|
|
A nossa vida seria mais fácil se viéssemos ao mundo com um livro de instruções? Provavelmente, sim. |
Durante a licença de maternidade, a ideia girou na cabeça da Sara Antunes de Oliveira, diretora-adjunta do Observador — e já vamos perceber como a cabeça da Sara é fundamental para o sucesso desta história (e não apenas ao nível da criatividade e da capacidade intelectual). |
Há dois anos, a Sara Antunes de Oliveira e o psiquiatra Gustavo Jesus lançaram “O ‘Médico dos Malucos’ e outros mitos sobre saúde mental”, um videocast com episódios de 5 a 7 minutos em que procuram esclarecer, corrigir ideias erradas e bastante frequentes sobre o tema. Sem surpresas, a adesão foi muito elevada. Mas a frase “Onde posso ver o episódio completo?” tornou-se rapidamente a pergunta mais repetida nas caixas de comentários do programa. Uma situação, no mínimo, desconcertante porque… aquele era o episódio completo. |
Há uma coisa que é essencial saber: na cabeça da Sara habita uma indomável vontade de fazer sempre mais — e isto não é lamento de quem trabalha com ela todos os dias, é mesmo um elogio. Por isso, a resposta que encontrou para dar aos comentários e aos ouvintes que pediam mais foi pensar num outro formato, com conversas mais detalhadas e profundas sobre temas ligados à saúde mental. E foi justamente aí que nasceu o “Manual de Instruções para Humanos”, o novo videocast do Observador. |
O médico Gustavo Jesus tem uma agenda muito complicada, mas alinhou de imediato. Ainda antes do verão, gravaram ensaios e conversas e chegaram à conclusão de que seria muito interessante ter objetos que se enquadrassem nos vários temas. Os objetos ajudam-nos a compreender melhor o que está a ser explicado pelo psiquiatra e a Sara usa-os para fazer perguntas. E “usar” é aqui um verbo que se aplica como uma touca, mas já lá vamos. |
A conversa flui de forma muito descontraída, com tempo. Cada episódio inclui o caso de um ouvinte; uma checklist de estratégias práticas para lidar com problemas ou situações; respostas aos comentários e perguntas que os ouvintes e espectadores deixam no YouTube, nas redes sociais do Observador ou no email manual@observador.pt. Já deu para perceber que não vai ser fácil dar feedback a todos. O segundo episódio, “Preciso de Dormir. 7 Estratégias para uma Rotina de Sono”, recebeu cerca de 200 comentários em todas as plataformas — e o excerto no Instagram foi partilhado mais de 5.500 vezes. Por isso, fica prometido, para as próximas semanas, um programa especial só com respostas sobre o sono. |
A estreia foi dedicada à agitação em que nos vemos mergulhados dia a dia. “Vivo Sempre em Stress: Isto Tem Fim?”. Já soma mais de 36,5 mil visualizações e/ou audições. O terceiro episódio, a publicar este domingo, é sobre o luto e procura identificar estratégias para vidas menos ansiosas, tristes e mais felizes. Nos próximos, o objetivo será sempre o mesmo: conversar sobre temas que podem ser preocupações e ansiedades de todos nós. |
Como já aqui tinha dado a entender, a Sara Antunes de Oliveira mergulha de cabeça nestes projetos. É destemida, empenhada, criativa, sagaz e esforçada. Há uns dias chamou-me para me mostrar um excerto do segundo episódio, o tal sobre o sono. Estava a rir. “Olha aqui…” O objeto que Gustavo Jesus elegeu é um capacete de eletroencefalografia. Para mim, leigo, é uma touca azul, cheia de pontinhos brancos — terminais — e uma amálgama de cabos coloridos que sai do alto da cabeça, como se fosse uma longa e vistosa trança. Como o nome indica, o capacete é usado para medir a atividade elétrica do cérebro. Gustavo Jesus explica a importância do objeto para aferir a qualidade do sono. Sara Antunes de Oliveira pôs a touca e deixou-se gravar em vídeo com ela. Minha querida Sara. Nada temas. Até de touca de eletroencefalografia, ficas bem. |
PS: E esta semana tivemos uma grande notícia. O Observador lidera o ranking de podcasts de setembro em ouvintes e downloads. Segundo o Podscope, o estudo que mede as audiências de podcasts, temos 3 títulos no top 10: A História do Dia, o Contra-Corrente e o Quente e Frio. Segundo os dados auditados, em setembro liderámos em número de ouvintes semanais (288.152) e em número de downloads, com mais de 2,5 milhões, muito acima da Renascença (com 2 milhões) e do Expresso (com 1,5 milhões). Este é o sexto mês de 2026 em que o Observador conquista a liderança. |
|
Talvez lhe tenha escapado
|
|
|
Porto
|
|
|
|
Pelo menos 37 pessoas ficaram feridas e sete precisaram de assistência hospitalar após operação policial, que também feriu agente. PSP e movimento contradizem-se, mas manifestantes não desarmam.
|
|
|
|
|
Justiça
|
|
|
|
MP acusa Nelson Vassalo de crimes de infração terrorista. Defesa diz que foi um "ato irrefletido" e que não vai requerer abertura de instrução.
|
|
|
|
|
|
Pedro Passos Coelho
|
|
|
|
Antigo PM mantém convicção: não está disponível para enfrentar Montenegro em eleições internas e só volta depois de disputar e vencer legislativas. As muitas condicionantes para o regresso de Passos.
|
|
|
|
|
Governo
|
|
|
|
Homens de Montenegro defendem que Passos já não conhece o partido, nem o país. Ideia de que conseguiria fazer de Ventura um moderado reformista é delírio. PM aconselha Passos a não apostar contra ele
|
|
|
|
|
Vichyssoise
|
|
|
|
Em entrevista na Vichyssoise, antigo dirigente do CDS diz que Passos foi injusto com Montenegro. Feio acredita que AD deve aliar-se à IL e que André Ventura já só trabalha para ser "líder da direita".
|
|
|
|
|
|
Partido Chega
|
|
|
|
Ventura considera que tempo de se entender com Montenegro ficou no passado. Agora, centra-se nas sondagens para apostar num cenário em que o Chega vence e lidera a maioria, mesmo que seja com Passos.
|
|
|
|
|
PS
|
|
|
|
Os socialistas veem nas divisões do PSD um trunfo, mas não ignoram os riscos do regresso de Passos: eleições antes de estarem prontos e uma possível maioria de direita com Chega e IL.
|
|
|
|
|
|
Pedro Santana Lopes
|
|
|
|
Presidente da Figueira da Foz chegou a receber cinco vezes o seu salário de autarca por contribuições na imprensa. Reformou-se aos 49 anos devido a uma lei com que "moralmente não concordava muito".
|
|
|
|
|
Entrevista
|
|
|
|
Ricardo Amaro, economista português em Dublin, revela que crise no acesso à habitação está a levar investidores estrangeiros a recear trazer ao país o investimento de que necessita para "dar o salto".
|
|
|
|
|
Prémio Nobel
|
|
|
|
Robert E. Hall e Michael Woodford nunca trabalharam juntos mas a pesquisa académica de ambos criou "a base da nossa compreensão de como funciona a política monetária", diz Ricardo Reis.
|
|
|
|
|
|
Privatização da TAP
|
|
|
|
A oferta mais alta foi decisiva, mas uma proposta de ações para o Estado e uma escola de pilotos em Tancos também contribuíram para a vitória do grupo alemão. A privatização da TAP em 14 respostas.
|
|
|
|
|
Partido Chega
|
|
|
|
Ventura trocou as perguntas diretas a Luís Neves pela presidência da CPI. O cargo tem limites, mas também margem para quem quiser seguir estilo mais interventivo.
|
|
|
|
|
Ministério Administração Interna
|
|
|
|
Auditoria das Finanças a dois programas com fundos europeus, apresentada em setembro, aponta irregularidades na gestão e controlo de fraudes do organismo que era liderado por Ricardo Carrilho.
|
|
|
|
|
|
Ciência
|
|
|
|
O astrofísico mais conhecido do planeta está em Lisboa para uma exibição ao vivo do seu podcast StarTalk, com o humorista Chuck Nice. Em entrevista ao Observador, partilham a paixão pela Ciência.
|
|
|
|
|
Música
|
|
|
|
A banda portuguesa lança o primeiro álbum desde que se fez fenómeno com o Festival da Canção. Entre a Madeira e o Brasil, assim se construiu um disco pop ambicioso.
|
|
|
|
|
Música
|
|
|
|
Poucos dias antes da edição de um novo disco, "A Flor do Recomeço", o cantor fala das gravações no Brasil e da vida em Barcelona, mas também aborda o Spotify, a Eurovisão e o "caso Ed Sheeran".
|
|
|
|
|
|
Literatura
|
|
|
|
O Nobel da Literatura de 2023 esteve em Portugal para participar no Fólio. Em entrevista ao Observador, falou sobre a música que abandonou, Rothko, a IA e o medo de se tornar uma "estátua".
|
|
|
Opinião
|
|
|
|
Além de Pedro Passos Coelho, veem mais alguém com autoridade, experiência e visão para liderar a maioria reformista de que Portugal precisa?
|
|
|
|
|
Importa perceber se os mais de 60% de deputados que se sentam à direita do PS correspondem mesmo a uma “maioria de direita”. E se um Chega liberto da “peçonha” pode ser parceiro numa agenda reformista
|
|
|
|
|
Luís Montenegro terá mais cedo ou mais tarde de esclarecer se, caso o Chega vença as próximas eleições, aceitará viabilizar um Governo liderado por Ventura ou preferirá reeditar uma nova geringonça
|
|
|
|
|
Por duas vezes, em Washington, gizaram-se planos de ocupação dos Açores e houve mesmo o deslize de falar das ilhas como se fossem terra de ninguém.
|
|
|
|
|
O que é que essas gerações de falhados alguma vez fizeram pela ínclita geração de Greta Thunberg a não ser dar-lhe smartphones, a Taylor Swift e, vá, a vacina contra o sarampo?
|
|
|
|
|