459kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Offshores

Rússia

Pandora Papers: quem são os russos visados?

Suleiman Kerimov não é o único oligarca russo sancionado a aparecer nos Pandora Papers. Ao todo são 11 magnatas e incluem figuras próximas de Putin: do 5º mais rico do país a um antigo agente do KGB.
Fact Check

Vão 880 milhões de euros por ano para offshores?

Candidata do MAS disse, no debate dos pequenos partidos, que o país perde 880 milhões de euros anualmente para offshores. O número das perdas fiscais está certo, mas nem tudo se refere a offshores.
Impostos

Portugal perde por ano 880 milhões não tributados

Os 880 milhões de euros "permitiriam vacinar a população portuguesa cinco vezes", disse o responsável. As perdas não tributadas poderão ultrapassar os 1000 milhões de euros, cerca de 1% do PIB.
Ministério Público

Cabeleireiros. Família acusada de fraude

Em causa estão vários crimes, da família que geria cabeleireiros no Grande Porto, de fraude fiscal qualificada e de branqueamento de capitais.
Offshores

África tem de liderar combate à fuga de capitais

Os Pandora Papers revelaram informações sobre o funcionamento das finanças offshore, um problema antigo em África, mas as organizações no continente não estão a liderar a pressão por reformas.
Partido Chega

Chega: prisão preventiva para crimes económicos

O partido quer reduzir o "risco de fuga" para arguidos de crimes económico-financeiros e considera que a justiça tem sido "extremamente benevolente" em termos de "medidas de coação".
Equador

Pandora Papers. PR do Equador recusa-se a falar

Guillermo Lasso controlava 14 empresas offshore, encerradas depois de uma lei que entrou em vigor em 2017. Presidente diz ter "o direito de saber com antecedência as acusções que foram feitas".
Offshores

Andamos todos aos papéis

Quer saber a que velocidade seguia o carro do ministro Cabrita? Não pergunte mais ou acaba negacionista. Tem ADSE e já não pode ir ao seu médico? Ora, um paper por dia nem sabe o bem que lhe fazia!
Offshores

Morais Sarmento nega ilegalidades com offshore

Após mencionado na investigação Pandora Papers, Morais Sarmento rejeitou ter cometido qualquer ilegalidade no investimento que tem em Moçambique. E diz que Rio não lhe pediu qualquer esclarecimento.
Offshores

Pandora Papers. PCP quer apurar responsabilidades

PCP exige que sejam apuradas responsabilidades até às últimas consequências sobre envolvimento de ex-governantes portugueses na ocultação de ativos em offshores, revelado pelos "Pandora Papers".
Offshores

Pandora Papers. MP brasileiro pede explicações

O Pandora Papers revela empresas offshore ligadas ao ministro da Economia, Paulo Guedes, e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Ambos negam ilegalidade.
Investigação

Pandora Papers. Nove países lançam investigações

O rei da Jordânia classificou a investigação como "difamatória". Boris Johnson pediu uma análise às doações ao Partido Conservador. "Tiremos o chapéu a esta fonte!", diz Edward Snowden.
Resposta Pronta

Pandora Papers. Portugueses "contornaram a lei"

Presidente da Transparência e Integridade critica a ação e as respostas dos portugueses que aparecem nas listas. Susana Coroado afirma que ainda devem surgir "mais nomes e mais ligações obscuras".
Investigação

"Há quase sempre relações obscuras nas offshores"

Presidente da Transparência e Integridade recusa "branquear" notícias sobre offshores, agora com Pandora Papers, e acusa políticos portugueses envolvidos de não prestarem todos os esclarecimentos.
Investigação

Reveladas offshores de Shakira e Guardiola 

Cantora colombiana terá recorrido a escritórios especializados em negócios offshore. Foi só por "motivos operacionais", garante. Guardiola regularizou dinheiro não declarado com amnistia de Rajoy.
Offshores

Pandora Papers expõem negócios de líderes mundiais

“Pandora Papers” expõem os negócios secretos de 35 atuais ou antigos primeiros-ministros ou chefes de Estado. Entre eles estão o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair ou o rei da Jordânia.
Investigação

Há três portugueses mencionados nos Pandora Papers

Manuel Pinho, Morais Sarmento e Vitalino Canas aparecerem referidos em nova investigação do Consórcio de Jornalistas com ligações a offshores. Cada um surge por razões muito diferentes.
Offshores

6,8 mil milhões para paraísos fiscais em 2020

Em 2020 foram realizadas transferências no valor total de 6.845.057.024 euros, mais 14,30% (cerca de 900 milhões de euros) do que em 2019. Entre os principais destinos estão Suíça, Bahamas, Hong Kong.
Novo Banco

Gama Leão. Malta não está na lista de offshores

João Gama Leão admite que as empresas Legomix e Brikko foram constituídas em Malta, mas que "que não consta da lista de paraísos fiscais, vulgo offshores". PSD mantém envio para o Ministério Público.
Madeira

Miguel Albuquerque garante que nada fez de ilegal

O presidente do Governo Regional da Madeira assegura que não cometeu "qualquer ilegalidade" e diz que "tomar uma decisão errada ou controversa não é a mesma coisa que uma decisão ilícita".
Impostos

Nenhum Governo gostou de decidir perdões fiscais

António Mendonça Mendes faz avaliação negativa dos regimes excecionais de regularização tributária (RERT) que permitiram o regresso de dinheiro oculto no estrangeiro, com impostos reduzidos.
Offshores

Governo estuda formas de reporte sobre 'offshore'

Ministério das Finanças está a estudar forma de harmonizar modelo declarativo através do qual bancos reportam à AT e ao BdP as transferências para 'offshore'.
Offshores

Transferências para “paraísos fiscais” caíram 33%

Empresas estrangeiras são as grandes responsáveis pela redução, transferindo para "offshore" apenas metade do dinheiro que tinham enviado em 2018.
Offshores

Portugal é 3.º país com mais riqueza em offshores

Cerca de um quarto do Produto Interno Bruto português é desviado para offshores e, com isso, são perdidas receitas fiscais num valor equivalente a 1% do PIB.
Offshores

Offshore. GES, BCP e Venezuela lideram no "apagão"

De todo o dinheiro que acabou em sociedades offshore nos três anos em que houve ‘apagão’ de dados no Fisco, 60% foi enviado pelos dois grupos bancários e várias empresas da Venezuela.
Offshores

Offshores. PSD admite pedir explicações a Centeno

Nos últimos três anos, Portugal colocou 30 mil milhões de euros em paraísos fiscais. Mário Centeno está de férias, mas o PSD quer explicações e não vai hesitar em pedi-las ao ministro das Finanças.
Angola

Sonangol tem novas posições no 'offshore' angolano

Decretos executivos foram assinados pelo ministro dos Petróleos de Angola. Sonangol pagou a totalidade da dívida acordada com a norte-americana Cobalt.
Madeira

Filha de Obiang: 1,5 milhões em benefícios fiscais

A filha do presidente da Guiné Equatorial tem duas empresas sediadas na Zona Franca da Madeira e já terá tido benefícios fiscais de 1,5 milhões de euros desde 2013, segundo avança o Público.
Offshores

Fisco abre 122 processos por erros sobre offshores

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais quer o apuramento dos factos tributários relacionados com as transferências inicialmente omitidas e as operações alvos de declarações de substituição.
Cristiano Ronaldo

Ronaldo. Dois paraísos fiscais para gerir hotéis

Ronaldo terá usado offshores no Luxemburgo e na ilha de Jersey para gerir os seus negócios hoteleiros. A fase de instrução do caso em que o jogador é acusado de fraude fiscal está a terminar.
Offshores

Offshore: Bancos têm até hoje para enviar dados 

Termina hoje o prazo para os bancos enviarem os dados sobre as transferências financeiras para empresas offshore. Autoridade Tributária deverá divulgar informação até ao final de junho.
Lionel Messi

Guardia Civil quis investigar Messi em oito países

A Guardia Civil espanhola quis investigar Lionel Messi em oito países por suspeitas de fraude fiscal relacionada com os jogos solidários "Messi e amigos". O Tribunal de Instrução de Barcelona recusou.
BPI

Revogada licença 'offshore' do Banco BPI em Macau

A autorização concedida ao BPI para o estabelecimento de uma offshore sob a forma de sucursal em Macau foi revogada. A licença tinha sido atribuída em 2005.
Panama Papers

Offshores. Eurodeputados pressionam paraísos

Os "paraísos fiscais" não ficaram com uma vida negra, mas acizentada. O PE conseguiu aprovar avanços simbólicos no combate à evasão fiscal, mas espaços na UE continuam pouco pressionados a mudar.
Cristiano Ronaldo

Caso Ronaldo. Juíza quer mais informação

A juíza espanhola responsável pelo "caso Ronaldo", relacionado com os documentos Football Leaks, quer saber quem criou a offshore ligada ao jogador. Jorge Mendes já foi ouvido.
Offshores

Lista negra UE. Portugueses mandaram 416 milhões

Contribuintes residentes em Portugal enviaram no ano passado 416 milhões de euros para offshores que estão na lista negra da União Europeia. A maioria foi para os Emirados Árabes Unidos e Macau.
Offshores

Macau na lista negra da União Europeia

Antigo território português, hoje parte da China, foi colocado na lista negra de paraísos fiscais da União Europeia que podem vir a sofrer sanções. Quatro destes países não estão na lista portuguesa.
Offshores

Herrera e Reyes citados nos Paradise Papers

Héctor Herrera e Diego Reyes, internacionais mexicanos do FC Porto, são os dois últimos nomes citados no caso dos Paradise Papers, por terem alegadamente aberto empresas de fachada em Malta.
Offshores

Quem são as celebridades com contas offshore

Shakira, Justin Timberlake, Nicole Kidman, Madonna ou Weinstein. O que leva estas celebridades a investirem em empresas médicas nas Bermudas ou a registarem empresas nas Bahamas?
Angola

Fundo Soberano de Angola garante legitimidade

O Fundo Soberano de Angola garantiu que todas as suas operações são feitas de "forma legítima". A investigação Paradise Papers acusa o Fundo de recorrer a paraísos fiscais.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.