajuda a encontrar o carro ideal para si.
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Volkswagen
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O maior problema que o Grupo VW encontrou no seu caminho rumo à mobilidade eléctrica foi o software. A mais recente tentativa de o ultrapassar passou pela contratação de um homem da Rivian, ex-Tesla.
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Vendas
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Setembro confirmou a liderança no mercado nacional da Peugeot, construtor que nos primeiros 9 meses do ano vendeu 17.253 veículos, à frente da Renault e da Dacia, que ficou num surpreendente 3º lugar.
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Hyundai
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A Hyundai prometeu que o Ioniq 5 N seria um desportivo eléctrico digno de respeito. Agora um mestre na arte do drift demonstrou que a versão mais assanhada do modelo consegue ser igualmente divertida.
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Tech Auto
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Tudo aponta para que os primeiros carros voadores comecem a circular a partir de 2025, mas o que poucos sabem é que há 77 anos o primeiro destes veículos, o Convair Model 116, provou que era possível.
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Ponha os olhos nisto
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Nissan
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Depois de anunciar que, a partir de 2030, só vai vender carros eléctricos, a Nissan começa a dar pistas sobre o seu futuro. Com o salão de Tóquio à porta, promete quatro protótipos. Este é o primeiro.
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Toyota
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Numa fase em que começa a acelerar a sua produção de veículos eléctricos, bem como das respectivas baterias, a Toyota avisa que as fábricas de automóveis eléctricos necessitarão de menos empregados.
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Alfa Romeo
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As contas da Alfa Romeo já não requerem cuidados intensivos. Segundo o CEO, a marca de Arese não só voltou aos lucros, como o caminho que tem pela frente abre perspectivas de um recorde de vendas.
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Alerta sonoro
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