O Reddit é um dos maiores fóruns de discussão de toda a internet. E tem milhares de sub-fóruns sobre variados temas — mais de 635 mil, segundo o site MetaReddit. Os utilizadores chamam-lhes “subreddits”.

Um desses “subreddits” é o Fan Theories, onde se discutem teorias sobre séries e filmes e que, segundo o El País, fazem-nos “olhar para a televisão com outros olhos”. Aqui ficam algumas das teorias compiladas pelo jornal espanhol, e uma outra que decidimos incluir na lista.

Doofenshmirtz é o pai de Phineas, em Phineas e Ferb

Segundo o utilizador “roothyman2”, o malvado Dr. Heinz Doofenshmirtz é, na realidade, o pai do pequeno Phineas. Ambos são bons em mecânica e autores de grandes invenções. Há também um episódio que mostra que a mãe de Phineas namorou com Doofenshmirtz quando ambos eram adolescentes. Aliás, Phineas e Doofenshmirtz têm a face triangular, o que acaba por “provar” geneticamente esta teoria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Doofenshmirtz num encontro com Linda Flynn. Créditos: Disney

O passado de Mr. Bean

Para o utilizador “Quicks96”, a conhecida personagem da comédia britânica teve, na realidade, um triste passado. Enquanto ainda era criança, foi abandonado na selva pelos pais, dentro do carro e com o urso de peluche. A sua falta de capacidade verbal e a infantilidade provam que esteve longe da sociedade durante a infância.

Mas há mais: Bean também foi raptado por extraterrestres. A prova disso está logo no início dos episódios, quando se vê Mr. Bean a cair do céu, possivelmente lançado de uma nave alienígena.

Cena em que Mr. Bean cai do céu, alegadamente largado por uma nave alienígena. Créditos: Mr. Bean

Os Smurfs vivem numa sociedade comunista

Esta teoria é já um clássico: os Smurfs — ou Estrumpfes — vivem numa sociedade comunista, onde não existe dinheiro e cada membro tem um trabalho específico.

O Pai Smurf é, na realidade, uma caricatura de Karl Marx, com um barrete vermelho ao invés de branco. Em contrapartida, Gargamel representa o capitalismo e a ganância, escreve “funkymatt”.

Quem será o vendedor de lâmpadas em Aladino e a Lâmpada Mágica?

Segundo os membros do Reddit, trata-se do próprio génio que, uma vez libertado, aproveita a oportunidade para contar a sua própria história. Ou, talvez, a história tenha sido inventada pelo vendedor, para que Aladino ficasse interessado em comprar a lâmpada. De uma forma ou de outra, tanto a voz do comerciante como a do génio foram dobradas pela mesma pessoa: Robin Williams.

Mas também há quem ache que o enredo se passa no ano de 10.300 d.C., num cenário pós-apocalítptico onde só sobreviveu alguma cultura árabe. Esta teoria explica-se pelo facto de o génio da lâmpada, a dada altura, comentar que as roupas de Aladino são muito “à século III”. Como poderia ele saber, se tinha permanecido preso na lâmpada durante 10 mil anos?

Homer Simpson está em coma há mais de 20 anos

Para os utilizadores do Reddit, a história começa — ou termina — em 1993, na terceira temporada da série The Simpsons. Homer Simpson, uma das personagens principais, pergunta a Deus qual é o sentido da vida. “Não te posso responder a isso. Vais descobrir quando morreres.” Ao que Homer responde “Não posso esperar tanto tempo!” E Deus diz “Não podes esperar seis meses?”

Depois desse tempo, Homer entra em coma e tudo o que se passa depois na série é fruto da sua imaginação. A suportar esta ideia está o facto de as personagens não crescerem ao longo dos anos e de as peripécias da família serem cada vez mais descabidas e exageradas. A teoria foi tão popular que um dos produtores da série teve de vir a público para a desmentir.

Segundo os utilizadores do Reddit, Homer Simpson está em coma desde 1993. Créditos: Fox

Afinal, o Inspector Gadget é (mesmo) um robô

E quando achamos que o Reddit não nos consegue surpreender mais, surge algo que prova que estamos redondamente enganados. Para o utilizador “yakusokuNB“, o Inspector Gadget não é uma pessoa mas sim um robô programado para crer que é o tio de Penny. Só que o verdadeiro tio da menina sofreu um terrível acidente que lhe desfigurou a cara. Esse homem tem uma voz rouca e é, na realidade, Dr. Claw. Claw teria ficado louco e tenta agora destruir Gadget a todo o custo.

A suportar esta teoria surge o facto de Claw nunca magoar Penny, de Gadget ser “um idiota que mal se consegue comportar como um adulto humano” e de Claw perseguir Gadget em busca de vingança, em quase todos os episódios.

Mackauly Culkin, o futuro Jigsaw

Sim. Há quem defenda que Kevin McCallister, o menino de Sozinho em Casa, se converteu no assassino em série Jigsaw, da saga Saw. A personagem — interpretada por Mackauly Culkin — era um menino com dificuldades em controlar a sua ira e as fantasias violentas e, quando cresceu, tornou-se Jigsaw. É que as armadilhas e jogos criados por Kevin são, segundo os utilizadores, semelhantes aos que o assassino usa com as vítimas. Este artigo do site Grantland explica mais detalhadamente esta teoria, amplamente suportada pelos utilizadores do Reddit.

As semelhanças entre Mackauly Culkin e Jigsaw, segundo o site Grantland. Créditos: Grantland

Scooby Doo e a guerra do Vietname

Os utilizadores do Reddit parecem concordar que a história de Scooby Doo acontece depois de uma grave crise económica. Tudo parece estar abandonado e os vilões da série são pessoas que, em situações normais, teriam grande notoriedade — como professores, curadores de museus e celebridades — mas que estariam agora a ultrapassar um período difícil.

Do mesmo modo, há quem ache que a a história se desenrola no ano de 1969 (quando a série foi lançada pela primeira vez) e as personagens estão, na realidade, a evitar cumprir serviço militar na Guerra do Vietname, que decorreu por volta dessa altura. Por isso, os jovens vivem numa carrinha e viajam pela América. Fred é um desertor em fuga com Daphne, a sua noiva. Shaggy é uma hippie nómada e Velma uma ativista universitária. Por fim, Scooby Doo é… um cão.

Tu és o único humano

Não é propriamente uma teoria sobre filmes e séries, mas foi a conclusão a que os jornalistas do El País chegaram: “no Reddit, todos são robôs, exceto tu”.