Assunção Cristas

Assunção Cristas

CDS quer mudar leis eleitorais

263
A líder do CDS-PP defendeu hoje, em Santarém, o crescimento do partido para que possa, também ele, integrar os "dois terços do parlamento que mudam as leis eleitorais".
PSD

Cristas vê com agrado Conselho Estratégico do PSD

Assunção Cristas vê com bons olhos a constituição do Conselho Estratégico Nacional do PSD apresentado na quinta-feira por Rui Rio, que, entre outros, integra seis ex-ministros e nove mulheres.
Serviço Nacional de Saúde

Centeno não tem "nenhuma humanidade" para a Saúde

713
Assunção Cristas acusou o ministro das Finanças de não ter humanidade nem sensibilidade para os temas da Saúde e assegurou que o CDS vai continuar a ter forte ação política nesse campo.
Programa de Estabilidade

BE e PCP estão "muito unidos", diz Cristas

127
Assunção Cristas disse esta quarta-feira que Bloco e PCP estão "muito unidos" porque acabam por aprovar os documentos estruturantes da governação, como o Programa de Estabilidade (PE).
Assunção Cristas

Cristas acusa Centeno de falta de ambição

159
Depois de Mário Centeno ter escrito um artigo de opinião, publicado pelo Público, em que enumera os resultados positivos da economia portuguesa, Cristas disse que o ministro é pouco ambicioso.
PSD

Especial/ PSD teme "canibalização" dos votos da direita

PSD de Rio não está preocupado com Cristas, mas PSD anti-Rio vê espaço vazio a ser ocupado. "O país não é Lisboa", argumentam os mais otimistas. E sondagens até já vão dando dão razão a Rui Rio.
Assunção Cristas

Cristas votará a favor da nova lei da paridade

A presidente do CDS-PP revelou que votará a favor de uma nova lei da paridade e que fará "os ajustamentos que forem necessários" nas listas ao Parlamento Europeu.
Congresso do CDS

Especial/ Os vencedores, os vencidos e os espectadores

134
Cristas baixou a votação, mas sai do Congresso reforçada. Melo será o rosto do primeiro embate, enquanto "Chicão" vai ter lugar na AR. Borges Lemos manteve-se anónimo e Rio ganhou "amiga" da onça.
Comentário Político

Análise. Abriu a época da guerra à direita

104
Assunção Cristas declarou que, numa maioria à direita, quer ser ela a mandar no PSD. Se isto não é guerra é o quê? Competição atrás de uma ilusão? É uma forma de ocupar o espaço vazio. Por Vìtor Matos
Comentário Político

"O que o CDS quer é ganhar a competição com o PSD"

O que fica para a história desde congresso é o desafio de Cristas e do pequeno CDS ao grande PSD. O comentário final de balanço de Vítor Matos e Miguel Santos Carrapatoso
Congresso do CDS

Especial/ 8 opiniões rápidas sobre a ambição de Cristas

415
O congresso do CDS visto por Alberto Gonçalves, José Manuel Fernandes, Alexandre Homem Cristo, Maria João Marques, Miguel Pinheiro, Filomena Martins, Helena Cristina Coelho e Luís Rosa.
Congresso do CDS

"Quem não quer o PS só tem uma escolha: nós"

635
Cristas termina congresso como começou: a dizer que CDS é a única alternativa ao PS. Desta vez Rui Rio estava a ouvir, na primeira fila. "There's nothing holding me back", ouvia-se nas colunas.
Congresso do CDS

Cristas reeleita com menos percentagem de votos

159
Líder baixa da fasquia dos 90% (fica nos 89,26%) e perde seis pontos percentuais face a 2016, quando obteve quase 96% dos votos. Perde três lugares no Conselho Nacional, onde fica com 51 conselheiros.
Congresso do CDS

Especial/ "Trabalharei para ser a 1ª escolha" à direita

400
No Carpool Observador, Assunção Cristas assume querer ultrapassar o PSD e chefiar uma coligação de direita: "Dentro desta geometria de como se dividem os 116 trabalharei para ser a primeira escolha".
Congresso do CDS

Cristas anuncia Mota Soares em 2º nas Europeias - como aconteceu

No encerramento, Cristas disse que não fala mais de conciliação com trabalho enquanto não fizerem a mesma pergunta a homens. E quer ser “escolha inequívoca” à direita para o CDS liderar uma maioria.
Congresso do CDS

O discurso de Cristas nas entrelinhas

A ambição de ser a primeira da direita e a desvalorização de Rio. O "encosto das esquerdas" e a necessidade de um consultor em soundbytes. A leitura do discurso por Vítor Matos e Miguel Carrapatoso
Congresso do CDS

Quem são os 9 que vão fazer o programa do CDS

169
Pedro Mexia e Nadia Piazza, da associação de vítimas de Pedrógão, juntam-se a 6 militantes: sob coordenação de Adolfo Mesquita Nunes, vão começar já a preparar o programa do CDS para 2019.
Comentário Político

"Qual é o problema de Assunção Cristas?"

"Anda a dizer que quer ser primeira-ministra. O problema é que está a elevar demasiado as expectativas". Vítor Matos e Miguel Santos Carrapatoso na análise ao discurso da presidente do CDS
Congresso do CDS

Se quiser ser líder, "não peço autorização"

102
Critica o PSD que "está com falta de identidade" e até se compara a Luís Montenegro, do PSD. Líder da JP diz que não se pode negligenciar matriz ideológica dos partidos em nome do poder pelo poder.
Congresso do CDS

Cristas assume: quer ganhar ao centro

121
"Não há impossíveis". Quer jogar "na primeira liga" e chegar onde "outros chegam": ao Governo. O alvo do CDS é a esquerda, mas antes Cristas quer ultrapassar o PSD como fez em Lisboa. "Eu acredito".
Congresso do CDS

Adriano Moreira: "Eu morro com culpa"

3.581
“Comigo a culpa não morre solteira", afirmou Adriano Moreira, aos 95 anos, sobre "a pesada herança" para as gerações seguintes. E elogiou a “capacidade de inovação extraordinária” de Assunção Cristas.
Congresso do CDS

Especial/ Mesquita Nunes: "Não há duas linhas no CDS"

373
Adolfo Mesquita Nunes andou 20 minutos no Carpool do Observador e espera que ter assumido a homossexualidade não seja tema: "Se nunca foi falado antes, também não será falado agora. Mas veremos".
Congresso do CDS

Especial/ A líder e os críticos conservadores. Quem é quem?

Depois de umas autárquicas que quer replicar no país, Cristas chega confortável ao Congresso. Mas há vozes ao fundo a pedir um CDS mais conservador e doutrinário. Todos sobem ao palco. Quem é quem?
Congresso do CDS

Especial/ Incêndios, Costa, Tancos. Cristas em 43 frases 

102
Tem a mesma idade do partido a que chegou já tarde, à boleia de um referendo ao aborto que fez Paulo Portas lançar-lhe o desafio para juntar-se ao combate político. São 43 anos e 43 frases de Cristas.
Congresso do CDS

Especial/ Dois anos de Portas a Cristas. Que mudou no CDS?

165
Assunção Cristas tem pouco a ver com Paulo Portas. Pelo menos, no que ao estilo de liderança diz respeito. Ouve, delega e confia mais do que o seu antecessor. É um CDS mais ambicioso, reconhece o PS.
Câmara Municipal Lisboa

Como é a vereadora Cristas nas reuniões em Lisboa?

673
Ao contrário de Portas, Cristas não abandonou o cargo de vereadora após concorrer a Lisboa. Vai a todas as reuniões e intervém na maioria delas. Pelo menos, foi assim nos primeiros quatro meses.
CDS-PP

CDS vai ter TV para ser um "partido do futuro"

1.714
Assunção Cristas quer estar "um passo à frente" e por isso vestiu a pele de pivot para apresentar o novo canal de TV do CDS. Ideia é mostrar um partido "moderno", "dinâmico" e mais próximo das pessoas
CDS-PP

Cristas in, Portas out. Há dois anos foi assim

123
O congresso deste fim de semana teve o primeiro ato em 2016. Portas chorou e passou a pasta a um "par de mãos seguras". Ironia: Teresa Leal Coelho assistiu na primeira fila à entronização de Cristas.
Assunção Cristas

Cristas: "Quero ser a primeira escolha"

639
A dois dias do 27º congresso do partido, a líder do CDS sobe o tom para criticar o PS, provocar António Costa e desafiar Rui Rio. E quer ser primeira escolha numa maioria de direita.
Congresso do CDS

Que direitas cabem no CDS? Tendências do congresso

193
Cristas quis despir o CDS de "rótulos" para destronar o PSD. Mas no próximo congresso será confrontada com as velhas tensões do partido. Onde está o CDS: ao centro, à direita ou a meio-caminho?
Financiamento dos Partidos

Cristas reclama créditos no recuo do IVA

Líder do CDS lembra que centristas votaram contra alterações à lei e que tiveram um "ganho parcial" da causa. "Foi positivo termos marcado aquela posição", considera Assunção Cristas.
PSD

Assunção Cristas: a líder do centro-direita

704
Por que razão um eleitor que se considera de direita ou de centro-direita votará num partido liderado por uma pessoa de centro-esquerda e que repudia o passado recente do seu partido, o PSD?
Financiamento dos Partidos

Esforço do CDS foi "parcialmente reconhecido"

A presidente do CDS defendeu que esforço do seu partido em prol da Lei do Financiamento dos Partidos foi parcialmente reconhecido ao ser reposto o reembolso do IVA.
PSD

Rio equipara diálogo com o PS a relação com o CDS

120
No final do almoço com Cristas, o líder do PSD desvalorizou a reaproximação ao PS, dizendo que o diálogo com o PS é tão natural como com o CDS. Também pediu para acabar a "paz podre" na bancada.
PSD/CDS

Rui Rio reúne-se esta quinta-feira com Cristas

O novo líder do PSD reúne-se esta quinta-feira com Assunção Cristas. A presidente do CDS-PP já tinha manifestado a vontade de se encontrar com Rui Rio para encontrar uma alternativa às "esquerdas".
Política

Cristas quer que reunião com Rio crie alternativa

188
A dirigente centrista deseja que o encontro com Rui Rio possa resultar numa "convergência de estratégia" para que se possa "ter uma verdadeira alternativa às esquerdas unidas em Portugal".
CDS-PP

CDS é "a alternativa". Cristas vai a votos sem PSD

1.170
Cristas diz que CDS é que é “a alternativa ao Governo". Na moção que leva ao congresso, diz que o voto é cada vez mais livre, por isso o CDS vai sozinho a eleições. Rio não entra na equação. Para já.
PSD

Rio almoça com Cristas, mas só dia 1 de março

Depois de se reunir com António Costa, Rui Rio marcou um almoço com Assunção Cristas. Vai ser na sede do CDS, mas só daqui a mais de uma semana: dia 1 de março.
Assunção Cristas

CDS tem "postura positiva" para discutir reformas

Assunção Cristas disse, esta quarta-feira, que o CDS tem "tido uma postura sempre positiva, sempre construtiva" para discutir reformas com os outros partidos.
CDS-PP

"Para derrotar esquerdas" é preciso "alternativa"

388
Assunção Cristas disse que para "derrotar as esquerdas tem de existir a perceção clara de que há uma alternativa", considerando que CDS e PSD precisam de um mínimo de 116 deputados no parlamento.
PSD

Será Rio capaz de falar a quem não é socialista?

Há um país que quer um futuro diferente do país da geringonça. O desafio do líder do PSD é dar voz e ser o rosto desse país. Mais: não está sozinho nesse território. Também lá está o CDS.
Assunção Cristas

Cristas. Coligações com PSD foram exceção

Assunção Cristas considera que as coligações pré-eleitorais com o PSD de Passos Coelho foram "uma exceção". A presidente do CDS defende que os partidos devem "caminhar cada um por si".
CDS-PP

Cristas revela ter muito orgulho no 'vice' Adolfo

689
A líder do CDS diz que tem muito orgulho em ter Adolfo Mesquita Nunes como presidente. Assunção diz que o país fica a "dever-lhe muito" pela coragem de assumir a homossexualidade.
CDS-PP

Cristas: esquerda não se preocupa com mais frágeis

404
Assunção Cristas acusou a esquerda de não estar "preocupada em proteger a população mais vulnerável" e lamentou o chumbo do pacote legislativo para proteção dos mais idosos proposto pelo CDS-PP.
Assunção Cristas

Mecanismo de Proteção Civil deve ficar em Portugal

Assunção Cristas aproveitou o encontro com Jean Claude-Juncker, Antonio Tajani e Manfred Weber, para reforçar que seria bom que o mecanismo europeu de Proteção Civil ficasse sediado em Portugal.
Fact Check

O quinzenal em 3 verdades, 3 mentiras e um engano

O primeiro-ministro, as líderes partidárias Assunção Cristas e Catarina Martins e o líder parlamentar do PSD foram protagonistas do debate. Afinal, quem mentiu e quem disse a verdade?
CDS-PP

CDS quer debater a Justiça, sem "inventar a roda"

CDS responde ao apelo de Marcelo sobre pacto da justiça com propostas "processuais" para tornar justiça mais célere. Mas nada que "invente a roda" ou que implique revisão constitucional.
CDS-PP

"Para mim, CDS acabou". Cristas debate com eleitor

122
"Não é campanha, estamos a ouvir Portugal", explica Cristas enquanto distribui flyers em Setúbal. Numa loja debate com eleitor que em tempos votou Passos. Faltam dois anos, mas todos os votos contam.
CDS-PP

Cristas pede ao partido que fale para os jovens

A presidente dos centristas insistiu na necessidade de o partido "falar para todos", em particular aos jovens de Setúbal, onde Cristas considerou ser "disruptivo para as novas gerações" ser do CDS.
CDS-PP

Cristas sobre Centeno: "Impacto positivo não terá"

184
Cristas dá "nota negativa" a Mário Centeno por não ter cumprido o prometido no OE no que diz respeito ao investimento público. Caso dos bilhetes de Centeno tem "impacto" que "não pode ser positivo".
CDS-PP

CDS diz-se "sempre disponível" para dialogar

Assunção Cristas garantiu que o CDS está "sempre disponível" para dialogar, mas vê um Governo com pouca vontade " para acolher ideias que não venham da sua área política".
Financiamento dos Partidos

Cristas desafia PSD a rever posição

197
Assunção Cristas desafiou o PSD a rever a sua posição em relação ao limite do financiamento privado nos partidos, sublinhando que o CDS "sempre teve a mesma posição e foi firme do princípio ao fim".
PGR

Cristas desafia Costa a assumir não recondução

165
A presidente do CDS-PP defendeu uma renovação do mandato da procuradora-geral da República, desafiando o Governo a assumir politicamente a intenção de não reconduzir Joana Marques Vidal.
CDS-PP

Palavras, actos e omissões

Quase dois anos depois da eleição de Assunção Cristas como líder do CDS-PP, o Congresso deste partido já marcado para os próximos dias 10 e 11 de Março de 2018, não pode ser uma oportunidade perdida.
CDS-PP

CDS. Apoios a fogos de outubro iguais aos de junho

Em visita a Oliveira do Hospital, Assunção Cristas defendeu que os apoios concedidos aos incêndios de junho devem ser repetidos quanto aos incêndios de outubro. A região Centro foi a mais afetada.
CDS-PP

Assunção pede "discussão alargada" da lei

158
Assunção Cristas mostra "muito agrado" com o veto de Marcelo às alterações à lei e reforça a intenção de avançar com proposta de revogação, caso "a esmagadora maioria" do Parlamento repita o voto.
Assunção Cristas

Rio ou Santana? Cristas não tem preferência

166
Cristas quer que o CDS concorra sozinho às legislativas, embora admita coligação pós-eleitoral com o PSD, qualquer que seja o líder. E manifesta-se contra a participação da Santa Casa no Montepio.
Redes Sociais

Top riso: 10 histórias que divertiram os leitores

Dois carros entalados na mesma portagem, os emails sobre o bruxo do Benfica, o tasse dos D.A.M.A., e a fluência de Sá Pinto em francês. Veja as histórias que levaram mais leitores a reagir com riso.
CDS-PP

Corrente interna do CDS admite desafiar liderança

986
Tem "algumas centenas" de apoiantes dentro do CDS e admite desafiar Cristas já em 2018. Pedro Borges de Lemos, do CDS XXI, acusa a líder de ser contraditória e defende apoio a Governo do PS.
Política

Cristas quer papel reforçado da Polícia Municipal

239
A vereadora do CDS-PP na Câmara de Lisboa defendeu a necessidade de haver um reforço do papel da Polícia Municipal na cidade.
CDS-PP

"Governo revela sinais de arrogância democrática"

1.031
Para Cristas, o Governo socialista está "refém da estratégia umbiguista do primeiro-ministro", que continua incapaz de assumir responsabilidades, de pedir desculpa e de pautar pela "transparência".
Infarmed

Cristas: Infarmed no Porto é "decisão errática"

Assunção Cristas defendeu que a ida do Infarmed para o Porto é "uma decisão isolada e um pouco errática", que pode nem ter "o efeito desejado" de uma estratégia de descentralização pensada.
Assunção Cristas

Compromisso com docentes. Cristas critica Governo

250
A líder do CDS-PP criticou a postura do Governo das negociações com os professores. Segundo Assunção Cristas, o executivo "tem a obrigação de não dizer a toda a gente que pode dar tudo".

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site