Longe vão os tempos em que o saco do ginásio era um antro de calças de andar por casa e t-shirts oferecidas na feira de queijos de Celorico da Beira. Hoje, a passadeira não serve só para correr, serve também para estrear tops de assinatura, ténis topo de gama, calças com fechos escondidos e braceletes para pôr o smartphone a condizer com os atacadores e a garrafa de água.

Como escreveu a Bloomberg depois do desfile de Donatella Versace, em janeiro deste ano, a moda atlética tornou-se demasiado popular para ser ignorada até pela alta-costura. Nesse caso, as modelos desfilaram com bodies perfurados, tecidos elásticos e cordas iguais às de escalada enroladas no corpo, mas não é preciso entrar num universo tão restrito para dar com o fenómeno.

Enquanto as marcas especializadas piscam o olho à moda convidando designers/lojas/artistas de renome como Stella McCartney (Adidas), Sacai (Nike), Rihanna (Puma) ou Katty Xiomara (Sport Zone), as grandes cadeias de roupa piscam o olho ao desporto lançando coleções de fitness cada vez mais completas. Depois da Gap, que em 2014 criou uma linha de activewear chamada Athlet, ou da Calzedonia, que acaba de aumentar a sua oferta com uma coleção onde nem o desporto na praia foi esquecido, a mais recente a juntar-se ao pelotão é nada mais, nada menos do que a Zara, com uma linha de gymwear que mata duas grandes tendências de uma vez: o running (corrida) e o wellness (bem estar), cheia de propostas que vão do néon para ver na estrada aos tons mais claros para a prática de ioga e pilates. Não é a primeira vez que a Inditex se lança nesta prova — basta pensar nas coleções de fitness da Oysho, Bershka, Lefties e Pull & Bear, responsáveis já por uma grande fatia da faturação das lojas –, mas é a primeira vez que o faz com a sua ponta-de-lança, numa tentativa de “alcançar junto dos consumidores uma posição estratégica num setor competitivo, combinando os tecidos tecnicamente mais avançados com a moda”, como se lê no comunicado de imprensa enviado pelo grupo.

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Uma das imagens da nova coleção de fitness da Calzedonia, anteriormente conhecida pelas meias, collants e fatos de banho.

Há cada vez mais pessoas a praticar desporto, por isso há mais necessidade de passar uma imagem bem cuidada“, começa por dizer Katty Xiomara. A designer de moda com atelier montado no Porto acaba de se estrear na roupa desportiva a convite da Sport Zone e falou com o Observador poucos dias depois de apresentar a coleção de outono-inverno no Portugal Fashion.

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Antigamente éramos poucos e se calhar treinávamos em horários distintos. Hoje somos mais e o ginásio e a corrida tornaram-se momentos de socialização”, diz Katty Xiomara.

Dentro e fora de portas, essa socialização é feita também via Facebook, Instagram ou Snapchat, e é evidente que ninguém se vai deixar apanhar nos muitos espelhos do ginásio com uma t-shirt largueirona do encontro anual dos Técnicos Oficiais de Contas (se é que ele existe).

fato de banho katty xiomara sportzone

Katty Xiomara é a primeira designer a assinar uma linha desportiva para a Sport Zone. Todas as estações será apresentada uma nova coleção com um novo nome, numa parceria com o Portugal Fashion.

“Atualmente há muito mais procura por roupa de treino e também muito mais oferta, sendo que essa oferta é muito mais desenvolvida tecnicamente”, conclui a designer. À semelhança do que aconteceu na passerelle, Katty Xiomara inspirou-se no universo dos videojogos dos anos 70 e 80 para encher as suas 22 peças desportivas de padrões geométricos e gráficos. Miguel Vieira é o designer que se segue na parceria entre a Sport Zone e o Portugal Fashion, e a confiar nos caixotes e caixotes dedicados ao fitness que se veem a chegar às lojas, ou até na nova linha do site de luxo Net-a-Porter, Net-a-Sporter, tão cedo não será tempo de dizer game over.