O movimento punk em Portugal, em particular na música, desde a década de 1970 até à atualidade, é retratado em dois documentários a exibir na sexta-feira, no cinema São Jorge, no âmbito do MuviLisboa – Festival Internacional de Música no Cinema.

Em estreia em Lisboa, o MuviLisboa mostrará o filme “A um passo da loucura – Punk em Portugal 78-88”, de Hugo Conim e Miguel Newton, e “Bastardos”, feito no âmbito do projeto de investigação “Keep it Simple, Make it Fast!”, coordenado por Paula Guerra.

Os dois filmes recorrem a entrevistas, fotografias e imagens de arquivo, de telediscos e gravações de concertos – com imagens raras em alguns casos – para traçar um percurso desta cultura, sobre o que significava ser punk, como era visto em termos sociais.

No caso de “Bastardos”, o documentário insere-se num projeto de investigação mais alargado, de caráter sociológico, sobre as manifestações punk em Portugal, desde o aparecimento, há quase 40 anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No filme, com edição de Eduardo Morais, há depoimentos, por exemplo, de Zé Pedro, Tó Trips, Ana Ferrão, Teresa Milheiro, Pedro Paulo Gonçalves, Ondina Pires e Adolfo Luxúria Canibal e imagens dos Aqui Del’Rock ou dos Faíscas.

No âmbito desse projeto de investigação “Keep it Simple, Make it Fast!”, da Universidade do Porto, a equipa de investigadores recenseou mais de 700 bandas em Portugal ligadas a esta subcultura, desde os anos 1970.

Algumas aparecem também “A um passo da loucura – Punk em Portugal 78-88”, que aborda sobretudo a primeira e segunda geração do punk. Kalu, João Pedro Almendra e António Manuel Ribeiro estão entre os músicos que participam no filme.

No início deste ano, ainda na fase de concretização do filme, Hugo Conim e Miguel Newton explicavam à agência Lusa que este é um “documentário de punks para punks”, feito sem apoios financeiros.

“Ou deixávamos o projeto na prateleira ou avançávamos. Decidimos avançar. Como amantes de punk, gostaríamos muito de ter um documentário testemunho daquele tempo, porque só se fala do boom do rock”, disse Hugo Conim.

A segunda edição do MuviLisboa, festival de cinema dedicado em exclusivo à música, começou na terça-feira e termina no domingo.