No ano em que se assinalam os 20 anos da publicação do primeiro livro de Valter Hugo Mãe, silencioso corpo de fuga, a Porto Editora preparou dois grandes eventos no Porto e Lisboa onde será apresentado o novo romance do autor, Homens imprudentemente poéticos, que chega às livrarias a 3 de outubro.

Lançado três anos depois de A Desumanização, obra aclamada por críticos de diferentes países, o novo livro do escritor português passa-se no Japão antigo e conta a história de dois homens, o artesão Itaro e o oleiro Saburo, que, “conscientes da exuberância da natureza e da falha da sorte”, medem “a sensatez e, sobretudo, os modos incondicionais de amarem suas distintas mulheres”.

homens-imprudentemente-poetico-VHM

“Homens imprudentemente poéticos” chega às livrarias a 3 de outubro

De acordo com a Porto Editora, Homens imprudentemente poéticos é “uma visão deslumbrante do mais inspirador oriente”. “Na esteira da herança de Wenceslau de Moraes, Valter Hugo Mãe procura auscultar o Japão para entender a beleza dos seus modos — a profundidade da cultura e da sua prudência poética.” O poeta José Tolentino Mendonça, citado pela editora, descreveu-o como “uma luminosa parábola que fica a reverberar muito tempo depois”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O livro será apresentado a 2 de outubro, um dia antes de chegar às livrarias, na Casa da Música do Porto e a 8 de outubro no Teatro S. Luiz, em Lisboa. Para os dois eventos foi criada uma programação especial, com leituras e debates, que pode ser consultada aqui. Nos dois casos, a entrada é livre.

Valter Hugo Mãe é considerado um dos mais importantes escritores portugueses da atualidade. Iniciou a carreira literária em 1996 com a publicação de um livro de poemas, silencioso corpo de fuga. Seguiram-se dezenas de outros títulos, onde se incluem livros para crianças, poesia e romances, que lhe trouxeram o reconhecimento da crítica.

Recebeu o Prémio Saramago em 2006 pela publicação de o remorso de baltazar serapião e, em 2010, o Prémio Portugal Telecom Melhor Livro do Ano e o Prémio Portugal Telecom Melhor Romance do Ano com a máquina de fazer espanhóis, reeditado este ano pela Porto Editora.