Annie Hall 2? Padrinho IV? Não dês bronca 2? De acordo com a sinalização que tem vindo a ser colocada em locais públicos em Nova Iorque, estas sequelas estão todas a ser realizadas. Mas não é bem assim. Os filmes em causa não estão a ser rodados e nem sequer foram planeados.

Um duo de habitantes bem humorados da cidade está, atualmente, a aproveitar as tradicionais indicações de proibição de estacionamento para alertar sobre a realização de filmes que, de facto, não está a decorrer, pelo menos por enquanto. O objetivo, segundo o site Movies.com, é o de fingir que as filmagens vão acontecer numa determinada rua ou num bairro específico.

Não dês bronca

Jason Eppink e Mike Lacher são os autores da façanha e esta não é uma estreia. Já pintaram um traço contínuo numa rua da cidade, que dividia a via em duas faixas: metade exclusivamente para os locais e a outra metade para turistas. Os dois são, também, os autores por detrás desta brincadeira com os cartazes. Jason explica: “O Mike e eu decidimos inventar terríveis sequelas hipotéticas para filmes baseados em Nova Iorque e colocámos nos lugares de no parking sinais para estas filmagens fictícias”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

unnamed

O que começou com o filme Annie Hall 2, acabou por evoluir para películas como Não dês Bronca 2 e Padrinho IV. No entanto, quando os dois foram colocar os sinais que anunciavam a rodagem deste último filme, repararam que já alguém, de nome Chad, tinha tido outra ideia e se tinha antecipado. O conceito original tem agora um imitador que ficou cativado pela brincadeira da dupla “cinematográfica”.

Annie Hall

Se for a Nova Iorque, tenha atenção. Há pelos menos dois grupos de brincalhões que estão a colocar sinais que anunciam a falsa realização de filmes. Se vir um sinal que anuncie o Taxi Driver 2, desconfie. Para já, não está previsto que Martin Scorsese venha a apostar na empreitada.

Texto de Leonor Madeira Rodrigues, editado por João Cândido da Silva