Um novo caso de Ébola foi detetado na República Democrática do Congo, perto da cidade de Butembo, com a pessoa infetada a não resistir ao vírus. Segundo a Reuters, o anúncio foi feito pelo ministério da saúde daquele país este domingo.

O vírus terá sido detetado numa mulher a 1 de fevereiro e esta acabou por morrer no hospital dois dias depois. A vítima do ébola terá contraído o vírus através do marido, que tinha apanhado o vírus num surto anterior. Segundo o comunicado do ministério da saúde uma equipa regional já está a trabalhar para controlar a situação, com a ajuda de uma equipa nacional.

O anúncio desta morte por Ébola, explica a Reuters, pode significar o início do 12º surto de Ébola no país desde que este vírus foi descoberto perto do Rio Ébola em 1976. Este caso surge apenas três meses depois de a República Democrática do Congo ter anunciado o fim do seu 11º surto, na parte oeste do país, que infetou 130 pessoas e matou 55. Na parte leste do país — onde agora ocorre este caso — também houve um surto simultâneo que matou mais de 2.200 pessoas.

O aparecimento de novos casos de Ébola, regista também a Reuters, pode dificultar a resposta do país à Covid-19, que já infetou 23.600 pessoas na República Democrática do Congo e matou 681.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR