A partir deste mês de maio já poderá escolher o hospital onde quer ser visto em consulta de especialidade. A implementação da liberdade de escolha no SNS vai estender-se a todo o país de forma gradual.

De acordo com o despacho publicado, na segunda-feira, em Diário da República, “o cidadão que aguarde pela primeira consulta de especialidade hospitalar pode, em articulação com o médico de família responsável pela referenciação, optar por qualquer uma das unidades hospitalares do SNS onde exista a especialidade em causa”.

Essa referenciação terá por base “critérios prioritários como o interesse do utente, a proximidade geográfica e os tempos médios de resposta, acessíveis através do Portal do SNS, para a primeira consulta de especialidade hospitalar nas várias instituições do SNS”, explica o Ministério da Saúde.

Até aqui os utentes eram enviados diretamente para o “hospital de referência” da área de residência. A escolha do hospital onde irá ter a primeira consulta de especialidade será efetuada sempre em ambiente de consulta no centro de saúde.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR