1. Ioga with Adriane

Adriane promete que para fazer ioga todos os dias não são precisos tapetes de ginásio e calças de desporto a condizer. Basta ter uma das suas aulas no smartphone e fugir para a sala de convívio da empresa porque, diz ela, há exercícios simples que se podem fazer em qualquer lado. No seu canal há ainda uma sequência de 30 vídeos que o desafiam a fazer meia hora de ioga todos os dias durante um mês. Se quiser fazer um brilharete na mesma sala de convívio do escritório, há ainda vídeos que ensinam posições icónicas como o leão, a árvore ou o cadáver.

2. Cosmic Kids Yoga

Para crianças a partir dos 3 anos há as histórias em inglês dos Cosmic Kids Yoga: os exercícios são inseridos em aventuras que vão do Star Wars à escalada de uma montanha. Os vídeos mensais — um novo ao primeiro dia de cada mês — mostram uma versão mais irrequieta do ioga, mas acabam sempre com um momento de relaxamento. Para além destas aulas com cerca de 20 minutos, há ainda vídeos mais pequenos que ensinam posições chave do ioga, ou outros apenas com exercícios de relaxamento. Para ver os miúdos em pose zen é passar no instagram e pesquisar a hashtag #cosmickidsyoga.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

3. Portal Namu

Este canal brasileiro propõe opções de vida mais saudáveis para uma maior qualidade de vida e por isso tem vídeos com receitas vegetarianas ou detox, aulas de meditação e uma lista de reprodução inteira dedicada ao ioga. As aulas estão descritas como sendo para principiantes, e aos primeiros minutos fica logo a saber uma série de nomes de músculos envolvidos na respiração — partes do corpo que nem sabíamos que tínhamos. Há ainda a explicação do que significam nomes como sattva ioga ou vinyasa ioga, o que vai tornar mais interessante qualquer conversa de elevador.

4. Exercício em Casa

O nome do canal diz tudo o que é preciso para perceber o conceito: são aulas que se encontrariam num ginásio — fitness, danças, treino funcional — mas para se fazerem no conforto do lar, sem gastar dinheiro e sem assumir ao mundo que não se sabe o passo base do merengue. No canal brasileiro, a secção de aulas de ioga está organizada por níveis, como todas as outras: para principiantes ou para um nível intermédio, e há ainda alguns vídeos com exercícios ideias para grávidas.

5. Psyche Truth

O canal Psyche Truth tem um grande enfoque na massagem sueca, mas lança frequentemente vídeos com exercícios de ioga, sempre construídos com propósitos específicos: para aliviar as dores nas costas, para trabalhar os abdominais ou para alongar e relaxar antes de dormir. Com uma publicação diária, no Psyche Truth há ainda tutoriais de fitness, quiroprática e vídeos sobre medicinas alternativas que qualquer um pode seguir.