Ao longo dos últimos dois anos, a sustentabilidade tem vindo a tornar-se cada vez mais, uma necessidade para as empresas devido à mudança de perspetivas e obrigatoriedades em todo o mundo. Está a tornar-se ainda mais crítico para as empresas abordar o fosso entre saber e fazer, abraçando práticas empresariais sustentáveis. A sustentabilidade pode ser definida como a satisfação das necessidades presentes sem comprometer as necessidades das gerações futuras para satisfazer as suas e existem três pilares fundamentais: económico, ambiental e social.

Embora 90% dos líderes considerem que a sustentabilidade é fundamental para o futuro das organizações, apenas 60% das empresas têm definida uma estratégia de sustentabilidade. Muitas vezes, as empresas que falam em querer ser mais sustentáveis, com baixos níveis de emissões carbónicas e com a pegada carbónica controlada, falham no momento de implementação. Uma das razões pelas quais isto acontece diz respeito ao facto de os conselhos de administração não estarem assim tão empenhados nas estratégias de sustentabilidade, como assumem inicialmente.

A verdade é que atualmente, segundo o Regulamento de Taxonomia como parte do chamado Acordo Verde Europeu, as empresas do setor da banca já estão obrigadas a apresentar relatórios e evidências de sustentabilidade, e estas obrigatoriedades não se vão restringir a este setor. Quer isto dizer que, num curto espaço de tempo, as organizações que não se adaptarem ao contexto empresarial através da inclusão de tecnologias capazes de ajudar as empresas a “serem mais sustentáveis”, certamente que não terão sucesso.

Atualmente, o mundo vê-se confrontado com a sobre-exploração de recursos e, de acordo com McKinsey, ter uma estratégia de sustentabilidade permite a uma empresa olhar para o futuro através de investimentos a longo prazo. É fundamental que os líderes empresariais tomem consciência relativamente à necessidade de reduzir, reutilizar e reciclar, progredindo em direção à economia circular – que se espera que em 2025 atinja os 2,15 triliões de euros.

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Neste sentido, identifico 3 razões pelas quais as estratégias de sustentabilidade vão impactar o futuro dos negócios:

Uma vantagem competitiva

Nos dias de hoje, as organizações estão cada vez mais expostas à sociedade e às exigências de clientes e potenciais clientes e, neste sentido, é importante perceber que o tempo das empresas “neutras” em relação ao contexto social, político ou económico que as rodeia, já acabou. Os Millenials são exemplo disso mesmo. Um inquérito da Nielsen mostra que os Millenials são duas vezes mais prováveis do que os Baby Boomers a dizer que estão a mudar hábitos para reduzir o impacto ambiental. A Geração Z, por sua vez, está também a tornar-se numa geração preocupada com o tema da sustentabilidade.

Isto mostra que as marcas podem aumentar tremendamente os seus valores de negócio ao concentrarem-se em temas como a sustentabilidade, a redução da pegada carbónica, na medida em que, hoje, mais do que nunca, os clientes olham para as organizações em que reveem os seus valores e princípios.

Aumento da eficiência

De acordo com McKinsey, uma estratégia de sustentabilidade pode reduzir substancialmente os custos – consumo de energia e água – e afetar os lucros operacionais em até 60%. A implementação de práticas sustentáveis em unidades de negócio pode aumentar as hipóteses de uma organização lucrar com essa mesma sustentabilidade.

É fundamental ser transparente sobre as práticas sustentáveis. Por exemplo, quando a Puma publicou dados sobre a água utilizada e o carbono emitido através da sua cadeia de abastecimento, ajudou a identificar formas para reduzir o consumo de água, energia e combustível em 60%. Ser sustentável pode, também, melhorar as relações com o governo e a comunidade local na medida em que potencia os incentivos fiscais e subsídios das empresas.

Atração de talento

Numa altura em que se fala na escassez de profissionais qualificados, sobretudo no setor das Tecnologias de Informação, ser sustentável é o primeiro passo para combater essa debilidade. Quase 40% dos Millenials aceitam um emprego devido à sustentabilidade da empresa e estão mesmo dispostos a aceitar uma redução salarial para trabalhar numa empresa com um compromisso ambiental responsável. Com os Millenials a tornarem-se na maior força de trabalho, não ter uma estratégia de sustentabilidade pode significar a perda de muitos bons talentos. Ser sustentável pode também levar a que os trabalhadores estejam mais motivados para trabalhar, na medida em que o valor que a empresa está a gerar é para um bem comum.