Vasco Galhardo Simões estava de regresso a Lisboa, vindo de Londres, quando um cenário mágico e instantâneo se desenhou diante da lente do seu iPhone. “Era uma visão única da Ponte 25 de abril, que aproveitei rapidamente. Tive um bom sentido de oportunidade e alguma sorte, pois cerca de 30 segundos após tirar a fotografia o piloto mudou a rota e deixámos de ver a ponte”, conta o jovem de 21 anos ao Observador. A fotografia registada a 5 de janeiro de 2015 valeu-lhe uma distinção internacional: Vasco sagrou-se vencedor numa das categorias do concurso iPhone Photography Awards e é o único português premiado na edição deste ano.

023-Vasco-Galhardo-Simoes-Landscape-1st-950x950

A fotografia de Vasco Galhardo Simões.

Recordemos: o IPPAWARDS existe desde 2007, altura em que o iPhone chegou ao mercado para angariar uma incontável legião de fãs, e desde então realiza-se todos os anos. Nesta nona edição foram submetidas fotografias de 139 países — Chile, França, Hong Kong ou Índia –, sendo que os três grandes vencedores são oriundos da China, Polónia e Estados Unidos da América.

Além do top 3 existem outras 19 categorias onde é possível arrecadar distinções — da que obriga os fotógrafos amadores a garantir a melhor panorâmica possível à que se dedica exclusivamente a retratos. O jovem português venceu na categoria de paisagem, ao tirar uma fotografia enquanto sobrevoava a ponte 25 de abril num dia (felizmente) coberto de nuvens.

Caso esteja curioso, em fotogaleria estão as melhores fotografias tiradas com iPhone, iPod ou iPad em 2016.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR