A França está a tentar organizar conversações de paz sobre a situação em Israel e Palestina, mas o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, recusa que o fim do conflito possa advir destas negociações e disse que se queria encontrar a sós com o Presidente Abbas. No entanto, o primeiro-ministro palestiniano, Rami Hamdallah, já rejeitou esta proposta.

Hamdallah esteve reunido com Manuel Valls em Ramallah e afirmou que Netanyahu “está apenas a comprar tempo”. “O tempo é curto e Netanyahu está apenas a comprar tempo, ma desta vez ele não vai conseguir fugir à comunidade internacional”, afirmou o primeiro-ministro palestiniano. O plano de França é organizar uma conferência internacional com vários ministros dos Negócios Estrangeiros em junho, mas sem a presença das autoridades israelitas e palestinianas numa primeira fase.

No outono, a França organizaria a segunda fase desta conferência que já envolveria encontros entre as autoridades palestinianas e israelitas. Manuel Valls esteve na segunda-feira em Israel e conversou com Netanyahu sobre este plano, mas o primeiro-ministro não se mostrou impressionado com a possibilidade de reatar as negociações de paz desta forma. “As soluções não se encontram em comités que procuram decidir o nosso destino e segurança, especialmente quando não têm qualquer interesse direto na questão”, afirmou Netanyahu em conferência de imprensa ao lado de Valls.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR