894kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Europa

Guerra na Ucrânia

Em direto/ Embaixada dos Estados Unidos em Kiev já reabriu

A embaixada norte-americana na capital de Kiev já reabriu. A decisão inicial de encerramento teve como base uma informação que alertava para um "ataque aéreo significativo" na quarta-feira.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia. Mísseis britânicos usados contra a Rússia

Reino Unido terá autorizado Ucrânia a utilizar mísseis Storm Shadow, em ataques contra o território russo. Há relatos de destroços destes mísseis na regiões russas de Kursk e Krasnodar. Veja o mapa.
Guerra na Ucrânia

Embaixadas fecham, mas deverão reabrir em breve

Possibilidade de "ataque aéreo significativo" leva algumas embaixadas ocidentais em Kiev, incluindo a dos Estados Unidos e a de Portugal, a fechar portas. Mas já há previsões para reabrirem.
União Europeia

A Europa e Trump

Na guerra da Bósnia todos os líderes europeus perceberam que a defesa da Europa ainda dependia dos Estados Unidos. Por que razão três décadas depois a Europa está exactamente onde estava em 1995?
Alemanha

Kaput

Os erros que as elites alemãs cometeram, tal como as elites do Sul, na sua resposta a incentivos racionais, podem custar muito mais caro do que crise da dívidas. Veremos quem expiará a culpa desta vez
Ucrânia

Guerra na Ucrânia - 1002 dias de idiotas

Passados estes quase três anos de guerra, um milhão de mortos e incontáveis prejuízos, o impacto de que mais nos podemos queixar, nesta longínqua ponta da Europa, é mesmo o da proliferação do idiota.
Extremismo

A Nova Inquisição 

A luta contra o wokismo não é uma querela  partidária ou ideológica; é uma luta pela própria sobrevivência dos valores fundamentais que  definem a nossa civilização.
Noticiário

00h. Álvaro Sobrinho nega acusação do IRN

Ex-banqueiro diz que fez pedido de renúncia de nacionalidade para poder estudar em Portugal como estrangeiro residente. Achava ainda ter nacionalidade porque requerimento não foi aprovado nos anos 80.
Guerra na Ucrânia

O que são e que perigos têm as minas antipessoais?

Não distinguem militares de civis e deixam povoações inteiras em suspenso pelo perigo de dar um passo em falso em direção a um explosivo. EUA entregam minas antipessoais, proibidas em 1997, à Ucrânia.
União Europeia

"UE não pode existir liderada de cima para baixo"

"A União Europeia não pode existir se for liderada de cima para baixo a partir de Bruxelas e se esquecer que é feita pelas muitas partes distintas", defendeu o presidente do Comité das Regiões.
Guerra na Ucrânia

Putin oferece mais de 70 animais à Coreia do Norte

Para além das ajudas militares, económicas e industriais prestadas entre os dois países, a aliança entre Putin e Kim Jong Un passa também pela partilha de animais para jardins zoológicos.
Guerra na Ucrânia

Zelensky: minas antipessoais são muito importantes

Este armamento que "não distingue entre soldados e civis" está proibido internacionalmente. Ucrânia está entre os 164 países que subscrevem proibição, ao contrário da Rússia e dos EUA.
Noticiário

23h. MNE admite que situação na Ucrânia se agravou

Paulo Rangel diz que mudança da doutrina nuclear russa é preocupante. Sobre o encerramento da embaixada em Kiev, o MNE reafirma que este encerramento é temporário e admite que pode reabrir em breve.
Guerra na Ucrânia

Rússia toma medidas contra "agentes estrangeiros"

Pessoas e organizações consideradas como "agentes estrangeiros" terão os seus rendimentos congelados até que deixem de ter esse estatuto. Há 493 pessoas que fazem parte da lista.
Eleições EUA

Casas a 1€ para descontentes com eleição de Trump

Autarca da vila na Sardenha não proíbe candidaturas com outras nacionalidades, mas garante que apenas quer americanos. Também estão a ser arrendadas casas de graça a nómadas digitais vindos dos EUA.
Guerra na Ucrânia

Cabos destruídos e o misterioso navio no Báltico

Dinamarca e Suécia estão atentas a navio chinês que saiu de porto russo e que passou por região em que estão cabos submarinos danificados. China e Rússia recusam acusações, EUA aponta para acidente.
Noticiário

22h. Odair Moniz: Fim da investigação em breve

As autoridades consideram ser necessário tempo para fechar a investigação, sendo que audição de algumas testemunhas foi mais demorada e foram pedidos exames complementares, além da autópsia.
Ambiente

Seca. Consórcio quer gestão sustentável no Algarve

Projeto terá valor de 11,5 milhões de euros, grande parte provenientes de fundos comunitários. Iniciativa internacional escolheu o Algarve por fazer parte de região europeia sob stress hídrico.
Conferência do Clima

COP29. Ambientalistas censuram atuação da UE 

A União Europeia não apresentou uma proposta de contribuição para o novo objetivo de financiamento climático. Suíça também foi visada por ser "silenciosa", tendo um forte sistema financeiro.
Conflito Israelo-palestiniano

Lula e Xi querem reconhecer Estado palestiniano

Presidentes partilham desejo de aumentar diálogo entre China e economias da América do Sul. Sobre a Ucrânia, Xi diz que não existe uma solução simples para um assunto complexo.
Mundo

UE "arrisca perder terreno" em África para China

Estatuto de potência com maior influência em África está em disputa. A Rússia está há muito no continente, mas a China impôs-se com a sua "flexibilidade e falta de burocracia".
Fundos Comunitários

Juíza recusa caução de 500 mil euros para Serrão

O Ministério Público pediu o agravamento das medidas de coação do empresário portuense Manuel Serrão e dos restantes arguidos do processo Operação Maestro, mas o tribunal negou a pretensão.
Guerra na Ucrânia

Putin tem plano para desmembrar Ucrânia em três

Kiev diz que Putin tem plano para dividir Ucrânia em partes e prevê apresentá-lo aos EUA. Inclui estado pró-russo que não podia aderir à UE e uma parcela entregue a Hungria, Roménia e Polónia.
Elétricos

Europa. Ford quer reduzir 4.000 trabalhadores

Estados europeus têm de vender mais elétricos para cumprir metas de emissões de carbono, mas a procura por estes veículos não tem aumentado. Países mais afetados serão a Alemanha e o Reino Unido.
União Europeia

Acordo na Comissão entre PPE, socialistas e Renew

Acordo político foi alcançado numa reunião à porta fechada entre responsáveis do PPE, S&D e os liberais da Renew, ao final da tarde em Bruxelas, após semanas de acesos debates.
Noticiário

17h. Portugal encerra embaixada em Kiev

Paulo Rangel confirma que a embaixada vai ficar fechada alguns dias. Ainda, o Parlamento vai analisar a conduta dos deputados do Chega.
Guerra na Ucrânia

"É óbvia a necessidade de acordar da Europa"

Presidente da República defendeu que "é óbvia a necessidade de acordar na Europa" na matéria da Defesa e deixou elogios a Nuno Melo: "Encontrei um sinal que não encontrei em Governos anteriores".
Guerra na Ucrânia

Melo: reforçar NATO "por causa de Putin"

Nuno Melo notou que investimento russo para Defesa em 2025 "deverá ultrapassar a globalidade do investimento dos 27 países-membros da UE", recordando que Moscovo vive ecónomia de guerra.
União Europeia

UE adia regras contra desflorestação

Ministros da UE aprovaram o adiamento de regras que exigem garantias contra produtos de terras desflorestadas, mas rejeitaram criar a categoria de país ‘sem risco’ de desflorestação.
Gabinete de Guerra

“Rússia pode bombardear Kiev a qualquer momento”

Major-General Isidro Morais Pereira considera que um ataque nuclear está fora de questão, mas é provável que a Rússia aposte no uso massivo de mísseis. Ainda, o investimento de Portugal na segurança.
Noticiário

16h. PR avisa EUA para não esquecerem UE

Presidente da República avisa que cada vez que os Estados Unidos sacrificam relação com a União Europeia saem prejudicados. Ainda, embaixada de Portugal em Kiev pode ser encerrada.
Guerra na Ucrânia

Estragos ambientais estimados em 67 mil milhões

"A natureza é uma vítima silenciosa desta guerra", lembrou ministra ucraniana da Proteção do Ambiente e dos Recursos Naturais, na COP29. O custo ambiental da guerra eleva-se a 67 mil milhões de euros.
Mundo

Novos pedidos de asilo recuam quase 25% na UE

De acordo com o Eurostat, os novos pedidos de proteção internacional recuaram de 92.055 em agosto de 2023 para 69.270 no mesmo mês de 2024. Sírios, afegãos e venezuelanos lideram pedidos de asilo.
Resposta Pronta

Ataque massivo a Kiev? "Só a Rússia pode desmentir

Depois dos encerramentos de embaixadas na capital da Ucrânia, o embaixador Francisco Seixas da Costa explica as decisões e diz ainda que só o Kremlin pode desmentir as informações sobre os ataques.
Noticiário

14h. Ucrânia acusa Rússia de desinformação

A Ucrânia fala num ataque psicológico de informação massivo. Ainda neste jornal, a embaixada de Portugal em Kiev pode encerrar "a qualquer momento".
União Europeia

UE aprova diretrizes para inclusão

A Comissão Europeia adotou regras para acelerar a transição de cuidados institucionais para serviços comunitários, promovendo uma vida independente para pessoas com deficiência até 2030.
Espanha

Teresa Ribera nega falhas em Valência

A ministra considerou que o sistema de alerta nacional gerou "os alertas e informações adequadas" e responsabilizou o governo autonómico de Valência liderado pelo PP.
Guerra na Ucrânia

Putin reforça proteção de infraestruturas críticas

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, disse que, por ordem de Vladimir Putin, as forças armadas estão a tomar medidas necessárias para salvaguardar a segurança de todas as infraestruturas críticas.
França

Últimas palavras de Dominique Pelicot em tribunal

O principal arguido do caso Pelicot, acusado de drogar e violar a mulher durante 10 anos, depõe pela última vez em tribunal. Garante que sabe "o que fez e não fez", continuando a negar abusos à filha.
Noticiário

13h. Embaixada portuguesa em Kiev mantém-se aberta

Esta quarta-feira as embaixadas de vários países em Kiev foram encerradas por razões de segurança, nomeadamente a dos EUA, a de Espanha e a da Grécia. A de Portugal mantém-se em funcionamento.
Premier League

A meio do pior momento no City, Guardiola renova

Treinador vai prolongar vínculo com os ingleses por mais um ano, completando uma década no City e trabalhando ao lado de Hugo Viana. Renovação não inclui cláusula de rescisão em caso de despromoção.
Guerra na Ucrânia

EUA vão fornecer minas antipessoais à Ucrânia

Washington aprovou envio de minas antipessoais “não persistentes”, após o anúncio de pacote de 260 milhões de euros em armamento. Moscovo alerta que ataques em território russo podem escalar conflito.
Noticiário

12h. IGAS. Min. Saúde retira tutela à Sec. Estado

Ministra da Saúde retira tutela da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde à secretária de estado da saúde. Ainda, embaixada de Portugal em Kiev mantém-se em funcionamento
Noticiário

10h. INEM. Francisco George defende reorganização

Francisco George avisa que só é possível restaurar a confiança dos cidadãos no INEM através da eficácia. Ainda, Peskov afirma que "congelar" o conflito na Ucrânia está fora de questão para a Rússia.
Portugal 2020

Xanana e embaixadora discutem visita de Montenegro

Luís Montenegro já tinha anunciado em outubro, durante uma visita oficial do seu homólogo timorense, Xanana Gusmão, a Portugal, que visitaria Timor-Leste em junho de 2025.
360º

Armas nucleares: ameaça ou bluff? 

Nesta newsletter tem toda a informação de que precisa para começar o dia bem informado: da Rússia a Lisboa, do desporto às greves.
Noticiário

8h. Embaixada EUA em Kiev fechada devido a ameaça

A Embaixada fechou e recomenda aos cidadãos norte-americanos em Kiev que se abriguem em caso de ataque. Ainda, o PCP vai faltar à sessão solene do 25 de Novembro no Parlamento.
Gabinete de Guerra

Ucrânia. "Conflito mais longo" desde II Guerra

Bruno Cardoso Reis diz que há provavelmente mais de um milhão de baixas dos dois lados do conflito. Não se surpreende com a duração da guerra e diz que voltou a haver crise de refugiados na Europa.
Noticiário

7h. Salários. PSD admite viabilizar proposta do PS

PS e PSD defendem fim do corte imposto em 2010, mas com calendários diferentes. Ainda neste jornal, o aviso do CDS ao PSD, a queda de Portugal no índice sobre Ambiente e o alerta de ataque em Kiev.
Noticiário

6h. Putin já ameaçou doze vezes com nuclear

Putin assinou decreto que revê a doutrina nuclear no dia em que o exército ucraniano utilizou pela primeira vez mísseis de longo alcance norte-americanos. É a 12º ameaça nuclear do líder russo.
Noticiário

3h. "Invasão Russa não pode terminar com sucesso"

O Presidente da Assembleia da República diz que a invasão russa não pode terminar bem sucedida. Discurso feito na exposição “Ucrânia — Os primeiros 75 dias de guerra" do jornalista João Porfírio.
Guerra na Ucrânia

Portugal reafirma na ONU apoio à Ucrânia

Cinquenta países, entre os quais Portugal, publicaram um comunicado que assinala o milésimo dia da guerra na Ucrânia e reforça o apoio a Kiev. O embaixador ucraniano na ONU pediu o fim da guerra.
G20

Scholz propõe a Xi trabalhar para a paz no mundo

Declarações do chanceler alemão foram entendidas como uma censura à posição de China em relação a Taiwan. Governo alemão tem acusado Pequim de ajudar o esforço de guerra russo.
Guerra na Ucrânia

EUA sem "indicação" de uso de nuclear pela Rússia

Pentágono já esperava atualização da doutrina nuclear pela Rússia. Serviços de defesa americana concluem que os Estados Unidos não devem fazer alterações à sua postura quanto a este tipo de armamento.
Guerra na Ucrânia

Kiev pede cabeça fria face a "chantagem" nuclear

"Devemos manter a cabeça fria, as ideias claras e não ceder ao medo", apelou o MNE ucraniano, no dia em que Putin alargou a possibilidade da Rússia recorrer a armas nucleares.
Ucrânia

Compreender definição mínima da vitória da Ucrânia

A Rússia e a Ucrânia têm visões fundamentalmente antitéticas sobre a forma como a guerra deve terminar. O resultado mais provável da guerra situa-se entre estes extremos.
Guerra na Ucrânia

O “Plano de Vitória”, os BRICS e o Impasse

Os caminhos para uma negociação estão, por agora, encerrados. Na ausência de garantias de segurança, a Ucrânia está obrigada a prolongar a guerra perante uma Rússia em ascendência. O impasse persiste.
Parlamento Europeu

Habitação: do problema à ação

O Plano Europeu de Habitação a Preços Acessíveis deve não só abordar os fatores estruturais que perpetuam a crise habitacional, mas também ser um catalisador de ações concretas nos Estados-Membros.
Europa

Quo Vadis, Europa?

Podemos continuar a ser a velha Europa das capitais turísticas, ou podemos ambicionar ser a renovada Europa, com fronteiras seguras, produtora e exportadora, e líder da diplomacia mundial.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.