Um homem judeu foi esfaqueado na manhã de sexta-feira, em Estrasburgo, por um homem que foi ouvido a gritar “Allahu Akbar”. O atacante foi detido, mas a polícia ainda não determinou os motivos do ataque. Alguns jornais, como o Express, dizem que o homem era um rabino, mas a informação não está confirmada.

A vítima, Chalom Levy, foi transportada para o hospital depois do ataque e está em condição estável. O homem de 62 anos foi esfaqueado uma vez no abdómen, mas não foi atingido em nenhum órgão vital.

O rabino local e amigo de Levy, Mendel Samama, contou ao Independent que o atacante fugiu depois de ter atacado e que Chalom conseguiu correr até a um bar. Os funcionários do bar barricaram-se no estabelecimento, chamaram uma ambulância e prestaram-lhe auxílio. Samama acredita que foi por isso que o seu amigo sobreviveu. Levy está em estado de choque e acredita que está vivo por “milagre”.

O incidente aconteceu esta sexta-feira de manhã numa esquina junto à casa do judeu, que voltava das compras. O homem pertencia a um ramo ultraortodoxo da religião judaica e usava um quipá.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O suspeito seria conhecido pela polícia por já ter atacado outro judeu em 2010. Tem problemas mentais e chegou mesmo a estar internado num hospital psiquiátrico, contou Samama.

René Gutman, o rabino principal de Estrasburgo, garantiu ao Express que este ataque não reflete um clima de tensão geral na cidade, mas pede que sejam tomadas medidas para garantir a segurança na cidade. Acrescenta ainda que é “um problema” quando uma pessoa ataca tão facilmente alguém que veste roupas tradicionais judaicas.

A polícia está a investigar o motivo do incidente. Até agora, não foram encontradas quaisquer ligações a grupos terroristas.