O DPRK Today, um site oficial da Coreia do Norte, publicou esta terça-feira um artigo de opinião de um académico que defende e apoia o previsível candidato às presidenciais norte-americanas, Donald Trump. Diz que é um “político sábio” e “prudente”, enquanto Hillary Clinton é “entediante”.

O artigo não representa uma posição oficial do governo de Kim Jong-un, mas como foi publicado no site oficial está a ser interpretado pelos analistas internacionais como um teste à opinião pública.

“Na minha opinião, há muitos aspetos positivos nas ‘políticas inflamatórias’ de Trump”, defende Han Yong Moonk, que assina como um académico chinês de origem norte-coreana.

O autor aplaude a possibilidade admitida por Trump, num discurso em março, de retirar as forças militares dos Estados Unidos de Seoul se o pagamento pela defesa não aumentar. “Trump disse que não se vai envolver na guerra entre o Sul e o Norte. Não é um ponto positivo para a perspetiva da Coreia do Norte?”, lê-se no texto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O artigo argumenta que a política de Trump poderá ajudar à reunificação da Coreia e pede ao Sul que não pague mais pela defesa prestada pelos militares norte-americanos, bem como aos eleitores dos EUA que escolham Trump em vez da “entediante” Hillary Clinton.

“O presidente que os cidadãos americanos têm de escolher não é aquela entediante Hillary — que propôs adaptar o modelo iraniano para resolver as questões nucleares na península da Coreia — mas Trump, que admitiu ter conversações diretas com a Coreia do Norte”, defende o artigo.

Para John Feffer, um investigador e diretor do Foreign Policy in Focus citado pela NK News, este artigo visa influenciar o rumo da política dos EUA, mesmo que Trump não chegue a ser eleito presidente.