Assunção Cristas
CDS-PP

Melo sobre Rio: "Cada um cita os que tem próximos"

229
Melo não gostou de ouvir Rio a apontar deputados de PS e PSD como maioria de estabilidade aos colegas do PPE, esquecendo o CDS. Diz que CDS não ficou diminuído por Cristas não ir a Zagreb.
CDS-PP

CDS. Críticos atribuem culpas a toda a direção /premium

João Almeida é o único rosto da continuidade em ponderação. Entre os críticos, estratégia é colar toda a direção à derrota e defender que líder não tem de ser deputado. Congresso a 25 e 26 de janeiro.
CDS-PP

Nuno Melo exclui-se da corrida a líder do CDS

129
O eurodeputado Nuno Melo excluiu-se esta sexta-feira da corrida à liderança do CDS, admitindo que há potenciais candidatos com muito peso e "capacidade política" para liderar os centristas.
CDS-PP

E agora? Um líder-deputado ou uma maçã sumarenta?

Líder da JP diz que renovação do partido vai passar pelas "maçãs sumarentas" que foram semeadas. João Almeida, o últimos dos deputados, pondera avançar e Filipe Lobo d'Ávila, o crítico, também.
Legislativas 2019

Cristas de saída. Quem se segue no CDS?

122
Ainda não se sabia se seria um táxi ou uma van, mas Cristas nem quis esperar pela hora da ceia. Uma hora e pouco depois do fecho das urnas abandonou a sede. Quem são os potenciais sucessores?
Legislativas 2019

Cristas antecipa fim da campanha em luto 

1048
Campanha do CDS será cancelada sexta-feira às 15h00, com Cristas a abdicar de duas grandes ações: a descida do Chiado e o comício no Largo do Caldas. Partido em luto pelo fundador.
Legislativas 2019

Mulher tenta agredir Cristas na Baixa do Porto 

1772
Mulher tentou agredir Cristas no Porto e chegou a existir contacto físico, que podia ter sido pior se membro da comitiva não a tivesse afastado. Rui Moreira retirou apoio que disse que nunca deu.
Legislativas 2019

Trabalho para pré-reformados. Proposta é do CDS?

191
O projeto de lei para que os trabalhadores pudessem trabalhar a tempo parcial quando estivessem a um ano da idade da reforma foi apresentado pelos centristas e já constava no programa da PAF.
Legislativas 2019

Líder do CDS dança o vira para "virar isto"

Líder do CDS encontrou a rainha na desfolhada e só lamentou que fosse vermelha. Dançou o vira para "virar isto". Evitou Tancos e foi uma estrela, mesmo lhe tenham chamado "Conceição Cristas".
CDS-PP

Este país não é para Tancos. Tarde foi dos idosos

271
Cristas guardou o antídoto anti-Costa para o final da visita matinal, onde revelou que vai pressionar Ferro a dizer se já enviou declarações para o MP. À tarde só quis falar no âmbito do Dia do Idoso.
Legislativas 2019

Em Coimbra, Cristas ouviu fado (e alguns insultos)

1588
Cristas teve o seu fado numa noite que era para ser de festa, mas em que acabou por ouvir insultos no Quebra-Costas, em Coimbra. A líder do CDS diz que não enfia a carapuça das ofensas de "fascista".
Assunção Cristas

Na economia do mar, Sócrates deu o sal a Cristas

Assunção Cristas contou com Sócrates sobre Tancos para dar sal à campanha. Na saúde, o antigo primeiro-ministro voltou a ser visado. No pomar, líder confessou gostar de laranjas, mas "espremidinhas".
Legislativas 2019

Cristas na 'Volta a Tancos' reage a Santos Silva

102
Em mais uma etapa da 'Volta a Tancos', a líder do CDS explicou que os recados que recebeu para não falar de Tancos são "mensagens que andam por aí". Foi atacada e respondeu a Santos Silva.
Legislativas 2019

Cristas recebeu "recados" para não falar de Tancos

805
Cristas acusa PS de recuperar "tese da cabala" e diz que recebeu "mensagens" e "recados" a avisar que o CDS não devia falar do caso de Tancos. Cristas avisa que o papel do CDS não é "agradar a Costa".
Legislativas 2019

Dança de Cristas numa tarde "morna" pela segurança

Depois de Tancos, Cristas dedicou tarde aos problemas de segurança. Soprou as velas dos 45 e, além da valorização das forças de segurança, pediu dois desejos: chegar aos 90 e um "grande resultado".
CDS-PP

Tancos. CDS quer nova CPI e MP a investigar Costa

669
Líder do CDS propõe nova comissão de inquérito a Tancos, vai viabilizar a comissão permanente antes das eleições e exige a Ferro que envie declarações de Costa na AR para Ministério Público analisar.
Legislativas 2019

Tancos. Cristas reúne de urgência direção do CDS 

318
Cristas convocou de urgência cúpula do CDS para reagir a caso Tancos. Pelo meio houve património e contratos de associação. E recebeu um lápis do PSD: "Não está afiado".
Legislativas 2019

Tancos "série da Netflix" e a ausência de elogios

O ex-líder Paulo ainda chegou, ao contrário do ex-líder "Zé" (Ribeiro e Castro) que disse que se votasse em Leiria votava CDS por causa de Raquel Abecassis. Para Assunção nem um elogio.
Legislativas 2019

A nova sede da PJ foi tratada por PSD/CDS?

Cristas afirmou que a nova sede da PJ foi obra de um governo PSD/CDS. O início e o fim do processo sim, mas foram ministros socialistas que retomaram o atual projeto e o adjudicaram.
Legislativas 2019

PPP no Hospital de Braga poupou 80 milhões?

Num comício em Famalicão, Assunção Cristas alegou que a Parceria Público-Privada no Hospital de Braga poupou 80 milhões de euros ao Estado. Mas os valores anuais ou totais do contrato são diferentes.
Legislativas 2019

Na feira para pôr "a ciganada toda a votar no CDS"

429
Cristas voltou ao local onde já foi feliz (Lamego) a pedir votos no CDS. Na feira, acusou o governo de "ilibar criminosos". Mais tarde, nas caves da Murganheira, levou um banho de espumante
CDS-PP

CDS. Um pouco de fé para interromper "telenovela"

Cristas quer acabar com "telenovela" em que se transformou o país, Mota Soares avisa que "parece um PREC" e que a esquerda quer fagilizar o Presidente e torná-lo “numa espécie de Rainha de Inglaterra”
Legislativas 2019

Cristas justifica movimentos no interior (do CDS)

Já percorreu 1000 quilómetros em dois dias, não desiste, mas nem a agenda de Portas ajuda. Porque esteve o ex-líder com João Almeida e ainda não teve tempo para a presidente? Cristas desvaloriza
Legislativas 2019

Melo: está em jogo "ar puro" e "democracia livre"

116
Na terra de Melo, o eurodeputado disse que está em causa se se vai respirar "ar puro" na democracia portuguesa e que há "imprensa que não é livre". CDS fez a festa em Famalicão. E houve confetis.
Legislativas 2019

Portas e a rua na ajuda ao sonho de Cristas

Cristas fez cerca de 500 quilómetros em poucas horas, esteve com Melo e divulgou palavras e apoio a Portas. Após ação pouco conseguida no Barreiro, inventou uma arruada fora do programa em Braga.
Legislativas 2019

Assunção Cristas diz que o “voto seguro” é no CDS

286
Líder dos centristas considera que é preciso lembrar os indecisos que é a "verdadeira alternativa" à governação do país. "Um voto no CDS é um voto seguro", defendeu.
Legislativas 2019

Cristas garante "combate feroz" contra a corrupção

265
A líder do CDS afirmou que uma das prioridades do partido é o "combate feroz" contra a corrupção, na sequência da homologação do parecer sobre incompatibilidades e impedimentos de políticos por Costa.
Legislativas 2019

Cristas: "É preciso insistir e persistir"

216
Cristas cita "avanços e recuos", e diz que a natalidade continua a ser um problema para o país, com cada vez menos nascimentos comparativamente com 1976. Portugal não consegue "acertar na receita".
Legislativas 2019

Quem atacou quem no primeiro debate a seis? /premium

No primeiro debate a seis, Rui Rio foi quem sofreu mais ataques. Catarina Martins foi quem mais atacou, mas Costa e Cristas protagonizaram as discussões mais acesas. Jerónimo passou incólume.
Eleições Legislativas

TVI. Debate de Costa e Cristas visto por 935 mil

O frente a frente televisivo entre o líder do PS, António Costa, e a presidente do CDS, Assunção Cristas, foi o terceiro mais visto. O mais visto foi o debate entre Costa e Jerónimo de Sousa (PCP).
Legislativas 2019

Um "ditador", uma "demagoga" e o lombo a 15 euros

1040
Cristas acusou André Silva de desonestidade intelectual e perguntou-lhe: "Como explica a uma mãe que o lombo de porco passa a custar 15 euros?". Já o líder do PAN diz que CDS "lida mal com a evolução".
Manuais Escolares

CDS quer repensar modelo de manuais para 1º ciclo

Assunção Cristas propõe que seja revisto ou repensado este modelo no 1º e 2º anos do 1º ciclo, apesar de o CDS ser favorável à reutilização dos manuais nos anos mais avançados.
Dinheiro

Jerónimo Martins recusa-se a pagar 20,7 milhões

738
O dono do Pingo Doce e do Recheio recusa-se a pagar ao Estado uma dívida de 20,7 milhões que acumulou nos últimos sete anos, relativamente à Taxa de Segurança Alimentar Mais e fez queixa a Bruxelas.
CDS-PP

Cristas encontrou-se com UGT e notou convergência

456
A líder do CDS reuniu-se com a UGT e entregou-lhe uma cópia do seu programa eleitoral. Falou de ideias convergentes, elogiou a concertação social e pediu "competitividade fiscal e crescimento".
Eleições Legislativas

Cristas ataca PS por atrasos nos fundos agrícolas

129
A presidente do CDS-PP considera "inaceitável que o Governo tenha 22.000 candidaturas aos fundos para a agricultura à espera de serem aprovadas".
Greve

Cristas defende nova lei para os serviços mínimos

A líder do CDS defendeu que a lei dos serviços mínimos deve ser atualizada para evitar que "um grupo pequenino pare um país", referindo-se à greve dos camionistas, que acabou por ser desconvocada.
Assunção Cristas

Cristas: "Estado Social de parceria" em setores

"Connosco, todos os setores são convocados - o setor público, o setor social, o setor privado", garantiu a líder do CDS-PP. E "seja na saúde, creches, lares de idosos, ou na educação", acrescentou.
Assunção Cristas

Cristas reitera que não fará acordo com o PS

220
Assunção Cristas voltou a afirmar que não fará acordo pós-eleitoral com o Partido Socialista. O CDS-PP apresenta-se como uma alternativa de centro direita para evitar "maiorias de esquerda".
Eleições Legislativas

Rio/Cristas. Quem dá mais na baixa de impostos?

203
No duelo da direita, Rio e Cristas concordaram em baixar impostos mas disputam quem é mais ambicioso. Cristas recusou defender líder da JP sobre identidade de género. E Rio "não errou" nos professores
Assunção Cristas

Interior: Cristas quer "discriminação positiva" 

Assunção Cristas quer "uma verdadeira rede de cuidados para todos os idosos" e defende que ninguém pode ficar sozinho em casa. Nestas zonas, Cristas quer baixar "ainda mais" a carga fiscal.
Eleições Legislativas

Cristas e Catarina concordaram em discordar

214
Catarina Martins quer mais investimento público, Cristas quer privado como motor da economia. A centrista quer baixar IRS e IRC para níveis irlandeses, a bloquista só admite mexer nos escalões do IRS.
Eleições Legislativas

Cristas quer apoiar "maioria de centro direita"

Dizendo-se “vacinada” contra os maus números das sondagens, Assunção Cristas deixa de lado a possibilidade de deixar de ser líder do CDS já que acredita num "bom resultado".
Assunção Cristas

Clima. Cristas defende apoios para agricultores

181
A líder do CDS defendeu estratégia de adaptação às alterações climáticas na agricultura, com apoio aos agricultores e produtores pecuários em investimentos para armazenamento de água.
CDS-PP

Assunção Cristas diz ter “vacina contra sondagens”

237
Rentrée do CDS foi na Madeira, no mesmo dia em que saiu uma nova sondagem que prevê um mau resultado para o partido. Assunção Cristas desvalorizou dizendo que tem "vacina contra sondagens".
Assunção Cristas

Cristas critica descentralização "sem clareza"

Assunção cristas afirma que o Governo "falhou na descentralização que ele próprio quis fazer" e mostrou-se contra uma "regionalização que trará mais impostos, cargos políticos e burocracia".
Sondagens

Catarina é mais rosto da oposição do que Assunção

638
Rui Rio continua a ser o principal líder da oposição, aos olhos dos portugueses, mas está em queda. Também Assunção Cristas está a perder protagonismo e foi ultrapassada pela líder do BE.
Eleições Legislativas

CDS quer deixar de ser "poucochinho"

117
Cristas não quantifica, mas tem ambição de sair do clube dos "pequeninos". Acredita ter programa eleitoral para isso. Apresentou-o quinta-feira numa sessão ao ar livre em que o único atacado foi o PS.
Assunção Cristas

Se vem aí crise é melhor despachar já o governo PS /premium

425
Não quer o diabo (nem André Ventura) e, se for preciso, corta na despesa para baixar impostos. Em entrevista ao Observador, Cristas assumiu erros do CDS mas garante que a estratégia não mudou.
Assunção Cristas

Cristas. Da redução de impostos à recusa do Basta

Para a líder do CDS, baixar os impostos é "prioridade número um". Em entrevista ao Observador, assume que o partido passou mal a mensagem nas últimas eleições e afastou uma coligação com o Basta.
Rádio Observador

O comentário à entrevista de Assunção Cristas

Luís Rosa e Judite França comentam as novidades da entrevista a Assunção Cristas na Rádio Observador.
Assunção Cristas

"Passámos mal uma mensagem, isso é evidente"

252
Cristas em direto no Observador. Rejeitou colagem ao Basta, mas confundiu frase de Ventura com frase de Melo. Prioridade é reduzir impostos, mesmo se vier o "diabo". "Não podemos é estar à espera".
Assunção Cristas

Votar CDS é "não apoiar Costa", diz Cristas

457
Assunção Cristas garante que votar no CDS "servirá para termos uma alternativa de centro-direita em Portugal". E não deixa de lado uma possível coligação com o PSD.
Assunção Cristas

CDS quer baixar IRS em 15%, diz Cristas

297
Para o CDS, apostar na redução do IRS e do IRC significa "mais receita, mais investimento e mais postos de trabalho". Cristas ambiciona ainda ter "um IRC tão competitivo como o da Irlanda: 12,5%."
CDS-PP

Excluídos entram na universidade a pagar, diz CDS

551
Cristas quer que os alunos que não entrarem nas universidades públicas devido ao numerus clausus possam ingressar em vagas adicionais, pagando propinas ao preço do mercado.
CDS-PP

CDS. Oposição interna acusa Cristas de autismo

O porta-voz da Tendência Esperança em Movimento-CDS fala em "pouca democraticidade interna". Abel Matos Santos diz que Cristas "revela autoritarismo e desconsideração pelo órgão máximo do CDS".
CDS-PP

PSD questiona Cristas sobre centristas acusados

139
PSD de Oliveira do Bairro diz que silêncio de Cristas sobre acusação de 17 centristas de violação da lei do Orçamento é "inadmissível". PSD quer que Cristas diga se concorda ou não com acusação.
Assunção Cristas

Quer ajudar Cristas a mudar de corte de cabelo?

4989
Assunção Cristas partilhou uma fotografia com quatro versões de penteados, feita através da aplicação FaceApp. "Como não consigo escolher, peço a sua ajuda: de qual gosta mais?", escreveu a deputada.
CDS-PP

Cristas, empresários e o PS: "Quem se mete leva"

463
O CDS esteve "muitas vezes" sozinho na oposição, porque "ainda toda a gente tem medo do PREC", disse a líder aos empresários. Depois, na TVI, defendeu a abertura da travessia do Tejo a privados.
CDS-PP

CDS quer reduzir IRS para todos os escalões

964
É mais uma proposta do CDS para as legislativas: reduzir em 15% a taxa efetiva média de IRS nos próximos quatro anos, o que significa uma redução em todos os escalões. Medida custa 3,2 mil milhões.
Assunção Cristas

Posição do CDS sobre professores foi "um erro"

189
Assunção Cristas admite, em entrevista à Visão, que a posição assumida pelo CDS sobre a devolução do tempo de serviço aos professores prejudicou resultado das eleições europeias
CDS-PP

Cristas quer CDS a "crescer" nas legislativas

230
A presidente do CDS-PP diz que o objetivo do partido para as legislativas de outubro é "crescer o mais" possível para ir além dos atuais 18 deputados, para que o centro-direita volte a governar.
CDS-PP

"Isto é o que eu sou". A vida da otimista Cristas

273
Cristas apresentou o livro "Confiança" sem Portas, mas com Passos e Maria Luís. Chorou ao falar dos pais e da sua história. Lembrou que é professora e a política a resposta a um "desassossego".
Assunção Cristas

Cristas regressa como mulher-mãe-política /premium

473
Novo livro de Assunção Cristas mistura política com vida familiar e faz até algumas propostas polémicas como substituir o PIB para medir a riqueza do país
CDS-PP

CDS quer círculo eleitoral para países lusófonos

342
O anúncio foi feito no Brasil, onde a presidente do CDS propôs mais um circulo eleitoral fora do território português. Cristas quer dar mais atenção a países que partilham "raíz cultural comum".
CDS-PP

CDS-PP anuncia primeiro núcleo no Brasil

480
Assunção Cristas anunciou que o CDS o primeiro núcleo do CDS no Brasil vai funcionar em Santos. Cidade foi escolhida porque tem uma comunidade portuguesa muito antiga, ligada a Ilha da Madeira.
Assunção Cristas

Rio propõe, Cristas desvaloriza. "Foco é outro"

Rio defende uma redução de deputados através da representação dos votos brancos e nulos na Assembleia da República. Cristas recusa-se a fazer comentários e prefere concentrar-se noutras matérias.
CDS-PP

CDS centra-se nas "pessoas", o resto é "menor"

935
Eis o CDS de cara lavada após derrota. Cristas não quer ouvir falar de ideologia e quer respostas para o mundo em mudança. "Pôr as pessoas no centro" é o lema. Tudo o resto, são questões "espúrias".
CDS-PP

CDS. Críticos atacam mas dão “uma oportunidade”

Até Nuno Melo e Pedro Mota Soares criticaram direção na gestão de dossiês dos professores e passadeiras. Cristas assume responsabilidade. Críticos dão-lhe “uma oportunidade” até legislativas.
CDS-PP

Liderança de Cristas leva a demissão em Ovar

274
Fernando Camelo Almeida frisa que se demitiu devido a discordar com o rumo que o partido está a tomar. O ex-presidente diz que Cristas é responsável pelo resultado negativo nas europeias.
CDS-PP

O que Cristas vai mudar na estratégia do CDS

2032
Cristas percebeu "sinal": eleitores não querem carga ideológica da direita conservadora, preferem soluções concretas. Depois da derrota, ordem é começar já a apresentar propostas. Partido reúne quinta
Eleições Europeias

A vencedora das Europeias: a abstenção /premium

382
Em vez de assumir a maior derrota do PSD em eleições nacionais, Rio foi o exemplo perfeito de um líder autista, cismando que a sua estratégia de acordos de regime com o PS está correta.
Eleições Europeias

CDS nos fogos (e Melo não gosta de ir à "pendura")

O CDS esteve em Coimbra, nas zonas fustigadas pelos fogos de 2017. Melo começou de camião, a mostrar as más acessibilidade, Cristas ajudou a mostrar exemplo da casa recuperada da D. Laura.
Crise Política

Cristas admite ter "uma ponta de inveja do PS"

716
Em entrevista à Renascença, Assunção Cristas admite que semana lhe correu mal e que na área da comunicação política até tem "uma ponta de inveja" do PS. Mas insiste que CDS não recuou nos professores.
Governo

Para que servem políticos irresponsáveis? /premium

154
António Costa pode sonhar com a maioria absoluta no rescaldo da crise política que encenou mas falta-lhe um fator decisivo: um projeto reformista. A política é muito mais do que táticas e habilidades.
Crise Política

Professores. CDS já admite votar contra proposta 

8165
Depois do ultimato de Costa, CDS volta atrás. Ou o Parlamento aceita fazer depender devolução aos professores do crescimento económico ou não aprova a proposta final.
Fundos Comunitários

Cristas acusa Governo de "pior execução" de fundos

185
A líder do CDS, Assunção Cristas, responsabiliza o Governo pelo "pior quadro de execução dos fundos comunitários", nomeadamente quanto ao investimento produtivo.
CDS-PP

Cristas: "Não vamos estar aqui a marcar passo"

1139
Assunção Cristas não estabelece metas para as legislativas, mas continua com ambição máxima. "Quero crescer", diz ao Observador. Para já, contudo, o mínimo são os atuais 18 deputados.
CDS-PP

Paridade, jornalistas e críticos na lista do CDS

562
Líder da Jota e secretário-geral do CDS estão dentro. Lisboa e Porto encabeçados por mulheres. Porto mete dirigentes locais. E as novidades? Sebastião Bugalho, Raquel Abecasis e Rui Lopes da Silva.
CDS-PP

Cristas já tem candidatos para as legislativas

108
Sai Teresa Caeiro, entra líder da Jota, mantêm-se os do costume. Listas de deputados vão ser apresentadas já para campanha ser uma espécie de dois em um. Conselho Nacional vota nomes esta sexta-feira.
Assunção Cristas

Cristas pede desculpa a Isabel Moreira

989
Dirigente do CDS/PP insultou a Isabel Moreira no Facebook: ""És uma vergonha, fufa de merda, mata-te". Assunção Cristas repudiou comentários do militante e pediu desculpa à deputada.
CDS-PP

Horta Osório encerra "Ted Talks" do CDS

Grupo de independentes mandatado pelo CDS organizou conferências no último ano e agora apresenta 120 propostas a Adolfo Mesquita Nunes. Sessão de encerramento é este sábado e conta com Horta Osório.
Assunção Cristas

Cristas: défice deveu-se a "carga fiscal máxima"

935
"Saudamos sempre um défice que melhora as contas públicas. O nosso problema e a nossa discordância tem a ver com a forma como se alcança este resultado", afirmou a presidente do CDS-PP.
Assunção Cristas

Cristas insta Governo a salvar ilhota do Tejo

121
Assunção Cristas criticou a "escassa utilização" de fundos comunitários para preservação dos recursos marítimos, exemplificando com a demora na reabilitação de uma pequena ilhota do Estuário do Tejo.
Assunção Cristas

Saúde. Cristas acusa Costa de não ver a realidade 

A líder dos centristas disse que enquanto o primeiro-ministro "anda a fazer uma volta para mostrar o lado A [da saúde], a centrista quer mostrar o lado C, "o lado das cativações".
Assunção Cristas

Cristas acusa Costa de pintar situação da saúde

A visita de Assunção Cristas ao hospital de São José foi a primeira de várias que o CDS vai fazer a hospitais do país. Centristas acusam o Governo de ter andado a "enganar os profissionais de saúde".
Assunção Cristas

Cristas lança "O Podcast da Assunção"

234
Chama-se "O Podcast da Assunção", é publicado todos os sábados de manhã e o objetivo assumido pelo CDS é o de criar uma nova plataforma para a líder partilhar "na primeira pessoa" opiniões e ideias
Assunção Cristas

Cristas mostra sucesso de gerações de mulheres

A líder do CDS-PP celebrou o Dia da Mulher com uma visita à Casa Ermelinda Freitas. Cristas quis realçar a "história de sucesso de grandes mulheres", nomeadamente no setor agrícola.
Assunção Cristas

Cristas considera preocupante emigração de médicos

Na bolsa de emprego da Ordem dos Médicos há anúncios a procurar médicos para países como a Irlanda, a Inglaterra ou a França. Cristas vê esta situação "com uma grande preocupação".
Assunção Cristas

CDS quer investigação à Câmara de Pedrógão

657
Assunção Cristas exige esclarecimentos relativamente a notícias sobre donativos para Pedrógão Grande, que estavam guardados num armazém, assunto sobre o qual diz estar preocupada e indignada.
Moção de Censura

O jogo do galo de Cristas

520
Assunção Cristas não saiu ilesa do debate da moção de censura contra o governo. Mas também não saiu derrotada. Houve quem tivesse ficado com as orelhas mais quentes. A crónica do editor de Política
Moção de Censura

Cristas: "Ilusionismo socialista chegou ao fim"

1187
É a segunda moção de censura do CDS contra António Costa. Para Assunção Cristas, "o Governo está esgotado e o primeiro-ministro perdido". Parte das críticas da líder centrista foram apontadas à saúde.
CDS-PP

CDS avança com moção de censura ao Governo

269
É a segunda moção de censura do CDS contra António Costa. As explicações e os argumentos do partido serão dados esta sexta-feira à tarde numa conferência de imprensa de Assunção Cristas
Eleições Europeias

CDS contra abstenção (e PSD) pede votos anti-Costa

328
CDS deu o tiro de partida para europeias. Com painéis temáticos em modo relâmpago, Cristas e Nuno Melo encerraram convenção a pedir votos anti-Costa e a criticar adversários (incluindo Paulo Rangel).
Saúde

Enfermeiros: Cristas apela à intervenção de PR

250
A líder do CDS pede que o Presidente da República intervenha no conflito entre Governo e enfermeiros. Marcelo já respondeu, dizendo que é preciso "acatar a requisição civil e aguardar pela decisão".
Assunção Cristas

Cristas admite ir ao Jamaica apesar das críticas 

339
Para Assunção Cristas, é preciso valorizar as polícias, reconhecer a sua autoridade e explicar que "não faz sentido" haver territórios onde a polícia não pode estar para restabelecer a segurança.
CDS-PP

Cristas quer Nuno Melo com "companhia" em Bruxelas

426
CDS já tem cabeça de lista, já tem lista e agora também já tem cartazes. Assunção Cristas e Nuno Melo deram hoje o primeiro passo para a campanha. E já têm lema: "Não queremos ser a voz de Juncker"
Fact Check

Foi a esquerda que bloqueou a lista de devedores? /premium

374
A líder do CDS, Assunção Cristas, acusou diretamente PS, Bloco de Esquerda e PCP, de serem os responsáveis pela não divulgação da lista de devedores da CGD. Mas foi mesmo isto que aconteceu?
CDS-PP

"Esquerda bloqueou acesso aos devedores da Caixa"

667
Não sabe se "ainda há tempo" para mais uma comissão de inquérito à CGD até ao verão, mas Cristas lembra que, "há dois anos", foi o BE, PCP e PS que "bloquearam" o acesso à lista dos devedores.
CDS-PP

A "cor de pele" do PM. "Vítima? É um privilegiado"

1027
Cristas promete "ano histórico" para o CDS e ataca o PSD de cinco maneiras diferentes (sem dizer o nome). Telmo e Nuno Melo respondem à "cor de pele" de Costa: "Vítima? Sempre foi um privilegiado".
CDS-PP

Cristas (já) apoia recandidatura de Marcelo

800
Marcelo ainda não assumiu que se recandidata em 2021, mas Assunção Cristas já lhe garantiu o seu apoio. "Quem apoia à primeira, apoia à segunda", disse durante o arranque das jornadas parlamentares.
António Costa

E um pedido de desculpas Dr. António Costa? /premium

5995
Foi um momento vulgar e ordinário, muito difícil de aceitar num PM. António Costa deveria ter pedido desculpa a Assunção Cristas, aos deputados e aos portugueses. Foi indigno do cargo que ocupa.
Assunção Cristas

O CDS deve olhar para o estado do PSD /premium

171
O CDS não deve cometer com Cristas o erro que o PSD cometeu com Passos: valorizá-la somente no dia em que já lá não estiver. Aí também o CDS, como o PSD de hoje, perderia o respeito dos portugueses.
CDS-PP

Cristas "não mexe um milímetro" na estratégia 

144
A líder centrista apelou a uma conjugação de votos nos partidos do centro de direita para que nas próximas eleições legislativas, a 6 de outubro, não vença a atual solução governativa de esquerda.
Assunção Cristas

Assunção Cristas cozinha para Cristina (e família)

3997
Depois de Marcelo, agora foi a líder do CDS a entrar no programa de Cristina Ferreira. De avental, cozinhou para a apresentadora (e para o marido e filha). Falou sobre o seu catolicismo e as rotinas.
CDS-PP

Cristas critica governo pelos problemas na saúde

1639
Após a polémica da falta de anestesistas na Maternidade Alfredo da Costa durante o Natal, Assunção Cristas visitou a maternidade e responsabilizou o Governo pelos "problemas estruturais" na saúde.
Assunção Cristas

Cristas vai pedir votos com um “colete amarelo”? /premium

341
Ao colar-se aos coletes amarelos, Cristas quis mostrar que tem a capacidade de sair da bolha e ouvir o povo. Terá tudo isso. Só não tem o bem mais precioso de um político: um filtro para o disparate
CDS-PP

CDS mostra "país preso por arames" 

699
Até ao final do ano, o CDS vai fazer, "de norte a sul do país", a sinalização de "estradas, ferrovias e pontes" sinalizadas como pontos críticos. A Ponte 25 de Abril é uma das preocupações.
Assunção Cristas

Cristas: governo é responsável pelo "caos" no SNS

1364
A líder do CDS-PP acusou o primeiro-ministro de irresponsabilidade por querer virar os portugueses contra os enfermeiros em luta e de ser responsável pelo "caos" no Serviço Nacional de Saúde.
Assembleia Da República

CDS abre hoje debate quinzenal

O CDS-PP vai confrontar o primeiro-ministro com a contestação nas forças de segurança. A líder do partido pretende questionar António Costa sobre "a incapacidade de resolver problemas em diálogo".
Assunção Cristas

Cristas: diferendo com bombeiros é "incompetência"

108
A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, considerou em Leiria que o diferendo entre o governo e os bombeiros é "mais um caso de incompetência" e é "muito preocupante".
CDS-PP

Assunção Cristas: CDP-PP é a "única alternativa"

153
Assunção Cristas defende que "é preciso haver uma alternativa de centro direita para Portugal, que explique que há outra forma de construir o futuro". O PS anda "de braço dado com a esquerda radical"
CDS-PP

Cristas foi ao "supermercado" de droga em Lisboa

2272
Cristas, vereadora-deputada-presidente, visitou comerciantes do centro de Lisboa para provar que "há medo e insegurança" numa das zonas de maior tráfico de droga. E não há polícia que chegue.
Assunção Cristas

Cristas: OE está de "costas voltadas" para o país

A presidente do CDS-PP sublinhou que o Orçamento "mostra um profundo desconhecimento e uma grande insensibilidade àquilo que é o conjunto do nosso país e as necessidades de coesão territorial".
Greve

Cristas: juízes estão "desesperados" e "no limite"

367
A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, sublinhou que se trata "de titulares de órgãos de soberania, que não é suposto fazerem greve", ao abordar a greve geral dos magistrados judiciais.
CDS-PP

Cristas chama Costa a falar de Tancos

O esclarecimento de "toda a verdade, tudo o que passou em Tancos e o hipotético encobrimento do furto" são as intenções de Assunção Cristas, que chamará António Costa a depor.
Assalto em Tancos

Cristas junta-se a Marcelo contra jogos de poder

A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, afirmou a sua "concordância absoluta" com o Presidente da República a repudiar tentativas de partidarização das Forças Armadas e "jogos de poder".
Habitação e Urbanismo

Habitação. Cristas defende construção em altura

A líder do CDS-PP participou numa iniciativa do CDS "Ouvir Lisboa", inaugurada antes das autárquicas de 2017, quando concorreu à câmara de Lisboa, em que se discutiram os problemas da habitação.
Orçamento do Estado

Cristas. Proposta de OE "não vai no bom caminho"

159
A presidente do CDS-PP diz que a proposta do Governo PS para o Orçamento do Estado para 2019 "não vai no bom caminho" e insistiu em benefícios fiscais para empresas e cidadãos do interior de Portugal.
CDS-PP

CDS. Têndencia quer que partido acolha propostas

"Esperança em Movimento" organiza, no sábado, um encontro para debater propostas para Portugal e espera que Assunção Cristas adote algumas delas no programa eleitoral para as legislativas de 2019.
Governo

Cristas reafirma que trocas provam fim de mandato

A presidente do CDS-PP sublinhou ainda preocupação com a área da Energia, na qual admite que existam "incompatibilidades".
CDS-PP

Cristas defende que falta remodelar António Costa

3159
Assunção Cristas diz que remodelação "não resolve nada", pois é Costa que tem de ser remodelado. Diz que escolhas são "prata da casa" de agora e dos tempos de Sócrates.
Fact Check

Houve 7 alterações à lei laboral na legislatura? /premium

O coordenador do PS na Comissão do Trabalho quis rebater afirmações de Cristas com argumentos pouco rigorosos. Disse que houve sete alterações à lei laboral, mas foram só cinco. Veja os factos.
Partido Popular

Líder do PP espanhol reúne-se com Rio e Cristas

Na agenda do primeiro encontro entre Cristas e Casado estarão as eleições europeias de 2019, a União Europeia (UE) e a situação política em Portugal e em Espanha.
Assunção Cristas

Assunção Cristas. Professores foram "aldrabados"

410
A líder do CDS-PP acusou esta terça-feira o Governo de ser "muito incompetente" e de estar "muito mal" na questão dos professores.
CDS-PP

CDS: Pinturas de guerra e expetativas insufladas /premium

O ano político dos centristas abriu com uma festa para mostrar união, entusiasmo e confiança. O ego do partido está insuflado e já se assume como a única alternativa. Será? A análise à rentrée do CDS.
CDS-PP

CDS sobe a fasquia: "Ninguém nos pára!"

537
Na rentrée do CDS, em Ermesinde, Cristas subiu a parada para as ambições do partido. Num discurso carregado de críticas ao governo e indiretas ao PSD, voltou a exigir a recondução da atual PGR
Ministério da Agricultura

Ministro aconselha "penitência" a Cristas

O Ministério da Agricultura aconselhou "penitência" a Assunção Cristas, acusando-a de "faltar à verdade" sobre os fundos comunitários destinados aos agricultores.
CDS-PP

CDS ignora PSD: "A alternativa somos nós"

758
Cristas dá tiro de partida com objetivo político definido: ultrapassar o PSD para ser "a alternativa" da direita. Slogan está escolhido. Programa eleitoral vai incluir descida faseada do IRS em 4 anos
Assunção Cristas

"Agricultura tem sido parente pobre do Governo"

A presidente do CDS-PP disse esta quinta-feira que a agricultura "tem sido o parente pobre do Governo", que não está a aplicar "devidamente" os fundos europeus disponíveis.
Assunção Cristas

Cristas critica gestão de fundos por Governo

119
A líder do CDS-PP acusou o Governo de gostar de "fazer um brilharete com o dinheiro dos outros", no caso do dinheiro enviado por Bruxelas para as zonas atingidas pelos incêndios do ano passado.
Assunção Cristas

Cristas critica Governo na área da educação

Questionada sobre o impasse no descongelamento das carreiras na administração pública, cujo caso mais visível é o dos professores, a presidente do CDS-PP disse compreender as queixas dos docentes.
Emprego

Cristas. Lei que "vem de trás" baixa desemprego

Segundo a líder do CDS-PP, o Governo está a dar um "mau sinal" ao querer alterar a legislação porque as reformas que foram feitas anteriormente mostram que estão a ajudar à criação de emprego.
Assunção Cristas

Cristas não vê partido de Santana como "ameaça"

Em declarações aos jornalistas em Cascais a líder centrista disse que não "vê como ameaça" a criação da Aliança, o futuro partido que o ex-primeiro-ministro Pedro Santana Lopes pretende fundar.
Assunção Cristas

Incêndios. Cristas admite que país aprendeu lição

A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, admitiu que Portugal aprendeu a 'lição' com os graves incêndios de 2017 e disse querer acreditar que o país está agora mais bem preparado.
Caso Ricardo Robles

Cristas: "BE ficou desmascarado nas suas posições"

990
A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, defendeu que o caso de Ricardo Robles desmascarou o BE na sua "hipocrisia política" e arrogância, deixando de poder querer ser "o pendor moral do regime".
Assunção Cristas

"Esquerdas encostadas" vão aprovar OE, diz CDS

A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, admitiu esta segunda-feira que os "partidos das esquerdas encostadas" que apoiam o governo, "fazem algum ruído", mas acabam por entender-se.
CDS-PP

Cristas. Governo é um "logro permanente"

288
A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, afirmou no Funchal que a atuação do governo é um "logro permanente" e que "nenhum setor da governação está bem".
Assunção Cristas

Assunção Cristas regressa à bomba de gasolina

136
Assunção Cristas, Nuno Melo e Pedro Mota Soares, vão estar no sábado espalhados por várias bombas a pressionar uma vez mais para a revogação do ISP, numa altura em que a lei está a ser debatida.
CDS-PP

CDS-PP defende dedução do custo das portagens

A presidente do CDS-PP defendeu que os moradores do interior possam vir a deduzir o custo das portagens no seu imposto no âmbito do conjunto de propostas de benefícios fiscais para o interior.
Assunção Cristas

Cristas diz que Brandão Rodrigues é "inexistente" 

305
A presidente do CDS-PP acusou Tiago Brandão Rodrigues de ser um ministro inexistente e reiterou que foi o Governo a criar expectativas aos professores.
CDS-PP

CDS pede negociações com Bruxelas 

A presidente do CDS-PP defendeu que os benefícios fiscais para o interior que propôs podem estar em vigor a 1 de janeiro de 2019 se o Governo desencadear já um processo de negociação com UE.
CDS-PP

CDS quer ser "a primeira escolha" da direita

1027
Assunção Cristas assumiu "a ambição" do partido de ser a primeira escolha do eleitorado de direita nos próximos atos eleitorais, porque é a "voz alternativa e diferenciadora das esquerdas encostadas".
Incêndios

Incêndios. CDS pressiona Governo com 31 perguntas

102
Assunção Cristas anunciou que CDS vai fazer 31 perguntas ao Governo sobre prevenção da época de incêndios deste ano e apoio dado às vítimas dos incêndios de junho e outubro de 2017.
Assunção Cristas

10 Junho. Cristas come "boas sardinhas" em Paris

A presidente do CDS-PP assistiu a uma missa e comeu "boas sardinhas", em Paris. Remeteu também para a esquerda os comentários do Presidente sobre a necessidade de "bom senso" no Orçamento.
Assunção Cristas

Cristas não quer SNS usado para "executar a morte"

150
Cristas terminou jornadas a apontar para a lei da eutanásia, que vai ser votada para a semana no Parlamento. Cada voto conta, mas no CDS não haverá votos a favor. Líder do CDS foi dura nos argumentos.
CDS-PP

Cristas. "Governo é conduzido por Mário Centeno"

232
Cristas diz que há austeridade para lá da troika. E, depois de ouvir queixas de bombeiros e autarcas de Monção, promete pegar nas propostas do Movimento pelo Interior e apresentá-las no Parlamento.
CDS-PP

"O Governo engana e brinca com as palavras"

105
CDS está em Viana para falar de fundos, agricultura e mar. Temas que, diz Cristas, "não são vistos como prioridade". Governo não falou com CDS sobre fundos, mas Parlamento é "o lugar indicado", diz.
CDS-PP

CDS adia decisão sobre revisão constitucional

128
Assunção Cristas esteve em Belém, numa audiência com Marcelo pedida depois de ter lançado o repto para uma revisão constitucional centrada na Justiça. Mas por agora o CDS fica-se por um fórum.
Assunção Cristas

Cristas em Luanda. Palestra e encontros políticos

135
A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, vai estar na segunda e na terça-feira em Luanda para proferir uma palestra na Universidade Agostinho Neto e ter encontros com partidos políticos angolanos.
Revisão Constitucional

Cristas pede audiência ao PR para melhorar justiça

A presidente do CDS-PP anunciou esta terça-feira que pediu uma audiência ao Presidente da República acerca das eventuais alterações da Constituição necessárias à melhoria do sistema da Justiça.
Assunção Cristas

Devedores CGD. Cristas saúda iniciativa do PSD

Assunção Cristas considerou esta quinta-feira que a iniciativa de Rui Rio, desolicitar no parlamento o nome dos 50 maiores devedores da CGD, é "bem-vinda".
Assunção Cristas

PS tem de fazer "reflexão" sobre Sócrates e Pinho

A líder do CDS considerou na quarta-feira à noite, em Oeiras, que o PS tem de fazer a sua "reflexão interna" perante as suspeitas judiciais que envolvem os ex-governantes José Sócrates e Manuel Pinho.
Assunção Cristas

CDS quer mudar leis eleitorais

263
A líder do CDS-PP defendeu hoje, em Santarém, o crescimento do partido para que possa, também ele, integrar os "dois terços do parlamento que mudam as leis eleitorais".
PSD

Cristas vê com agrado Conselho Estratégico do PSD

Assunção Cristas vê com bons olhos a constituição do Conselho Estratégico Nacional do PSD apresentado na quinta-feira por Rui Rio, que, entre outros, integra seis ex-ministros e nove mulheres.
Serviço Nacional de Saúde

Centeno não tem "nenhuma humanidade" para a Saúde

713
Assunção Cristas acusou o ministro das Finanças de não ter humanidade nem sensibilidade para os temas da Saúde e assegurou que o CDS vai continuar a ter forte ação política nesse campo.
Programa de Estabilidade

BE e PCP estão "muito unidos", diz Cristas

127
Assunção Cristas disse esta quarta-feira que Bloco e PCP estão "muito unidos" porque acabam por aprovar os documentos estruturantes da governação, como o Programa de Estabilidade (PE).
Assunção Cristas

Cristas acusa Centeno de falta de ambição

159
Depois de Mário Centeno ter escrito um artigo de opinião, publicado pelo Público, em que enumera os resultados positivos da economia portuguesa, Cristas disse que o ministro é pouco ambicioso.
PSD

PSD teme "canibalização" dos votos da direita

PSD de Rio não está preocupado com Cristas, mas PSD anti-Rio vê espaço vazio a ser ocupado. "O país não é Lisboa", argumentam os mais otimistas. E sondagens até já vão dando dão razão a Rui Rio.
Assunção Cristas

Cristas votará a favor da nova lei da paridade

A presidente do CDS-PP revelou que votará a favor de uma nova lei da paridade e que fará "os ajustamentos que forem necessários" nas listas ao Parlamento Europeu.
Congresso do CDS

Os vencedores, os vencidos e os espectadores

134
Cristas baixou a votação, mas sai do Congresso reforçada. Melo será o rosto do primeiro embate, enquanto "Chicão" vai ter lugar na AR. Borges Lemos manteve-se anónimo e Rio ganhou "amiga" da onça.
Comentário Político

Análise. Abriu a época da guerra à direita

104
Assunção Cristas declarou que, numa maioria à direita, quer ser ela a mandar no PSD. Se isto não é guerra é o quê? Competição atrás de uma ilusão? É uma forma de ocupar o espaço vazio. Por Vìtor Matos
Comentário Político

"O que o CDS quer é ganhar a competição com o PSD"

O que fica para a história desde congresso é o desafio de Cristas e do pequeno CDS ao grande PSD. O comentário final de balanço de Vítor Matos e Miguel Santos Carrapatoso
Congresso do CDS

8 opiniões rápidas sobre a ambição de Cristas

415
O congresso do CDS visto por Alberto Gonçalves, José Manuel Fernandes, Alexandre Homem Cristo, Maria João Marques, Miguel Pinheiro, Filomena Martins, Helena Cristina Coelho e Luís Rosa.
Congresso do CDS

"Quem não quer o PS só tem uma escolha: nós"

635
Cristas termina congresso como começou: a dizer que CDS é a única alternativa ao PS. Desta vez Rui Rio estava a ouvir, na primeira fila. "There's nothing holding me back", ouvia-se nas colunas.
Congresso do CDS

Cristas reeleita com menos percentagem de votos

159
Líder baixa da fasquia dos 90% (fica nos 89,26%) e perde seis pontos percentuais face a 2016, quando obteve quase 96% dos votos. Perde três lugares no Conselho Nacional, onde fica com 51 conselheiros.
Congresso do CDS

"Trabalharei para ser a 1ª escolha" à direita

400
No Carpool Observador, Assunção Cristas assume querer ultrapassar o PSD e chefiar uma coligação de direita: "Dentro desta geometria de como se dividem os 116 trabalharei para ser a primeira escolha".
Congresso do CDS

Cristas anuncia Mota Soares em 2º nas Europeias - como aconteceu

No encerramento, Cristas disse que não fala mais de conciliação com trabalho enquanto não fizerem a mesma pergunta a homens. E quer ser “escolha inequívoca” à direita para o CDS liderar uma maioria.
Congresso do CDS

O discurso de Cristas nas entrelinhas

A ambição de ser a primeira da direita e a desvalorização de Rio. O "encosto das esquerdas" e a necessidade de um consultor em soundbytes. A leitura do discurso por Vítor Matos e Miguel Carrapatoso
A página está a demorar muito tempo.