Offshores
Offshores

Portugal é 3.º país com mais riqueza em offshores

9644
Cerca de um quarto do Produto Interno Bruto português é desviado para offshores e, com isso, são perdidas receitas fiscais num valor equivalente a 1% do PIB.
Offshores

Offshore. GES, BCP e Venezuela lideram no "apagão"

De todo o dinheiro que acabou em sociedades offshore nos três anos em que houve ‘apagão’ de dados no Fisco, 60% foi enviado pelos dois grupos bancários e várias empresas da Venezuela.
Offshores

Offshores. PSD admite pedir explicações a Centeno

204
Nos últimos três anos, Portugal colocou 30 mil milhões de euros em paraísos fiscais. Mário Centeno está de férias, mas o PSD quer explicações e não vai hesitar em pedi-las ao ministro das Finanças.
Angola

Sonangol tem novas posições no 'offshore' angolano

Decretos executivos foram assinados pelo ministro dos Petróleos de Angola. Sonangol pagou a totalidade da dívida acordada com a norte-americana Cobalt.
Madeira

Filha de Obiang: 1,5 milhões em benefícios fiscais

111
A filha do presidente da Guiné Equatorial tem duas empresas sediadas na Zona Franca da Madeira e já terá tido benefícios fiscais de 1,5 milhões de euros desde 2013, segundo avança o Público.
Offshores

Fisco abre 122 processos por erros sobre offshores

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais quer o apuramento dos factos tributários relacionados com as transferências inicialmente omitidas e as operações alvos de declarações de substituição.
Cristiano Ronaldo

Ronaldo. Dois paraísos fiscais para gerir hotéis

218
Ronaldo terá usado offshores no Luxemburgo e na ilha de Jersey para gerir os seus negócios hoteleiros. A fase de instrução do caso em que o jogador é acusado de fraude fiscal está a terminar.
Offshores

Offshore: Bancos têm até hoje para enviar dados 

Termina hoje o prazo para os bancos enviarem os dados sobre as transferências financeiras para empresas offshore. Autoridade Tributária deverá divulgar informação até ao final de junho.
Lionel Messi

Guardia Civil quis investigar Messi em oito países

A Guardia Civil espanhola quis investigar Lionel Messi em oito países por suspeitas de fraude fiscal relacionada com os jogos solidários "Messi e amigos". O Tribunal de Instrução de Barcelona recusou.
BPI

Revogada licença 'offshore' do Banco BPI em Macau

A autorização concedida ao BPI para o estabelecimento de uma offshore sob a forma de sucursal em Macau foi revogada. A licença tinha sido atribuída em 2005.
Panama Papers

Offshores. Eurodeputados pressionam paraísos

Os "paraísos fiscais" não ficaram com uma vida negra, mas acizentada. O PE conseguiu aprovar avanços simbólicos no combate à evasão fiscal, mas espaços na UE continuam pouco pressionados a mudar.
Cristiano Ronaldo

Caso Ronaldo. Juíza quer mais informação

A juíza espanhola responsável pelo "caso Ronaldo", relacionado com os documentos Football Leaks, quer saber quem criou a offshore ligada ao jogador. Jorge Mendes já foi ouvido.
Offshores

Lista negra UE. Portugueses mandaram 416 milhões

278
Contribuintes residentes em Portugal enviaram no ano passado 416 milhões de euros para offshores que estão na lista negra da União Europeia. A maioria foi para os Emirados Árabes Unidos e Macau.
Offshores

Macau na lista negra da União Europeia

Antigo território português, hoje parte da China, foi colocado na lista negra de paraísos fiscais da União Europeia que podem vir a sofrer sanções. Quatro destes países não estão na lista portuguesa.
Offshores

Herrera e Reyes citados nos Paradise Papers

Héctor Herrera e Diego Reyes, internacionais mexicanos do FC Porto, são os dois últimos nomes citados no caso dos Paradise Papers, por terem alegadamente aberto empresas de fachada em Malta.
Offshores

Quem são as celebridades com contas offshore

Shakira, Justin Timberlake, Nicole Kidman, Madonna ou Weinstein. O que leva estas celebridades a investirem em empresas médicas nas Bermudas ou a registarem empresas nas Bahamas?
Angola

Fundo Soberano de Angola garante legitimidade

O Fundo Soberano de Angola garantiu que todas as suas operações são feitas de "forma legítima". A investigação Paradise Papers acusa o Fundo de recorrer a paraísos fiscais.
Offshores

Fundo Soberano de Angola investe em paraíso fiscal

331
A Quantum Global (de Jean-Claude Bastos de Morais, amigo do filho mais velho do ex-presidente de Angola) investiu no paraíso fiscal das Maurícias três mil milhões de euros do Fundo Soberano de Angola.
Offshores

Paradise Papers. Nomeados rejeitam irregularidades

O secretário do Comércio norte-americano e porta-vozes da rainha de Inglaterra e dos ministros brasileiros e russos defenderam a legalidade dos respetivos investimentos.
Offshores

Lewis Hamilton apanhado nos Paradise Papers

O campeão mundial de Fórmula 1 comprou um avião de 27 milhões de dólares e terá recorrido a uma sociedade de advogados especialista em offshores para reaver 5,2 milhões de dólares de IVA.
Offshores

Paradise Papers. O shopping em que Bono investiu

220
Bono investiu na compra de um centro comercial na Lituânia em 2007, com 5,8 milhões de euros. O Aušra tem 3,7 mil metros quadrados e fica situado numa cidade com apenas 26 mil pessoas.
Offshores

Transparency International pede a acção à UE

A organização anti-corrupção Transparency International pediu a governos da União Europeia para agirem contra os paraísos fiscais após a divulgação dos "Paradise Papers".
Offshores

Nova investigação expõe rainha de Inglaterra

651
Uma nova investigação, levada a cabo pelo mesmo consórcio que revelou os Panama Papers, expõe o secretário do Comércio de Trump, políticos, celebridades e até a rainha de Inglaterra.
Offshores

Saíram 8,6 mil milhões. Suíça é principal destino

306
Transferências para paraísos fiscais totalizaram 8,6 mil milhões de euros em 2016. Número de operações disparou com mais países e novas regras. Suíça foi destino de 42% do valor que saiu de Portugal.
Offshores

Banca vai ter menos tempo para informar fisco

O prazo para os bancos comunicarem ao fisco as transferências para paraísos fiscais vai ser antecipado no próximo ano, de julho para março. Objetivo é facilitar controlo e eventuais ações inspetivas.
Cristiano Ronaldo

Ronaldo rejeita acordo com o fisco espanhol

A defesa do internacional português considera que a atribuição de uma fraude fiscal no valor 14,7 milhões de euros não tem fundamento algum" e é "facilmente desconstruída por um observador objetivo".
Offshores

Offshores. PGR abre inquérito ao apagão no fisco

Ministério Público abriu um inquérito em agosto às transferências de dez mil milhões de euros para offshores que desapareceram do radar do fisco. Investigação está no DIAP e ainda não tem arguidos.
Offshores

Offshores. Alterar lista exige parecer do Fisco

A decisão do Governo de retirar ou acrescentar países à lista negra de 'offshore' passa a exigir parecer prévio da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) a partir de hoje.
IMI

Residentes em offshores não pagam taxa agravada

1971
Foi promulgada a alteração que permite que residentes em offshores que tenham prédios de elevado valor patrimonial em Portugal não tenham de pagar taxa agravada do adicional ao IMI.
Galpgate

Rocha Andrade: "Não cometi um ato ilícito"

296
Fernando Rocha Andrade, agora secretário de Estado dos Assuntos Fiscais demissionário, garante que não cometeu qualquer ilícito no caso "Galpgate" e explica que ainda não foi constituído arguido.
Offshores

Offshores. Inspetor-geral de Finanças ouvido na AR

Inspetor-geral de Finanças é ouvido no Parlamento sobre a auditoria que concluiu que é "extremamente improvável" que tenha sido mão humana a permitir a saída de 10 mil milhões de euros para offshores.
Autoridade Tributária

Software do fisco só falhou com as offshores

1783
Apesar de ser usada para registar outras operações relevantes, a plataforma informática usada pelo fisco apenas falhou no tratamento da informação relativa a transferências para paraísos fiscais.
Offshores

Auditoria gera mais perguntas do que dá respostas

Presidente do Sindicato dos Impostos aponta incongruências na auditoria às transferências para offshores. Questiona "apagão" dos registos de acesso ao sistema e insiste que é preciso ir mais longe.
Offshores

Offshores. Direita exige que Costa se retrate

308
Após relatório da IGF, PSD e CDS exigem que Costa peça desculpas pelas acusações que fez a Núncio e ao anterior Governo sobre falha no controlo de 10 mil milhões transferidos para offshores.
Offshores

Fisco abre processos a 5 bancos por infrações

Fisco iniciou 9 processos contra 5 instituições financeiras por infrações na comunicação de transferências para offshores. Detação automática de infrações, pedida em 2014, está a ser executada agora.
Offshores

Offshores. Ação humana é "extremamente improvável"

211
Apagão nas transferências para offshores aconteceu em 2013. Peritos dizem que intervenção humana deliberada na falha informática é "extremamente improvável". Auditoria ao fisco não é conclusiva.
Offshores

Offshores. Auditoria só sai após chegar à AR

Governo já tem auditoria sobre falhas no sistema de tratamento das transferências para offshores. Mas só divulga quando der ao Parlamento e depois de Fisco garantir segurança dos dados.
Panama Papers

Panamá. CDS quer dados sobre acordo secreto

414
Audição de ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais de Sócrates não trouxe novidades. Eurodeputado do CDS insiste e pede resposta por escrito sobre os contornos do acordo secreto com o Panamá.
Offshores

"Incumprimento" nas saídas da lista negra 

Ex-ministra das Finanças considera que decisão do Governo de retirar Jersey, Ilha de Man e Uruguai da lista negra de offshores não é um mero ato político e deve envolver o fisco.
Offshores

Offshore. Eurodeputados reúnem-se hoje com Centeno

Eurodeputados da comissão de inquérito do Panamá reúnem-se esta quinta-feira, em Lisboa, com Mário Centeno. Em causa está, no caso português, a saída de verbas para paraísos fiscais.
Offshores

CDS quer menos três paraísos fiscais

O CDS-PP vai entregar esta segunda-feira no parlamento um projeto-lei para revogar a retirada de três territórios da lista de paraísos fiscais.
PSD

Governo acusado de apagar "offshores" ilegalmente

Governo acusado, pelo PSD, de ter feito um "apagão fiscal" e cometido uma ilegalidade ao retirar três territórios da lista de paraísos fiscais sem cumprir os critérios legais. Governo nega.
Offshores

Pareceres do Governo sobre offshores não chegam

PSD marcou debate já para segunda-feira e o BE também quer explicações do Governo que disponibilizou pareceres sobre saída de paraísos fiscais da lista negra que são insuficientes.
Fact Check

Offshores. Centeno e Rocha Andrade contradizem-se?

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, acusou Mário Centeno e o seu secretário de Estado de se desmentirem sobre a retirada de três paraísos fiscais da lista negra das offshores. Quem tem razão?
Offshores

Lista negra. Fisco não deu parecer às três saídas

200
Não houve parecer especifico do fisco sobre a exclusão do Uruguai, Ilha de Man e Jersey da lista negra de offshores. Finanças invocam informação da AT ao anterior Governo que admite revisão da lista.
Offshores

Lista negra. CDS e PSD pressionam Governo

Vice-presidente do CDS Cecília Meireles aponta incoerências. PSD denuncia contradições e apagão fiscal. Em causa os fundamentos do fisco para retirar Uruguai, Man e Jersey da lista negra de offshores.
Offshores

Erro nos offshores: auditoria pronta a 23 de junho

Relatório preliminar do fabricante de software foi inconclusivo e obrigou a testes no Reino Unido. Relatório final está em análise. Auditoria da IGF ao "apagão" fiscal chega ao Governo a 23 de junho.
Parlamento Europeu

Panama Papers. Fisco investiga 165 contribuintes

Informação foi confirmada pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais. "As revelações como as dos Panama Papers são úteis pelas pistas que levantam", disse Fernando Rocha Andrade em Bruxelas.
Offshores

Offshores. Houve erro informático e erro político

120
Mário Centeno diz que no caso das offshores houve um erro informático e um erro político do anterior Governo de não publicar estatísticas. Direita quer saber porque saíram três países da lista negra.
Caso José Sócrates

Santos Silva criou fundação na Suíça para Sócrates

2545
Belino Foundation. Era esta a fundação na Suíça, criada em nome de Santos Silva e o primo de Sócrates, onde cairiam dinheiros para Sócrates. Se Santos Silva morresse, família de Sócrates herdava.
Livros

Não há vontade política para acabar com offshores

545
Richard Murphy diz que os cidadãos não acreditam que os políticos querem, mesmo, acabar com offshores. Em "O Livro Negro dos Offshores", defende que as nossas sociedades estão em risco. Pré-publicação
Offshores

Lista negra. Saída do Panamá seria apagão fiscal - como aconteceu

Paulo Núncio garante que como advogado não esteve ligado a transferências para offshores. Se acordo do Governo de Sócrates para excluir Panamá da lista negra tivesse avançado, seria o "apagão fiscal".
Offshores

Offshores. Sindicato aponta para erro humano

479
Presidente do Sindicato dos Impostos acredita mais em tese do erro humano, na falha de controlo das operações para offshores, do que em erro informático. E terá acontecido em 48 horas.
Maria Luís Albuquerque

Offshores. Não publicar foi "má decisão política" - como aconteceu

Ex-ministra das Finanças admite que não publicar estatísticas de operações para offshores foi uma "má decisão política", mas só. Maria Luís pede urgência na auditoria da IGF ao fisco.
Offshores

Offshores. Audições voltam sem auditoria ao fisco

Parlamento retoma audições sobre falha que "apagou" milhares de transferências para offshores sem ter a auditoria da IGF ao fisco. Maria Luís Albuquerque ouvida esta tarde, Paulo Núncio amanhã.
Offshores

Fisco obrigado a divulgar dados de offshores

253
O Fisco fica obrigado a publicar anualmente o valor total e o destino das transferências de dinheiro de Portugal para paraísos fiscais ('offshore'), a partir de quinta-feira.
Mário Centeno

Centeno chamado 4 vezes. Offshores e swaps no menu

Ministro das Finanças volta a ser chamado ao Parlamento, agora para explicar acordo entre o Estado e o Santander nos swaps. Há quatro audições para fazer a Centeno. O caso das offshores é uma delas.
Offshores

Offshores. Divulgação de transferências promulgada

345
O Presidente da República promulgou o diploma que obriga o fisco a divulgar as estatísticas com o valor total e destino das transferências de dinheiro de Portugal para paraísos fiscais.
Offshores

Novo Banco. Há riscos nos próximos oito anos - como aconteceu

107
Ministro das Finanças admite riscos para o Fundo de Resolução nos próximos oito anos, até 3.900 milhões de euros, na venda do Novo Banco. Mas diz que não há garantia, nem impacto imediato no défice.
Offshores

Gibraltar. Lista de offshores só após Brexit 

Ministro espanhol da Economia, Luis de Guindos, diz que possível inclusão de Gibraltar na lista dos paraísos fiscais da União Europeia só será estudada após a saída do Reino Unido da UE.
Offshores

Offshores.PS adia audições de Núncio e Paulo Ralha

Os socialistas não querem voltar a ouvir o antigo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais antes de ouvidos os ministros das Finanças do anterior Governo.
Offshores

Offshores. Adiada audição de Maria Luís

Maria Luís Albuquerque já não vai ser ouvida esta terça-feira no Parlamento sobre o caso das offshores. A audição foi adiada por "motivos pessoais", mas audições de Núncio e Paulo Ralha mantém-se.
Offshores

Fisco com acesso a contas em Hong-Kong

Portugal assinou acordo de troca de informação com Hong-Kong que dá ao fisco acesso a contas de contribuintes naquele território. Hong-Kong foi um dos principais destinos de saídas para offshores.
Offshores

BES e Banif acelararam corrida a offshores

Dados do FMI mostram aumento de transferências de capitais portugueses em períodos que antecederam as resoluções do BES e do Banif.
Parlamento Europeu

Offshores. Ana Gomes quer ouvir Maria Luís

211
Proposta de deslocação a Portugal aprovada esta semana pela Comissão Parlamentar de Inquérito do Parlamento Europeu aos Panama Papers. Eurodeputados querem ouvir ex-ministros, "mas não só".
Mário Centeno

Offshores. Parlamento aprova audição de Centeno

O ministro das Finanças, Mário Centeno, vai ser ouvido no parlamento sobre o caso da transferência de quase 10.000 milhões de euros para 'offshore' sem tratamento pela Autoridade Tributária.
Offshores

Bruxelas convida Rocha Andrade a depor em CPI

104
Requerimento do eurodeputado Nuno Melo para que governante fosse ouvido em inquérito foi aceite pelos coordenadores da comissão aos "Panama Papers" que decorre no Parlamento Europeu.
Maioria de Esquerda

Debates inconsequentes

170
Eis um efeito da actual preponderância do parlamento: a exclusão das instituições e a submissão dos temas nacionais às máquinas partidárias. Só se investiga, discute e conclui o que satisfaz PS-PCP-BE
Offshores

"Não tentem criar nexos que não existem"

205
A presidente do CDS-PP defende que "não vale a pena estar a criar nexos" que não existem entre o caso das 'offshore' e a atividade profissional que Paulo Núncio tinha antes de integrar o governo.
Offshores

Núncio ajudou a criar 120 "offshores" na Madeira

816
Jornal "Público" noticia que Núncio terá estado ligado ao registo de 120 "offshores", ao longo dos 10 anos em que trabalhou para a Zona Franca da Madeira, como fiscalista, antes de ir para o governo.
Assunção Cristas

Offshores. CDS não tem "responsabilidade política"

Assunção Cristas disse hoje que "é muito claro que não houve nenhuma responsabilidade política" na transferência de quase dez milhões de euros para os 'offshores'.
Paulo Núncio

PS chama novamente Paulo Núncio ao Parlamento

Após uma notícia avançada pelo Observador, os socialistas vão chamar ao Parlamento o ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais e o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos
Energia Renovável

Energia do mar vale 250 milhões e mil empregos

293
A industrialização das energias renováveis, a nível de eólicas 'offshore' e de marés, poderá criar uma mais valia económica de 250 milhões de euros e mil postos de trabalho diretos, diz ministra.
Offshores

Esquerda reage a notícia do Observador

Vários deputados reagiram nas suas contas do Twitter à notícia do Observador sobre um novo envolvimento de Paulo Núncio no caso das offshores. Ana Gomes é a mais dura.
Offshores

BE volta a atacar Paulo Núncio

523
Catarina Martins cita notícia do Observador para denunciar "a porta giratória entre o poder político e o poder económico" que tem sido a responsável pelo "assalto à riqueza" do país.
Offshores

O caso das offshores em seis questões e 8 gráficos

177
Os paraísos fiscais preferidos. Quando foram feitas e comunicadas as operações que ficaram de fora do radar do fisco. Que entidades transferem mais para offshores.
Offshores

Núncio foi advogado da Petróleos da Venezuela

8450
Polémica das offshores: Paulo Núncio foi advogado, durante três anos, da petrolífera estatal venezuelana, que enviou parte significativa dos 7,8 mil milhões para o Panamá, via BES.
Parlamento

Offshores. PSD chama Mário Centeno ao Parlamento

680
PSD quer perceber porque não foram analisadas as transferências para paraísos fiscais relativas ao último Governo do PS e critica António Costa pelas "prudentes insinuações" a este respeito.
Offshores

Offshores. Venezuela usou BES para enviar dinheiro

Petrolífera venezuelana PDVSA, um "importante cliente do BES", terá usado o banco para enviar dinheiro para offshores e responde por parcela “significativa” dos 7,8 mil milhões de transferências.
Offshores

Offshores. O problema não é o imposto, é a origem

917
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos defende, em entrevista ao "i", que a polémica das "offshores" partiu de mãos humanas, com ou sem dolo, e não de um erro informático.
Offshores

Offshores. IGF quer mais dados para a auditoria

Os resultados da avaliação que está a ser feita pela Inspeção Geral de Finanças já não devem chegar este mês, já que a auditoria vai contar também com uma peritagem feita com a colaboração do Técnico.
Offshores

Auditoria de 2014 ao fisco não encontrou falhas

Inspeção-Geral de Finanças auditou sistema de informação bancária do fisco, incluindo operações para offshores, em 2014 e concluiu que tratamento da informação era adequado. Agora volta a investigar.
Offshores

Gaspar e Albuquerque chamados ao parlamento

357
O parlamento aprovou por unanimidade um pedido do PS para que Vítor Gaspar e Maria Luís Albuquerque sejam ouvidos com urgência a propósito das transferências para paraísos fiscais.
Offshores

80% do valor não controlado está em 3 declarações

756
Diretora do fisco revela que 4 das 20 declarações de transferências para offshores chegaram já em 2016. Três declarações representam 80% do dinheiro não controlado, mas não se sabe se são do BES.
Offshores

PSD e CDS "varreram" dados para debaixo do tapete

A coordenadora do Bloco, Catarina Martins, acusou o PSD e CDS de "varrerem para debaixo do tapete" informações sobre transferências para paraísos fiscais sem se preocuparem com o "interesse público".
Offshores

Lei impede acesso do MP a dados fiscais

O Ministério das Finanças explicou este sábado que a lei vigente impede o acesso do Ministério Público a dados fiscais, afirmando que, por esse motivo, apresentou uma alteração à lei.
Pedro Passos Coelho

Caso offshores "não é desconfortável para PSD"

Passos admite que a não publicação de estatísticas das transferências para paraísos fiscais, entre 2011 e 2014, foi "decisão infeliz e errada" do seu secretário de Estado, mas rejeita desconforto.
Offshores

PSD quer impor divulgação de valores e operações

Grupo Parlamentar do PSD quer consagrar na lei a obrigatoriedade de serem divulgados valores das transferências financeiras para offshores e informação desagregada com origem e natureza de operações.
Offshores

Offshores. PGR analisa se tem de tomar medidas

A procuradora-geral da República disse que o Ministério Público está a recolher elementos sobre o caso dos 10.000 milhões de euros transferidos para offshore sem tratamento do Fisco.
Offshores

Offshores. O que explicaram os homens do fisco

Brigas Afonso revelou que a prioridade de Núncio era o e-fatura. Azevedo Pereira dá força à tese de erro informático. E, afinal, a última das declarações com falhas chegou ao fisco já em 2016.
Offshores

Uma declaração com falhas já chegou neste Governo - como aconteceu

306
Dados recolhidos por Azevedo Pereira indicam problema informático no fisco que afetou transmissão de informação sobre transferências para offshores. Finanças admitem que uma declaração chegou em 2016.
Offshores

Offshores. BES declarou maioria dos 10 mil milhões

Mais de metade dos 10 mil milhões de euros de transferências para 'offshores' que não apareciam nas estatísticas entre 2011 e 2014 foram declarados pelo Banco Espírito Santo.
Offshores

Tudo em Portugal depende do BCE, até a verdade

726
Só quando a política do BCE de juros baixos e financiamento de défices acabar, redescobriremos a verdade em Portugal, para além de todas as mistificações facciosas.
Evasão Fiscal

O fogo que arde no caso dos ‘offshores'

321
As regularidades estatísticas podem ser coincidências, porque as há, mas é preciso provar que assim é. Estamos perante um terreno demasiado fértil para os populismos. É melhor não brincar com o fogo.
Offshores

Como é que isto aconteceu? Ainda ninguém sabe

260
Depois de Paulo Núncio, foi Rocha Andrade a responder aos deputados sobre o caso do "apagão fiscal"dos offshores. Confirmou a falha informática, mas assumiu que ainda falta perceber o que se passou.
Offshores

Populismo em Portugal? A peste já está entre nós

1721
O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais foi à Assembleia e deixou sem argumentos os demagogos do seu partido e da geringonça. Mas pelo caminho entrámos num novo tempo: o do populismo à portuguesa.
Offshores

O que Núncio assumiu e o que ficou por esclarecer

Paulo Núncio foi ouvido quatro horas. Segue-se Rocha Andrade. Admitiu que foi decisão sua não publicar as estatísticas mas garante não saber o que aconteceu aos 10 mil milhões colocados em offshores.
Offshores

Offshores. Auditoria ao fisco concluída em março - como aconteceu

212
Rocha Andrade diz que falha informática no controlo no dinheiro enviado para offshores envolveu mais de 14 mil transferências. Auditoria da Inspeção-Geral de Finanças concluída em março. Siga aqui.
Offshores

Esquerda liga estatísticas aos 10 mil milhões  - como aconteceu

188
Paulo Núncio assume que não autorizou publicação de transferências para offshores. Foi decisão sua, que não discutiu com os ministros das Finanças e afasta ligação com 10 mil milhões por controlar.
Offshores

Offshores. Sindicato denuncia "apagão" fiscal

1776
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos reforça suspeitas de omissão de dados sobre transferências para offshores entre 2011 e 2014, ao contrário do que acontecia nos anos anteriores.
Caixa Geral de Depósitos

Je suis transferência para offshore

1817
A esquerda que aprovou a publicação das listas de devedores ao fisco e à Segurança Social, recusa agora informar quem deve aos contribuintes, via CGD, porque são os empresários amigos dos governos PS.
Offshores

Offshores. Núncio e Rocha Andrade ouvidos hoje

Paulo Núncio e Rocha Andrade vão ser ouvidos no parlamento esta quarta-feira sobre a transferência, sem análise pelo fisco, de 10 mil milhões de euros para offshores entre 2011 e 2014.
Offshores

Que respostas se esperam de Núncio e Rocha Andrade

O anterior e o atual secretários de Estado dos Assuntos Fiscais vão ao Parlamento explicar o caso das offshores e os dez mil milhões que o fisco não controlou. Oito perguntas à espera de respostas.
Offshores

Dr. António Costa, também podemos ser suecos?

1862
Portugal é um paraíso fiscal para quem vem de fora, e um inferno fiscal para quem cá viveu sempre. Que dizer de um país onde o melhor é ser estrangeiro ou ter residido no estrangeiro?
Offshores

Offshores. Maria Luís disponível para falar

377
A ex-ministra das Finanças disse estar disponível para prestar esclarecimentos "em primeiro lugar" ao parlamento, a propósito da polémica à volta das transferências para paraísos fiscais.
Offshores

Offshores. Ministério Público recolhe elementos

O Ministério Público está a recolher elementos sobre as falhas de controlo do fisco em relação a quase dez mil milhões de euros que saíram para paraísos fiscais entre 2011 e 2014.
Offshores

PS quer responsabilidades políticas nos impostos

129
O deputado Brilhante Dias diz que PS quer saber se houve responsabilidades políticas em eventual falha de controlo ou cobrança fiscal dos "fluxos especiais" de 10 mil milhões que foram para offshores.
Offshores

BE estranha "silêncio ensurdecedor" de Maria Luís

A coordenadora do Bloco de Esquerda estranhou o "silêncio ensurdecedor" da anterior ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, no caso das transferências de dinheiro para paraísos fiscais.
Offshores

Gaspar e Maria Luís "devem ir ao Parlamento"

822
Marques Mendes afirmou este domingo que Vítor Gaspar e Maria Luís Albuquerque devem ser chamados a dar explicações no Parlamento sobre o caso das offshores.
Offshores

Offshores. BE acusa PSD de evitar responsabilidade

Mariana Mortágua considera que o PSD quer evitar assumir responsabilidades políticas, ao propor que a publicação de transferências financeiras para paraísos fiscais deixe de depender do Governo.
Offshores

Atitude de Núncio não chega, diz a esquerda

322
O PCP diz que assunção de responsabilidade política "não dispensa esclarecimento cabal" e, tal como BE e PS, diz que isso só confirma a responsabilidade não só do CDS, mas também do PSD.
Offshores

PSD propõe alteração legislativa sobre offshores

329
O PSD vai avançar com uma iniciativa legislativa para que a publicação obrigatória das transferências para offshores deixe de depender da autorização do Governo.
Offshores

Cristas: Núncio "mostrou elevação de carácter"

774
A líder do CDS diz que o ex-secretário de Estado fez bem em assumir a responsabilidade política pela falha no "caso offshore". E lembra que se ainda é possível recuperar impostos é graças a Núncio.
Offshores

BE diz que está por esclarecer o "mais importante"

O Bloco sinalizou que o assumir de responsabilidade política de Paulo Núncio sobre as transferências para offshore era a "única opção", mas fica por esclarecer o "mais importante" sobre o caso.
Offshores

Offshores. Governo PSD/CDS foi negligente, diz PS

Eurico Brilhante Dias reagiu ao assumir de responsabilidade por parte de Paulo Núncio, dizendo que demonstra a negligência do executivo PSD/CDS. João Galamba também já reagiu, criticando Passos Coelho
Offshores

Paulo Núncio assume "responsabilidade política"

1422
O antigo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais assume "responsabilidade política" pela não publicação de dados relativos às transferências de dinheiro para offshores, e sai de funções no CDS.
Bloco de Esquerda

Offshores. BE defende cumprimento da legislação

A Coordenadora do Bloco de Esquerda defende a necessidade de ser cumprida toda a legislação relativa à transferências para offshores ao contrário do que fez o anterior Governo.
Offshores

Offshores. Publicação de dados parada 18 meses

564
Paulo Núncio recebeu um pedido do Fisco para divulgar as remessas para paraísos fiscais e só respondeu passados 19 meses. Dados sensíveis desapareceram dentro da própria Autoridade Tributária.
Offshores

Entretanto é Carnaval

1916
E nesta dimensão cabe o que calha, de um PM literalmente indescritível a um PR viciado em palminhas, passando por um parlamento sequestrado por gangues e presidido pelo molde de onde saem os laparotos
Offshores

Antigo diretor-geral da AT desmente Paulo Núncio

112
Azevedo Pereira diz que a responsabilidade da publicação dos dados das estatísticas das transferências para offshores não era da AT, desmentindo assim o ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais,
Offshores

Offshores. Passos acusa Costa de atitude "indigna"

451
Passos Coelho voltou a disparar contra António Costa, acusando o primeiro-ministro de ter tido um comportamento "indigno" ao sugerir que o Governo anterior tem responsabilidades no caso das offshores.
Offshores

Apagão fiscal das offshores.O que falta esclarecer

668
Entre 2011 e 2015, não foram publicadas estatísticas de transferências para offshores. O fisco não processou operações no valor de quase dez mil milhões de euros. Foram lapsos? O que falta explicar.
Impostos

Offshores. Venda da PT fez disparar transferências

131
Uma única operação correspondeu, em 2015, a 4,9 mil milhões de euros que saíram de Portugal com destino a paraísos fiscais. Verbas podem estar ligada à venda da PT à Altice.
Offshores

Fisco só controlou 20% do que saiu para offshores

156
Entre 2012 e 2014, transferências de 9.700 milhões de euros para offshores não foram tratadas pelo fisco. Este valor representa quase 80% do montante total que foi enviado neste período.
Offshores

Offshores. Núncio culpa Fisco de ocultar dados

239
Antigo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais nega que tenha travado a divulgação de dados sobre transferência de dinheiro para offshores entre 2011 e 2015. A responsabilidade, acusa, é do Fisco.
Offshores

Todos ao Parlamento para esclarecerem offshores

176
O PSD quer chamar todos os responsáveis pela máquina fiscal do seu tempo. Esquerda aprova. Paulo Núncio, do CDS, ex-secretário de Estado, vai ser ouvido na quarta-feira, tal como Rocha Andrade.
Offshores

Núncio e Rocha Andrade vão ao parlamento na 4ª

Paulo Núncio e Fernando Rocha Andrade, secretários de Estado dos Assuntos Fiscais do anterior e atual Governo, vão ser os primeiro a ser ouvidos no Parlamento sobre o caso das offshores.
Offshores

PS procura "eventual falha política"

212
O PS diz estar disponível para ouvir Rocha Andrade já hoje para tirar a limpo se o caso offshores foi "uma falha política ou dos serviços". E não levanta objeções às audições que o PSD quer fazer.
Offshores

PSD chama topo da máquina fiscal à AR

442
PSD quer esclarecer caso da fuga de 10 mil milhões de euros para offshores, já que "não há nenhum indício" de responsabilidade política no caso. Chama diretores gerais e inspetor-geral das Finanças.
Offshores

Offshores: propostas paradas, Parlamento avança

Grupo de trabalho sobre criminalidade económica e fiscal vai reunir-se esta quarta-feira com propostas de controlo das offshores em cima da mesa. Propostas estão paradas no Parlamento há oito meses.
Autoridade Tributária

Fisco deixou sair dez mil milhões para offshores

1162
O fisco não controlou a saída de dez mil milhões de euros do país para paraísos fiscais. Finanças confirmam o caso e asseguram que a Inspeção-Geral de Finanças já está a investigar.
Offshores

Portugal tem maior lista de offshores da Europa

O Governo afirmou que "Portugal tem de longe a maior lista de paraísos fiscais da Europa", defendendo que a lista de 'offshores' "deve ser reduzida".
Offshores

Bruxelas analisa informação sobre ex-comissária

A Comissão Europeia vai analisar as informações prestadas pela ex-comissária europeia Neelie Kroes, que terá administrado uma empresa sediada numa 'offshore, nas Bahamas, entre 2000 e 2009, em violação do código de conduta do executivo comunitário.
Offshores

Offshores. Fuga de informação relança discussão

715
De acordo com uma nova fuga de informação, os Bahamas Leaks, existem 28 portugueses e 22 cidadãos estrangeiros residentes em Portugal com empresas no paraíso fiscal. Não há políticos envolvidos.
Bloco de Esquerda

Parlamento chumba alterações à Zona Franca

110
PS, PSD e CDS chumbaram a proposta do BE a defender benefícios fiscais na Zona Franca da Madeira em função da criação de emprego estável. Discutiu-se a memória dos peixinhos (e de uma amiga do Nemo).
Offshores

Transparência fiscal e 'offshores' em debate na AR

O Parlamento vai discutir e votar textos referentes ao combate aos paraísos fiscais. O debate em torno das 'offshores' e transparência fiscal foi anunciado pelo Bloco de Esquerda.
Panama Papers

Offshores. Operações sujeitas a autorização prévia

Ministério das Finanças confirma três entidades públicas com aplicações financeiras que passaram por offshores: CP, IGCP e o fundo da Segurança Social. Novas operações terão de ser aprovadas.
Panama Papers

ICIJ divulga lista de 100 mil empresas envolvidas

A divulgação da lista pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ) não incluirá dados pessoais como 'emails' ou números de telefone.
Panama Papers

Dono da Octapharma referido nos Panama Papers

Lalanda e Castro, dono da Octapharma, que em 2013 contratou José Sócrates, aparece nos Panama Papers. Advogado nega ilegalidade e diz que empresas que detém são do conhecimento das autoridades suíças.
Panama Papers

Dono da Octapharma referido nos Panama Papers

Lalanda e Castro, dono da Octapharma, que em 2013 contratou José Sócrates, aparece nos Panama Papers. Advogado nega ilegalidade e diz que empresas que detém são do conhecimento das autoridades suíças.
Offshores

PSD quer mais controlo da utilização de offshores

O grupo parlamentar social-democrata recomenda à Comissão Europeia que intensifique a monitorização de todas as transacções financeiras dos Estados-membros para regimes fiscais mais favoráveis.
Offshores

Offshores, a última conquista de Abril

1140
Ironias de Abril, em 1974, nem empresários nem políticos tinham dinheiro fora de Portugal. Hoje as elites não acreditam no país quanto baste para lhe entregar o seu dinheiro.
Offshores

Aplicações em offshores. Governo questiona FMI

Governo perguntou ao Fundo Monetário Internacional sobre origem da informação que revela aplicações de 151 milhões feitas por entidades públicas em offsores. Executivo ainda não encontrou nada.
Panama Papers

Panamá. Portugal enviou mais de 1.300 milhões

Foram realizadas cerca de 1.800 transferências para o território 'offshore', segundo dados o Portal das Finanças. Em Portugal mais de 10.200 milhões de euros foram transferidos para contas 'offshore'.
Finanças

Finanças divulgam transferências para "offshores"

O Ministério das Finanças divulgou hoje os dados estatísticos de transferências para 'offshores' nos últimos cinco anos, anunciou o Governo em paralelo ao Conselho de Ministros, que aprovou os programas de Estabilidade e de Reformas.
Offshores

Offshores. Saíram 10.200 milhões de Portugal

297
Portugueses transferiram cerca de 10.200 milhões de euros para paraísos fiscais entre 2010 e 2014, segundo dados do Fisco revelados pelo Público, Particulares deram ordem de saída de 675,5 milhões.
A página está a demorar muito tempo.