Qual é a coisa qual é ela que combina com todos os pratos possíveis e imagináveis, transformando cada refeição numa experiência deliciosa? Vá lá! Esta adivinha é mesmo fácil!

Quer algumas pistas? Vamos a isso! Combina às mil maravilhas com um bom hambúrguer ou com um bife suculento. Dá cor e sabor ao frango e ao peru. Casa muito bem com um peixe grelhado, mas não desdenha uma relação superficial com um bom marisco. Há dias em que se torna vegetariana e prefere namorar as saladas. Se está com preguiça, não resiste às sanduíches. Quando a gula leva a melhor, atira-se descaradamente à sobremesa e aos doces.

Já adivinhou o que é? Claro que é a mostarda! Pode lá haver um ingrediente mais consensual na cozinha mundial? Existirá alguém que a desdenhe ou que não se derreta por ela? Desde os mais miúdos aos mais graúdos, haverá quem resista àquele toque final? Não precisamos de fazer um estudo científico para responder, pois não?

[jwplatform WG8y1vF7]

Vamos a uma segunda adivinha. Preparado? Mostardas há muitas, mas há uma é conhecida reconhecida em todo o mundo como a original. Qual é a mostarda qual é ela? Para milhões de pessoas, a resposta é: Maille, é óbvio! E não se pense que é de hoje. Há séculos que a mostarda de origem francesa conquista os mais variados pratos em todo o mundo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Como tudo começou

Estávamos em 1747 quando Antoine-Claude Maille abriu uma loja de condimentos onde vendia vinagres aromáticos e mostardas Dijon de alta qualidade.

A marca Maille viria rapidamente a transformar-se num ícone da gastronomia francesa. Várias cortes europeias renderam-se, de bom grado, ao seu sabor. Podemos imaginar os monarcas, entre os quais o próprio Luís XV, e o seu séquito a aguçarem o apurado paladar, enquanto davam descanso às armas e aos afazeres de Estado. A fama da iguaria não tardou a chegar aos ouvidos e à boca da Imperatriz Catarina II, da Rússia, que ficou igualmente fã.

A mostarda oficial dos reis e rainhas de outros tempos é a mesma que chega hoje às nossas mesas. Felizmente, a culinária é, hoje em dia, uma arte muito mais democrática. Qualquer despensa francesa que se preze tem de ter um ou vários frascos de Maille em saudável convívio com os “cornichons” (pickles) e uma garrafa de “champagne”. O cenário repete-se em várias dezenas de países, que já não passam sem ela.

Muitos perguntarão qual é o segredo de uma tamanha longevidade. É que 269 anos de vida não é para qualquer uma (continuamos a falar de mostarda, no feminino, certo?). Para quem não sabe, os produtos da “Maison” Maille são totalmente produzidos em Dijon, na Borgonha Francesa, de onde são distribuídos para todo o mundo. As sementes da mostarda são cortadas, mas não são esmagadas, o que resulta numa textura cremosa e suave.

São séculos e séculos de experiência. Os suficientes, convenhamos, para apurar as melhores receitas e pô-las literalmente à prova dos mais exigentes paladares.

Mostarda vai bem com…

A Dijon é de tal forma conhecida que, para muitos, o nome é sinónimo de mostarda. Não há que se deixar enganar. Dijon original só há uma, a da Mostarda Maille de Dijon e mais nenhuma. Da carne ao peixe, passando pela salada, o seu sabor intenso casa bem com todos os pratos. Também a Mostarda Maille L’Ancienne, mais suave, liga lindamente com carne, fumados, molhos e sandes. E com marisco? Hummm…

1331 MAILLE Mout Dijon Orig 215g

Se está a pensar “Ah, isto é tudo muito bonito, mas o que dava mesmo jeito era ter umas receitas para dar uma mãozinha” na cozinha, saiba que o seu pedido é uma ordem. Selecionámos algumas receitas de comer e chorar por mais. Já está com água na boca? Não é caso para menos. Deixemo-nos de conversa e deitemos mãos à obra.

Para abrir o apetite, comece com umas Tostas de Cogumelos à La Mostarda Maille L’Ancienne. Leve quatro fatias de pão rústico ao forno. Misture 2 chalotas, 2 dentes de alho e um raminho de salsa numa frigideira com manteiga previamente derretida. Junte 600 gramas de cogumelos e mexa. Uns minutos depois, junte 4 colheres de natas e uma colher de Mostarda Maille L’Ancienne até ficar espesso. Coloque sobre as tostas. Et voilà!

Passemos das entradas para o prato principal, um suculento “Frango à La Moutarde”. Ou, quem sabe, talvez prefira coelho, como os franceses? Leve primeiro o frango previamente temperado ao forno, até ganhar alguma cor. Entretanto, salteie a cebola com cogumelos, cenoura e alho. Depois de abrandar o lume, adicione ao preparado a farinha e a Mostarda Maille de Dijon Original, até obter um molho suave. Sirva com arroz.

O que falta?

Avançando para a sobremesa, que tal um Fondant de Chocolate? Sim, com Mostarda Maille. Não sabia que a mostarda é usada numa imensa variedade de doces? Sinceramente, onde é que tem andado este tempo todo? É que não sabe o que está a perder!

Depois de ligar o forno a 200ºC, junte 250 ml de natas a 30 gramas de Mostarda Maille de Dijon Original. Leve ao congelador em cuvetes. Enquanto o preparado solidifica, derreta 250 gramas de chocolate preto com 170 gramas de manteiga. Noutro recipiente, misture 8 gemas, 4 colheres de cacau em pó e 4 colheres de chá de farinha de arroz. Junte tudo e envolva. À parte, bata as claras com 100 gramas de açúcar. Misture tudo e coloque em forminhas já untadas, com o conteúdo das covetes no meio. Vai ver que é de devorar e chorar por mais.

Pois, a mostarda é uma delícia, mas não há bela sem senão? Esqueça! A mostarda até faz bem à saúde. Vários estudos mostram que as sementes da mostarda possuem propriedades anti-inflamatórias, podem aliviar problemas respiratórios e dores musculares, contribuem para desintoxicar o organismo e até podem melhorar a aparência da pele.

Era bom que todos os prazeres da vida fossem assim tão simples… Agora, quando for preparar o seu próximo prato, não esqueça: mais vale bem acompanhado do que só.