Porque este fim de semana será mais em cheio do que o normal — com o início das férias da Páscoa para os mais pequenos, o Dia do Pai e o Dia de S. Patrício para irlandeses e não só –, o Observador reuniu dezenas de sugestões do norte a sul do país. A pensar nas famílias, e não só.

E por falar em Dia do Pai — se está à procura de uma prenda de última hora, espreite as nossas 20 propostas. São duas dezenas de ideias de presentes para o melhor pai do mundo.

primavera_norte (1)

Na sexta-feira, o Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor vai receber os The Happy Mess. A banda portuguesa de indie rock vai estar em Guimarães para apresentar Half Fiction, álbum lançado em outubro do ano passado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No mesmo dia, a Casa da Música do Porto irá apresentar “Quadros Russos”, um concerto que se integra na programação da série clássica dedicada à Rússia. O alinhamento irá incluir o “Concerto para piano e orquestra n.º 1”, de Sergei Rachmaninoff, e “Quadros de uma exposição”, de Modest Mussorgski e Maurice Ravel. O concerto está marcado para as 21h30, na Sala Suggia.

No sábado, às 18h00, irá ser inaugurada na Galeria Municipal de Matosinhos a exposição “Fernando Lanhas, Fragmentos”. A retrospetiva do pintor do Porto (1923 – 2012) dará a conhecer a obra daquele que foi um dos pioneiros do abstracionismo geométrico. Também no sábado, o Theatro Circo irá receber Márcia. A cantora irá subir ao palco do teatro bracarense às 21h30 para apresentar Quarto Crescente, o seu mais recente álbum de originais. Os bilhetes custam 15 euros.

No Porto, a Casa de Serralves irá apresentar um dos mais importantes coreógrafos contemporâneos. Considerado o “verdadeiro iconoclasta britânico da dança”, Michael Clark e a sua companhia de dança irão apresentar entre os dias 19 e 20 de março o resultado da residência artística que está neste momento a decorrer no Auditório e na Casa de Serralves.

Do escocês, considerado um dos dez melhores bailarinos do mundo pelo jornal The Guardian, espera-se um espetáculo de dança, “de grande rigor técnico e experimentação, materializada em coreografias intensas que integram elementos punk, dada e pop conjugados com a moda, a música e o vídeo”, pode ler-se no comunicado emitido pela Casa de Serralves. Para assistir, basta comprar o bilhete normal de acesso ao museu ou ao parque. A peça será apresentada em quatro sessões — no dia 19 de março (sábado), às 15h, 17h e 20h, e no dia 20 de março (domingo), às 14h e 16h.

Também em Serralves, irá realizar-se este domingo, um Mercado da Primavera. Porque por cada nova estação que começa, a fundação celebra-a com um mercado. A iniciativa, que irá decorrer no Parque entre as 10h e as 18, irá contar com a participação de vários produtores locais que ali vão ter produtos hortícolas, frutas e plantas aromáticas da época, cogumelos frescos, pão, queijo artesanal, azeitonas, sala aromatizado, trufas de chocolate, biscoitos e compostas.

Nos mesmo dias, o Mala Voadora, também no Porto, irá exibir “Ensaio para uma cartografia (ou os sete pecados)”, de Mónica Calle. Já no Museu Nacional da Imprensa, irá celebrar-se com antecedência o Dia Mundial da Poesia com a 2.ª edição da Maratona Poética do Porto e com a exposição “A Poesia em Revista”.

Das 15h00 e às 19h00, os concorrentes da maratona poderão dizer poemas, escolhidos livremente, perante um júri constituído para o efeito. E o público pode ouvir toda a poesia que vai ser dita. Já a exposição, que será inaugurada às 16h30, irá reunir revistas de poesia ou com conteúdo poético, de entre as quais se destacam a Árvore, Serpente, Cadernos de Poesia, Bibliófilo, Hidra e Nova.

Já alguma vez pintou com vinho do Porto? Derramar vinho numa camisa ou numa toalha não vale. Este domingo, a artista plástica Gabriela Gonçalves irá ensinar nas caves Taylor’s, em Gaia, que o vinho do Porto tem diferentes tonalidades — do púrpura dos vinhos jovens passando aos rosados, alourados e aos verdes azeitona e acastanhados dos vinhos muito velhos — e que é possível pintar com ele. O workshop irá decorrer entre as 15h e as 17h, tem um custo de 37,50 euros por pessoa e inclui ainda uma visita guiada e prova de Portos. É necessária inscrição prévia para o número de telefone: 22 374 2800.

primavera_centro (1)

O Museu Grão Vasco, em Viseu, irá comemorar esta semana 100 anos de história com a inauguração de uma exposição. De entrada livre, até junho haverá cinco núcleos temáticos para ver, com obras de pintura, escultura, fotografias, filmes e alguns objetos de arte que normalmente não estão expostos. Para além da exposição, vale a pena conhecer o monumental edifício granítico.

Cinco anos depois de “Um Elétrico Chamado Desejo”, Alexandra Lencastre voltou ao teatro, desta vez ao lado de Diogo Infante. A peça “Plaza Suite”, comédia escrita por Neil Simon (com tradução de Luísa Costa Gomes) sobre as desventuras de dois casais que enfrentam momentos cruciais nas suas vidas, estreou em setembro em Lisboa e irá passar agora pelo Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz. A encenação de Adriano Luz poderá ser vista na sexta-feira e sábado, às 21h30, em troca de 15 euros.

primavera_sul (1)

Em Lisboa, começou esta semana mais uma edição da Judaica — Montra de Cinema e Cultura. Num ano em que a programação de Lisboa tem como tema “a sobrevivência e os refugiados”, o cinema será o ponto forte da Judaica deste ano. Entre quarta-feira e domingo, serão exibidas no Cinema São Jorge 12 longas-metragens de ficção, 11 documentários e quatro curtas-metragens.

Na sexta-feira, às 19h30, será exibido o documentário Todos os Rostos Têm um Nome, do sueco Magnus Gertten. Partindo de imagens que mostram a chegada dos refugiados da Segunda Guerra Mundial ao porto de Malmö, na Suécia, o realizador fez um paralelismo com a situação que se vive atualmente na Europa. A exibição de Todos os Rostos Têm um Nome será uma “sessão solidária”, ou seja, as receitas reverterão a favor da Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR). À sessão, seguir-se-á um debate, que contará com a participação de Gertten, de Pedro Calado, Alto-Comissário para as Migrações, e de Rui Marques, coordenador da PAR. A conversa será moderada pela historiadora Irene Pimentel.

No sábado, às 16h30, será exibido Espectros da Shoah, de Claude Lanzmann, um documentário que esteve nomeado para um Óscar na categoria de Melhor Curta Documental. Já no domingo, o destaque vai para os filmes Cântico dos Cânticos (às 15h), uma longa-metragen de Eva Neymann baseada na obra do escritor Sholem Aleichem, e Febre ao Amanhecer (às 19h), do realizador húngaro Péter Gárdos. Gárdos estará em Portugal também a propósito do lançamento do livro Carta à Mulher do Meu Futuro, um relato da história de amor dos seus próprios pais, sobreviventes da Segunda Guerra Mundial, que serviu de inspiração ao filme.

https://www.youtube.com/watch?v=K0byHAfdRyw

Além da exibição de dezenas de filmes, o programa da Judaica inclui ainda a visita guiada “A Lisboa Judaica: ao encontro do último cabalista de Lisboa”, baseada no livro O Último Cabalista de Lisboa, de Richard Zimler. A partida está marcada para às 11h de sábado, na Igreja de São Domingos.

Depois de Lisboa, a Judaica irá estrear-se em Cascais, entre os dias 8 e 10 de abril, seguindo depois para Belmonte, entre 14 e 16 de abril. Em maio, irá passar por Castelo de Vide, entre os dias 5 e 8.

Na sexta-feira, será organizado em Lisboa um arraial para celebrar à boa maneira portuguesa o dia de S. Patrício. A iniciativa, promovida pela Embaixada da Irlanda em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, terá início pelas 18h na Carpintaria de S. Lázaro, e irá estender-se noite dentro. Pelo arraial dedicado ao santo irlandês, irão passar nomes como Capitão Fausto, Moulinex, Xinobi, Minta and The Book Trout e Mirror People.

A editora e promotora Bloop faz nove anos e a festa não podia deixar de se fazer com música ao vivo. A partir das 15h de sábado, nove DJs vão estar de serviço durante nove horas na Voz do Operário, em Lisboa. Magazino, Serginho e os romenos Premiesku vão ser alguns dos DJs presentes neste evento, cujo acesso é feito através de guest list.

Continuando na eletrónica, os curadores da próxima festa Green Ray no Lux são os 2manydjs. Para animar a discoteca lisboeta na noite de sexta-feira, os Green Ray escolheram Jason Buckle e Jarvis Cocker (dos Pulp), The 2 Bears e Asa Moto Legowelt em formato live. Mas sim, os 2manydjs também vão atuar. O Lux ainda não estabeleceu o preço da entrada e, desta vez, só se vendem bilhetes à porta.

Se na Voz do Operário o cardápio musical é eletrónico, o Teatro São Luiz vai estar por conta da Festa do Jazz. Até domingo, haverá aulas, residências artísticas e, claro, concertos, de nomes como os alemães Komfortrauschen, os portugueses Carlos Martins Quarteto e Mário Laginha Trio e o estilo big band da Lisbon Underground Music Ensemble. O programa completo e os preços dos bilhetes estão aqui.

Também para este fim de semana, período de início de férias da Páscoa que coincide com o Dia do Pai (19 de março), o Teatro Nacional de São Carlos preparou um programa especial para famílias, composto por obras de dois compositores prestigiados — Canções do Senhor Azul (1932), de Manuel Rosenthal, e História de Babar, o pequeno elefante, peça escrita por Francis Poulenc em 1940 e baseada num conto de Jean de Brunnhoff.

unnamed

Com coordenação do maestro João Paulo Santos, as duas peças serão apresentadas nos dias 19 de março (sábado), às 11h e às 16h, e 20 de março (domingo), às 11h. Os bilhetes para a primeira sessão, a 18 de março (sexta-feira), já estão esgotados.

No domingo, o Centro Cultural de Belém vai receber a Orquestra Sinfónica Portuguesa, que irá interpretar seis canções de Richard Strauss e obras de Johannes Brahms e de Ottorino Respighi. O concerto está marcado paras as 17h.

“E aqueles que dançavam foram tomados como loucos por aqueles que não ouviam a música.” A citação, de Friedrich Nietzsche, serve de mote ao “Silly Dancing”, um evento que promete pôr toda a gente a mexer. Para participar, basta:

  • Levar um telemóvel ou leitor de mp3 e auriculares;
  • Descarregar a playlist (que estará disponível em breve);
  • E levar muita, muita vontade de dançar.

O ponto de encontro está marcado para 15h, na estação do Cais do Sodré. A dança seguirá tarde fora, até às 17h.

Em Beja, os Deolinda vão subir ao palco do Teatro Municipal Pax Julia. O concerto está marcado para sábado às 21h30. Os bilhetes custam dez euros.

primavera_ilhas (1)

De 15 a 19 de Março, Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, irá receber o TREMOR, que junta aos já anunciados Black Mountain, Dan Deacon e Bitchin’ Bajas & Bonnie ‘Prince’ Billy os escoceses Happy Meals e nomes portugueses como Filho da Mãe & Ricardo Martins, Modernos, entre outros.