O plano estava há muito traçado: lançamento de site de campanha; visitas a Iowa e New Hampshire, estados essenciais nas primárias democratas; arranque oficial das atividades da candidatura. E foi no site oficial de campanha que o anúncio surgiu:

Screen Shot 2015-04-12 at 20.10.21

O logo de campanha é simples, um H azul cruzado por uma seta encarnada. E o primeiro slogan é “Getting Started”. O vídeo promocional, preparado há muito, expõe as primeiras linhas de atuação:

A confirmação chegou agora, via Twitter – onde a ex-primeira dama tinha aberto uma conta em 2013 que leva já mais de 3 milhões de seguidores. Foi assim:

Foi o site Politico que revelou na sexta-feira que a candidatura de Hillary tinha alugado um enorme espaço em Brooklin Heights para servir de sede de candidatura. Como por lei os comités de campanha só têm 15 dias entre o início de atividades e a comunicação formal de candidatura, a notícia confirmava que o anúncio oficial estava iminente. Também o Guardian tinha avançado o calendário detalhado da ação para o meio-dia deste domingo, mas a candidata decidiu furar o plano e atrasar o anúncio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O presidente Obama antecipou-se e ainda no sábado anunciou o apoio numa conferência de imprensa durante a Cimeira das Américas, no Panamá: “ela foi uma candidata extraordinária em 2008, foi uma grande apoiaste na eleição, foi uma secretária de estado excelente. É minha amiga, acredito que será uma excelente Presidente.” Concluiu: “Se ela decidir concorrer vai passar mensagens muito fortes”.

E quem também se antecipou foi o partido rival. Os republicanos foram rápidos a atacar a candidata através das redes sociais, como se vê neste tweet de Karl Rove, um dos estrategas partidários:

Também Rand Paul, candidato a candidato republicano, atacou Hillary muito cedo neste domingo: